Escrito por Kleiton Reis

avatar

3 graves problemas de ter um site lento

Velocidade é um fator decisivo no projeto de um website. Um site lento, no cenário atual, pode trazer problemas para sua estratégia e para os resultados de seu negócio. Mas o que seria essa lentidão? Quais são os parâmetros que o mercado segue para determinar o que é uma boa performance?

Podemos começar com um dado que pode parecer chocante: um site que demora mais de dois segundos para carregar já é muito lento. Pois é.

De acordo com estudos de benchmark, depois de três segundos de espera, 40% dos visitantes do site já abandonaram o canal.

O bounce rate, métrica que indica os visitantes que saíram da página principal, tem uma média de 42,9%. Isso para cliques originados de pesquisas do Google. Ou seja, a esmagadora maioria. Mas o que isso representa na prática? Quais são os problemas que devemos focar quando se tem um site lento? E, por fim, o que deve ser feito? Tire essas e outras dúvidas a seguir!

1. Site lento prejudica a conversão de leads

Vivemos em um constante estado de ansiedade digital. Seus leads, isso é, potenciais clientes que visitaram seu website, precisam ser convertidos. Entretanto, a conversão de um site lento é prejudicada em seu princípio mais básico: o interesse do seu público-alvo.

Se seu perfil encontra uma barreira antes mesmo de chegar ao seu conteúdo, você perdeu essa oportunidade de conversão.

O esperado hoje, é que uma loja virtual carregue, em média, em 2 segundos. Sites com problemas de performance perdem 2% de conversão para cada segundo além disso. É o que mostra uma análise do Walmart sobre o tempo de conversão em seu site. Se uma gigante do e-commerce sofre com a perda de conversão, imagine o site de sua empresa?

Mulher chateada com site lento

Sendo assim, quando lidamos com a baixa performance de um site, lidamos com uma limitação na conversão de leads. Conforme dados, a média de taxa de conversão está em 1,4%. O ideal para se destacar estaria acima dos 3%. Para atingir esses números, é preciso se prevenir contra a possibilidade de um site lento. E os motores de busca também reagem a isso, como veremos agora!

2. Sites lentos perdem relevância nas buscas

A busca orgânica é vital pra que o site se destaque e atraia tráfego. Um site lento, portanto, sofre com a perda de relevância. A indexação do Google, por exemplo, toma mais tempo caso seu site tenha problemas de performance. Em casos extremos (mais de 2 segundos), é possível que ele até interrompa a indexação das páginas. Isso afeta resultados de busca e custa potenciais clientes!

Como estamos vendo, páginas lentas são levadas em consideração e isso não pode ser ignorado. Precisamos sempre otimizar os mecanismos de buscas (SEO) tendo em conta como a experiência de navegação pode ser mais ágil. Isso vale tanto tecnicamente quanto em relação ao design.

3. Seu concorrente se fortalece quando seu site sofre

O bounce rate, como vimos, exerce um grande impacto. Praticamente metade de seu possível público não estará mais lá se o seu site demora mais de 2 segundos carregando. E para onde vão esses cliques que não converteram? Exatamente, para seu concorrente!

Leia mais

O que focar na hora de dar manutenção no seu site

Manutenção de site: por que fazer com frequência?

Estabelecer um site no mercado e tomar a frente para educá-lo não é fácil. Quando sua estratégia é prejudicada por ter um site lento, então, pode ser impossível. Lutar contra a lentidão de seu site é parte importante em uma estratégia que busca estabelecer confiança com seu público em primeiro lugar.

E como resolver a questão do site lento?

Em primeiro lugar, um site lento não é um problema permanente. Com práticas de manutenção adequadas, é possível reverter esses problemas e manter a estratégia nos trilhos. No entanto, isso exige ação especializada.

Lembre-se, um site lento e com baixa performance demanda um cuidado especial e constante. Atualizações de plataforma, otimização do backend – tudo isso depende de conhecimento especializado. Do contrário, é possível que o site, além de lento, possa ser inutilizado na tentativa de conserto!

Destacar-se no Google, construir uma boa percepção no mercado e gerar leads são tarefas desafiadoras. Por que então deixar que um site lento agrave os problemas que nós já enfrentaremos com essas estratégias?

WordPress seguro e atualizado