Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Como criar um negócio digital lucrativo?

Empreender aparece com frequência na lista de aspirações dos brasileiros – de fato, conforme a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), empreender ocupa o 4º lugar entre os maiores sonhos dos brasileiros. Se, antigamente, empreender parecia um sonho distante, agora essa possibilidade pode ser mais facilitada do que você imagina. Hoje em dia, todo mundo pode ganhar dinheiro usando a internet, desde que saiba como criar um negócio digital lucrativo.

O comportamento das pessoas mudou muito nos últimos anos e ainda continua mudando. Para se ter uma ideia, mais da metade da população mundial usa a internet. De acordo com os internautas brasileiros, 74% deles optam por realizar compras online.

Ter presença digital se torna ainda mais importante quando 97% dos usuários buscam informações online antes de realizar uma compra.

Também cabe ressaltar que se antes da pandemia de Covid-19 a internet já era considerada um divisor de águas para os negócios, a tendência é de que o digital se torne ainda mais crucial e promissor como ambiente de geração de negócios no novo normal.

Então, que tal adaptar-se e criar um negócio promissor, sem fronteiras e com baixo investimento? Se você ainda não sabe como criar um negócio digital lucrativo, confira nossas dicas a seguir.

7 dicas de como criar um negócio digital lucrativo

Negócios digitais são mais facilmente adaptáveis, escaláveis e podem apresentar ROI (retorno sobre o investimento) rapidamente. Para ajudá-lo a desenvolver assertivamente seu projeto, veja algumas boas práticas sobre como criar um negócio digital lucrativo:

1. Pense no produto ou serviço

Os canais online agregam versatilidade no tipo de produto ou serviço que pode ser comercializado. Para definir seu escopo, avalie seus interesses e habilidades e pense qual seria o melhor negócio para você e que se alinha com as demandas de mercado.

São serviços comuns: assessoria, consultoria, importação de produtos, criação/redação, cursos, e-commerce, afiliação e muitos outros. Vale fazer uma pesquisa aprofundada, cruzando seus interesses com oportunidades latentes de mercado e validar sua ideia junto ao público de interesse.

2. Elabore um plano de negócios

Antes da prática, é preciso analisar e planejar. Planejamento é palavra de ordem para entender como criar um negócio digital lucrativo.

Por isso, defina seus objetivos e metas. Estude o mercado, os concorrentes, os preços, as oportunidades, os custos envolvidos, as táticas de marketing, as dificuldades e, claro, crie um cronograma com tudo o que você precisa para tirar os seus planos do papel.

Para ter essa visão geral organizada, vale criar um canvas ou um outro documento que contenha o seu plano de negócio e todas essas informações reunidas.  

Criação e validação de negócio digital lucrativo do zero

3. Estude o seu público final

Para quem você vai vender? Conhecer a sua persona, seus hobbies, dores, desejos etc., é extremamente importante para que você se comunique de maneira assertiva e consiga ofertar o seu produto e serviço onde, quando e da forma com que a conversão se torne mais viável.

Leia mais:  Como calcular o tamanho do mercado de um negócio

4. Defina sua precificação e entenda o mercado

Ainda que o investimento de um negócio digital possa ser baixo, pensar nos gastos e lucros é extremamente importante. Acrescente no seu plano de negócio ou crie uma planilha contendo informações financeiras como valor do investimento, expectativa de lucros, possíveis períodos de baixa, períodos sazonais, custos com tributação etc.

Lembre-se de deixar muito claro como o seu negócio vai se sustentar. As pessoas vão pagar por um produto, serviço ou conteúdo? Qual será o preço cobrado? O preço estipulado é o suficiente para cobrir os custos? Ele está alinhado ao que sua persona está disposta a pagar? Essas e outras questões devem ser pensadas.

5. Crie uma identidade de marca forte

Identidade de marca é a denominação utilizada para definir o conjunto de atributos, valores, objetivos, posicionamentos e demais elementos físicos e visuais de uma marca. Não caia na armadilha de imaginar que isso pode ficar em stand by. Criar e gerenciar a marca é algo central para o sucesso de negócios digitais. 

Você sabia, por exemplo, que, segundo este estudo, marcas fortes podem ter, em média, três vezes mais volume de vendas do que as marcas consideradas fracas? Desse modo, mesmo sendo um ativo intangível, a marca possibilita que seu empreendimento tenha resultados bastante tangíveis e positivos.

Para começar, defina o seu logo, slogan e demais elementos. Crie um manual de identidade visual (MIV) da sua marca para padronizar essas aplicações. Assim, será mais fácil fixá-la na mente da sua persona.

Pensar em outras questões como posicionamento, personalidade e tom de voz da marca também são importantes nessa hora.

6. Desenvolva a sua plataforma digital personalizada

Para vender o seu produto ou serviço, conte com uma plataforma digital personalizada. Com ela, você conseguirá cruzar dados, informações, automatizar processos, realizar integrações e escalar sua operação.

Leia mais: Investir no próprio e-commerce em ou marketplaces?

7. Acompanhe o crescimento do seu negócio

As etapas que vimos é só o início de sua jornada de como criar um negócio digital lucrativo. Depois disso, é preciso evoluir e acompanhar continuamente as tendências para que os negócios cresçam, se consolidem e gerem mais lucros.

Estar de olho nos números, lucros ou dificuldade e em seu ambiente de negócio é extremamente importante para a saúde financeira e longevidade do seu empreendimento. Algumas plataformas garantem relatórios e outras informações precisas sobre resultados que ajudam nesse acompanhamento e na geração de insights para melhorias e novas oportunidades.

Se você estiver buscando ajuda para empreender online ou para acelerar o crescimento de seu negócio digital, conte com a expertise da InCuca. Na InCuca, você terá à sua disposição um time de especialistas em negócios digitais, que está por dentro das estratégias mais inovadoras e assertivas. 

Conheça nosso serviço Evolução, que vai ajudar na construção de uma base sólida para o crescimento do seu negócio. 

Entre em contato com nossos especialistas e comece agora a planejar o seu negócio digital de sucesso: WhatsApp ou [email protected].