Escrito por InCuca Tecnologia

avatar

Otimização de site: por que investir nisso

A otimização de sites se tornou um requisito obrigatório para as páginas que desejam alcançar mais clientes e um bom posicionamento na internet. Afinal, ter um site carregado e pouco funcional pode ser um meio de diminuir drasticamente o número de visitantes da sua página.

Se você já utiliza a internet para alavancar o seu negócio, certamente já conhece o marketing digital de performance e a sua importância para a divulgação e crescimento de uma marca. É fundamental que uma empresa esteja presente no mundo virtual, seja ela especializada em equipamentos para tratamento de efluentes ou seja um escritório de contabilidade.

Isso porque, com a facilidade de se obter um smartphone e um pacote de dados hoje, o acesso a diferentes sites e redes sociais se tornou um elemento comum na rotina das pessoas. Assim, se é preciso consultar sobre qualquer assunto ou produto, basta pegar o celular do bolso e encontrar uma página na internet que ofereça o serviço desejado.

Nesse sentido, as páginas otimizadas saem na frente: é preciso ter um site bem trabalhado, utilizando as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que ele seja encontrado facilmente durante uma pesquisa nos principais buscadores.

Então, se você quer saber mais sobre as vantagens da otimização de sites, assim como os motivos pelo quais você deve investir nisso o quanto antes, siga na leitura deste artigo.

O que é o SEO e quais são as suas ferramentas?

As técnicas de otimização para mecanismos de busca, o famoso SEO, são várias e devem ser aplicadas em qualquer site, seja ele especializado em quadro geral de baixa tensão ou em procedimentos de estética, por exemplo.

Leia mais: Otimização de SEO: 40 dicas práticas

Cada uma das estratégias de otimização busca melhorar a apresentação geral do seu domínio e como a torná-lo mais agradável para os usuários.

Isso porque os elementos utilizados na estrutura do site são pensados para proporcionar uma melhor experiência para o visitante, fazendo com que ele desfrute de uma plataforma dinâmica e elegante.

O SEO é composto pelas ferramentas:

  • Uso de palavras-chave;
  • Publicação de conteúdos de qualidade;
  • Carregamento rápido;
  • Página responsiva;
  • URL amigável;
  • Layout atrativo;
  • Entre outros pontos.

Para que você possa otimizar o seu site, é preciso utilizar as ferramentas mencionadas no tópico acima, fazendo com que a sua página seja bem avaliada pelos buscadores na internet e alcance um bom posicionamento orgânico.

Palavras-chave

Quando um cliente precisa encontrar um determinado produto ou serviço na internet, ele utiliza expressões específicas para ajudá-lo na pesquisa.

Assim, uma palavra-chave como “auto de vistoria do corpo de bombeiros MG” pode conter os termos que vão indicar os estabelecimentos que emitem o AVCB na região onde ele reside.

É necessário investir na escolha das palavras-chave ideais do seu negócio, para que os clientes o encontrem com mais facilidade na internet.

Conteúdos de qualidade

Os parâmetros dos buscadores também levam em conta a qualidade de um conteúdo oferecido pelo seu site.

Sendo assim, se você quer trazer mais pessoas para a sua página, invista na confecção de artigos ou de vídeos com informações importantes para o seu público, fazendo com que eles acompanhem o seu site.

Você pode falar, por exemplo, sobre calibração de instrumentos de medição de modo didático e fluido, o que vai gerar maior engajamento dos leitores e agregar mais visibilidade para o seu blog.

Carregamento rápido

Nada como uma página que possua um carregamento rápido para melhorar a experiência dos usuários.

Principalmente se levarmos em consideração que muitas pessoas utilizam pacotes de dados para navegar na internet durante vários períodos do dia.

Leia mais: Manutenção de site: por que fazer com frequência

Então, se a sua página disponibilizar elementos leves e que não exijam grande velocidade para serem exibidos, ela terá maior relevância para os buscadores.

Página responsiva

Ainda pensando em oferecer uma boa experiência para quem acessa a internet pelo smartphone ou tablet, é essencial que o seu site seja responsivo.

Isso quer dizer que ele precisa se enquadrar adequadamente para ser exibido em telas menores, sem prejudicar as ferramentas disponíveis na sua página.

Assim, se um cliente quiser efetuar a compra de uma abraçadeira para mangueira diretamente pelo celular, ele consegue concluir o pedido facilmente.

URL amigável

Apesar de muitos sites não possuírem uma URL amigável, ela é indispensável para a otimização da sua página.

Ao facilitar o entendimento do endereço do seu site, você ajuda na avaliação dos buscadores e na compreensão dos seus leitores, gerando mais confiança nos usuários e garantindo um bom posicionamento nas pesquisas.

