mobile first

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Mobile First: o que essa indexação do Google significa para seu website em WordPress?

A portabilidade tem um papel cada vez mais importante no ranqueamento dos sites. Com mais de 92% dos dispositivos do país conectados diariamente à web, é preciso que o SEO de seu site esteja alinhado a ideia Mobile First.

O algoritmo da ferramenta de busca do Google está em constante evolução. Sua atualização mais recente é chamada de Mobile First-Index. E essa mudança tem um grande impacto para a performance de seu site em WordPress.

Por isso, no post de hoje, você saberá mais sobre as mudanças trazidas pelo Mobile First-Index. Como isso afeta o SEO do site? Como preparar seu site em WordPress para essas novas mudanças? Confira a seguir.

O que é o update do Google Mobile First-Index?

Antes da atualização do Google Mobile First-Index, não havia uma diferença nos resultados de acordo com o dispositivo. Se um usuário realizava a busca de uma palavra-chave em um desktop ou em um smartphone, a ordem dos resultados seria a mesma. No caso de smartphones e demais dispositivos móveis, isso era um problema. Afinal, existem sites que podem não estar devidamente otimizados ou, podem estar com menos conteúdo em suas versões mobile.

O que a atualização do Google Mobile First-Index muda em relação a isso é justamente a prioridade para sites otimizados. Websites com versões mobile que ofereçam uma boa experiência ao usuário serão priorizados. Ou seja, se o site em WordPress não oferecer uma boa experiência em mobile, o SEO sofrerá com isso.

Sites exclusivos para desktop ainda serão indexados. No entanto, eles serão afetados no ranqueamento das páginas de resultado de busca. Por isso, é preciso pensar como seu site estará sendo visualizado com o Mobile First em mente.

Como o Mobile First impacta o site de WordPress?

Sites que estejam utilizando temas modernos do WordPress não precisam se preocupar em relação ao update do Mobile First-Index. Afinal, esses temas já são pensados para serem responsivos. Entretanto, se seu site utiliza um tema antigo, é preciso pensar no redesign.

O principal objetivo da implementação do Mobile First pelo Google é incentivar que os sites sejam 100% responsivos. Caso seu site tenha uma versão para desktop e uma versão mobile, vale a pena atentar para os seguintes pontos:

  • Confira se a versão mobile do site em WordPress possui toda a informação necessária. É importante que o usuário, independentemente de sua origem de tráfego, possa ter acesso ao mesmo tipo de conteúdo.
  • Padronize os metadados. Ter os metadados idênticos faz com que a visualização do site na página de busca esteja alinhado. As descrições e informações principais devem estar em todas as versões do site. Trabalhar os metadados é essencial para o SEO, já que é a partir deles que os resultados de busca são mais bem controlados.
  • Melhore o desempenho do site. O pensamento Mobile First valoriza muito a velocidade de acesso. Portanto, busque formas de fazer com que a plataforma do WordPress esteja otimizada e fazendo com que o site carregue de forma rápida.
  • Utilize temas responsivos. A maioria dos temas de WordPress atualmente suportam o design responsivo para dispositivos mobile. Assim, o trabalho de refazer o design do site pode ser cortado pela metade, já trabalhando com uma base otimizada.

Considerações finais

O acesso à web por dispositivos móveis é imenso e irreversível. Mudanças trazidas pelo Google Mobile First-Index mostram que o caminho para um site ter destaque em seu SEO é sua experiência nos dispositivos móveis.

A adaptação em um site de WordPress é praticamente automática. Dessa forma, não é preciso uma mudança radical no SEO caso seu site esteja adaptado à nova padronização. Entretanto, caso o tema de seu site não garanta uma otimização alinhada ao Mobile First, é preciso trabalhar nisso.

A experiência do usuário continua sendo um grande fator para a indexação de seu site. Por isso, certifique-se de que ele está sendo gerenciado da forma correta para evitar futuras dores de cabeça.

E então, pensando em ter um site responsivo? Tem alguma dúvida sobre esse processo? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

aplicativo
customizado

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Exemplo: A idéia é criar um aplicativo para lembrar as pessoas de tomar água a cada hora.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.