Escrever artigo para blog otimizado para o Google

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Como escrever um artigo para blog otimizado para o Google

O processo de escrever artigos pode parecer algo simples, a princípio. Afinal, se seu público pede informação de qualidade e sua empresa pode oferecê-la, qual é a dificuldade em oferecer isso? Como escrever um artigo para blog pode se tornar algo desafiante? A resposta está ao seu redor!

Ao contrário de décadas atrás, quando o acesso facilitado às informações era mais restrito, hoje há praticidade no acesso a todo o tipo de dados – de fato, conforme levantamento, o volume de dados criados nos últimos anos é maior do que aquele produzido em toda a história da humanidade! Isso faz com que seu conteúdo compita com muitos e muitos outros.

Ainda, vivemos em um ambiente no qual a busca orgânica influencia os blogs que serão lidos e aqueles que serão ignorados. Você já deve imaginar que os cliques por impressão em buscas do Google são privilégio de poucos links. No caso, os primeiros, que juntam 35% e 15%, respectivamente. Isso significa que é preciso saber como escrever um artigo para blog otimizado e relevante para atrair a atenção da persona de seu negócio.

Neste artigo, você verá algumas dicas de como escrever para blog. Falaremos não só de como trabalhar seu marketing de conteúdo nessa plataforma, mas também de como potencializá-la. Confira a seguir!

1. Saiba como escrever um artigo para blog a partir de seu planejamento

Durante a época na qual as páginas pessoais se popularizaram, não havia uma preocupação mais consistente ou padronização em como escrever um blog. Mas quando escrever artigos tornou-se parte de uma estratégia de negócios, a situação mudou. A prioridade passa a ser planejar, justamente, como tudo isso vai acontecer para gerar resultados.

Naturalmente, é normal ficar perdido no começo. Para muitas empresas, pode-se ter aquela impressão de que tudo já foi falado. De que não há como tornar a sua proposta de conteúdo atraente. Isso não poderia estar mais longe da verdade. Por isso, ao primeiro sinal de desorientação, planeje!

Assim, antes de começar a escrever artigos, avalie: quais são os objetivos que seu blog precisa alcançar. Você pretende escrever artigos para qual persona? O que é relevante para seu nicho de público? Essas são algumas perguntas que, quando solucionadas, ajudam você a saber como escrever um artigo para blog poderoso e efetivo!

2. Melhore a forma de escrever artigos com o uso de palavras-chave

Lembra do que vimos no início deste texto? Há um volume imenso de dados disponíveis para seu cliente em potencial. Além de desenvolver um conteúdo útil para ele, como se destacar nesse grande mar de concorrentes? Com o uso de técnicas de SEO!

No entanto, encaradas da forma errada, técnicas de SEO e otimização podem limitar um bom conteúdo. Por isso, as palavras-chave que geram tráfego orgânico devem ser a base de um bom conteúdo, não suas inimigas, e, claro, precisam ser utilizadas com parcimônia e de modo contextualizado. Portanto, escolha com sabedoria: entenda como o Google sugere novas palavra-chave a partir dos primeiros termos cotados. Explore isso!

As palavras-chave não existem só para incrementar métricas. Elas representam o ponto de partida de como escrever um artigo que seja relevante e cativante para seu público. E, claro, de como escrever um artigo para blog otimizado para o Google!

3. Saiba como escrever para blog dinamicamente

Dados, hoje, são mais abundantes e complexos que nunca. Blogs – e outros formatos de conteúdo – não podem se dar ao luxo de serem estáticos. Ter um blog otimizado para o Google significa planejar também a manutenção de seu conteúdo. Mas como escrever um artigo para blog que permita esse dinamismo?

É preciso que haja a possibilidade de realizar otimizações constantemente. Para isso, utilizar uma plataforma prática e sempre atualizável, como o WordPress, é uma boa alternativa.

Ainda, é por meio de monitoramento de métricas, como o CTR, que encontram-se páginas que estão sendo passadas para trás no ranqueamento.

A dica é incluir no cronograma de suas ações de marketing de conteúdo uma revisão da estrutura e das técnicas de SEO on-page de seu blog. Isso significa rever palavras-chave da URL, tags de título, subtítulo, metadescrições… enfim, cada elemento otimizável. O algoritmo do Google tende a priorizar e analisar cada pequeno detalhe. Sabendo disso, é importante fazer com que blog posts, sejam novos ou velhos, renovem-se e mantenham sua relevância.

4. Discuta novas ideias para serem abordadas ao escrever um artigo

A estratégia de Inbound Marketing (ou Marketing de Atração) já é conhecida por muitas empresas. Por conta disso, a maneira como se escreve um artigo hoje corre o risco de ficar massificada. Para fugir disso, saiba como escrever para blog sem que o conteúdo pareça apenas um funil que busque vendas. Encante seu público!

Permita que novas ideias e tópicos surjam! Manter um cronograma de publicações otimizadas em um blog não é tarefa fácil. No mercado B2B, por exemplo, 29% dos profissionais já assumiram ter problemas com engajamento em seu conteúdo. A solução? Acompanhar resultados e superar expectativas!

Que outras dicas já lhe ajudaram na hora de estruturar como escrever um artigo para blog? Como suas páginas figuram na busca orgânica das principais palavras-chave para seu negócio? Deixe sua mensagem nos comentários!