Layout atrativo para otimização de site

Otimização de site também inclui investir no seu layout, deixando-o mais atrativo e intuitivo, o que vai influenciar diretamente na usabilidade do visitante.

Se um cliente buscar na internet uma barra de ferro preço e encontrar na sua página a melhor opção para ele, é preciso que todo o processo de compra seja eficiente e simplificado.

Afinal, as lojas virtuais que dificultam as etapas de conclusão de um pedido podem muitas vezes perder vendas pelo seu layout complicado, que deixa o cliente inseguro e perdido, levando-o a desistir da compra.

A Playlab é cliente do serviço Evolução, da InCuca, e possui um e-commerce atrativo e otimizado para aumentar as vendas online.

Por isso, investir no design do seu site é uma das necessidades mais urgentes da elaboração de uma página, influenciando na sua avaliação pelos mecanismos de busca.

As vantagens da otimização de site

A otimização de site pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Afinal, ele pode aumentar a sua visibilidade na internet e garantir resultados mais interessantes para o seu estabelecimento.

Ao apresentar as características mais importantes de avaliação de uma página, você faz com que o seu domínio seja uma referência na internet, possibilitando que ele seja bem posicionado e que cada vez mais pessoas o encontrem.

Aumento do tráfego

Uma das primeiras vantagens da otimização de sites é o aumento de tráfego. Mas, mais do que um simples aumento, ele pode trazer as pessoas certas para a sua página.

Leia mais: 3 graves problemas de ter um site lento

Isso porque quando um cliente utiliza um buscador para comprar um item como concertina clipada, e você investiu no uso da palavra-chave ideal, de fotos com qualidade e de carregamento leve, assim como um layout simples e interessante, certamente você atrairá a visita dele para o seu site.

Assim, é muito mais fácil obter resultados efetivos para o seu estabelecimento, já que as pessoas que estão buscando aquilo que você oferece encontrarão a sua página nas primeiras posições de uma pesquisa.

Melhora das vendas

Ter um tráfego mais qualificado influencia diretamente no número de vendas do seu negócio, fazendo com que mais pessoas façam pedidos na sua loja.

A otimização beneficia um site em diversos pontos, e em especial naqueles essenciais para a conclusão de uma venda, tornando a usabilidade da página mais convidativa para os usuários.

Otimização de site

Além disso, por estar melhor posicionado nos buscadores, a sua loja virtual naturalmente receberá um maior número de visitas, o que melhora os resultados do seu negócio.

Economia de investimento

O SEO é uma estratégia orgânica, o que quer dizer que você não precisa investir altas quantias para fazer com que o seu site seja visto pelos seus clientes.

Enquanto algumas empresas optam por contratar anúncios para promover o seu negócio, você pode facilmente se manter entre as primeiras posições de uma busca na internet ao otimizar do seu site.

Leia mais: Como escolher um desenvolvedor para o seu site

Portanto, aumentar o número de vendas de um produto como uma seladora de pedal, por exemplo, pode render muito mais lucros para o seu estabelecimento com a otimização da sua página, do que ao utilizar o marketing pago.

Aumenta o reconhecimento da sua marca

Ser encontrado mais facilmente na internet faz com que a sua marca fique mais famosa no mundo virtual, de modo que o número de seguidores da sua empresa tende a crescer positivamente graças a inteligência de marketing.

Ao se manter em um posicionamento interessante na internet, a sua marca passa a ser reconhecida pelos seus clientes e fornecedores, tornando-se uma autoridade da sua área.

Ainda mais, a otimização pode ser a maneira mais prática de aumentar a visibilidade da sua marca e garantir um desenvolvimento orgânico.

Como investir em SEO para otimização de site?

Depois de conhecer um pouco mais sobre as técnicas de otimização e as suas vantagens, a próxima pergunta que surge no horizonte é: como investir em SEO o quanto antes?

Por se tratarem de ferramentas que exigem um conhecimento prévio, é essencial encontrar um estabelecimento especializado, que otimize a sua página e garanta bons resultados para o seu negócio.

Além disso, ao trabalhar em conjunto com o profissional responsável pela otimização o entendimento será mais detalhado sobre cada uma das técnicas, para que você possa mensurar os efeitos do SEO no seu site.

Desse modo, a sua página poderá crescer de modo interessante dentro do seu segmento, melhorando a sua posição nos mecanismos de busca e conquistando cada vez mais clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Sobre a InCuca

Somos especialistas na evolução digital de negócios na internet. Através do nosso suporte tecnológico contínuo e do desenvolvimento de soluções sob medida em sistemas de informação e comunicação, conduzimos negócios que lideram a transformação digital.