post

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Post no blog: saiba as melhores práticas para escalar na web

A publicação contínua de post no blog é uma das maneiras para escalar seu negócio na web. A metodologia do marketing de conteúdo é uma forma acessível para atrair um público qualificado para seu negócio. Dentre as ações, o blog corporativo permite que sua marca gere leads e impulsione vendas. Porém, para atingir seus objetivos com eficiência é preciso pensar nas melhores práticas ao criar um post. Confira as dicas a seguir!

1. Definindo a plataforma ideal para estruturar seu post

É indispensável que seu blog conte com um CMS que gerencie e organize cada post da melhor forma possível. Definir um bom CMS – ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – é vital para a escalabilidade de sua operação.

Dentre as plataformas de blog disponíveis no mercado, a mais recomendada é a WordPress. Seus planos pagos permitem uma liberdade maior e segurança para que o conteúdo de seu post seja visualizado. Além disso, a plataforma conta com diferentes opções de plugins que permitem que o desempenho de seu blog seja monitorado e otimizado.

2. Estabeleça a persona de seu post

Um post em um blog não é direcionado a um público-alvo genérico. Para que você possa abordar sua estratégia de conteúdo de forma eficiente e escalável, é importante estabelecer suas personas. Personas são perfis semificcionais que surgem a partir da análise de pessoas reais. Por conta disso, a construção de uma persona é muito mais completa e próxima ao ideal.

Conhecer os interesses pessoais, profissionais e o que move seus clientes em potencial permite um alcance focado. Com um alcance focado, seu conteúdo passa a ter um impacto maior para que sua empresa escale na web.

3. Seu post depende de um blog com arquitetura escalável

Todo blog depende de uma arquitetura robusta para que possa ir além. Cada elemento de seu post, da formatação ao layout, exige um projeto web bem estruturado.

Certifique-se de que seu blog tenha um suporte e gerenciamento que permita que ele vá além. A implementação de novas ferramentas e ideias que tornem a leitura de seu post mais agradável serão indispensáveis. É papel de sua empresa fazer com que isso possa ser executado com eficiência!

4. Concentre os posts no blog em seu funil de vendas

O investimento no conteúdo de seu post precisa estar alinhado à demanda de seu produto ou serviço. Para isso, é preciso saber como o funil de vendas de sua empresa opera. Fazer com que o post reflita isso exige um trabalho de organização constante.

Para que o cliente sinta-se atraído por um post em seu blog é preciso que o conteúdo possa direcioná-lo da melhor forma. Conteúdos mais informativos geram mais conversão de visitantes ainda em fase de descoberta, por exemplo.

5. Escolha bem as palavras-chave

Para alcançar bons resultados e escalar na web, escolher bem as palavras-chave de seu conteúdo é algo fundamental. Para isso, você pode utilizar o Google Trends como ferramenta de análise, encontrar consultas que já estão sendo realizadas com o Planejador de Palavra-Chave do Google AdWords e pesquisar hashtags de relevância para sua persona nas redes sociais, por exemplo.

6. Estabeleça indicadores de desempenho

Assim como ações de mídia em diferentes canais na web, o post em seu blog pode ser monitorado. No entanto, é importante entender quais são os dados e indicadores a serem considerados em uma estratégia voltada para conteúdo.

Indicadores de desempenho em um post não limitam-se apenas ao número de acessos. Apesar de ser importante ter essa informação, é preciso relacioná-la com os demais dados para estabelecer um indicador preciso. Tempo de leitura e páginas visitadas a partir do post, por exemplo, geram um contexto mais rico e amplo. Quanto mais completa for a análise de desempenho de seu conteúdo, maiores as oportunidades para escalar esse conteúdo.

Quais práticas sua empresa aplica ao realizar a criação de um post no blog corporativo? Existe alguma limitação em sua estrutura? Compartilhe sua experiência com a gente. Até a próxima!

blog
customizado

Falar com um consultor

Digite seus dados

  • Exemplo: Captar mais leads qualificados para aumentar as vendas.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.