web-cache

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Melhore a performance do seu website limpando seu cache

Talvez você já tenha ouvido algum profissional da área de TI mencionar o termo cache. Ou, mais especificamente, sobre limpar o cache. Afinal, o que significa essa solução? Você sabe o que essa ação pode trazer de benefício para a performance de seu website?

Descubra neste post o que é o cache e porque sua limpeza é importante. Além disso, saiba como realizar a limpeza do cache em seu navegador. Acompanhe a seguir!

O que é cache?

Para compreender isso, é preciso entender mais sobre o processador. O propósito de um processador, independentemente do dispositivo, é receber e interpretar as informações. Quando você digita o endereço de um site, por exemplo, esses dados são enviados para o processador. Por sua vez, o processador interpreta esses dados e exibe o endereço digitado no software.

Em muitos casos, nem toda informação é armazenada da mesma forma. Por isso, existem dispositivos de memória temporária. No Google Chrome, por exemplo, alguns dados são armazenados somente durante o momento em que são usados. Já outros dados são guardados, pois o software já prevê que serão utilizados novamente.

A memória cache cumpre basicamente a mesma função em um processador, sendo um repositório de informações que precisam ser acessadas rapidamente.

Mas, afinal, se ele cumpre uma função tão importante e útil, por que limpá-lo?

Em alguns casos, conflitos de dados e limitações técnicas podem afetar o desempenho de seu website. Quando isso ocorre, liberar espaço no cache pode ser uma solução. Embora ele acelere o acesso ao site, existem informações que, com o tempo, podem ser desnecessárias.

A limpeza de cache não é uma necessidade diária. No entanto, realizá-la de tempos em tempos pode solucionar problemas, como travamentos constantes.

Outra utilidade é a liberação de espaço em seu dispositivo. Com mais espaço liberado, a performance de seu website pode ser otimizada.

Por fim, essa limpeza é extremamente comum quando sua empresa gerencia um site em constante atualização. Muitas vezes, seu navegador não exibirá alterações recentes por ainda utilizar os dados do cache. Uma limpeza, portanto, permite que todos possam acessar as últimas atualizações do site.

Além dos navegadores, é possível também limpar o cache de seu servidor interno ou diretamente no DNS de seu computador. Em casos extremos, é possível que essa limpeza possa solucionar problemas de desempenho e performance.

Como limpar o cache de seu web browser?

Limpar o cache é uma tarefa simples que pode ser feita rapidamente. A seguir, separamos um passo a passo para cada um dos principais navegadores:

Google Chrome

  • Clique no ícone de três pontos no canto superior direito da tela.
  • Selecione a opção “Configurações”.
  • Vá até o final da tela e selecione a opção “Avançado”.
  • Clique a opção “Limpar dados de navegação”.
  • Marque a caixa da última opção “Imagens e arquivos armazenados em cache”.
  • Clique no botão “Limpar dados”.

Mozilla Firefox

  • Clique no ícone de três traços no canto superior direito da tela.
  • Selecione “Opções”.
  • Selecione “Privacidade e Segurança”.
  • Na seção “Cache de Conteúdo Web”, clique em “Limpar Agora”.

Safari

  • Selecione a opção “Preferências”.
  • Na sessão “Privacidade”, selecione “Remover Todos os Dados dos Sites”.
  • Na caixa de diálogo aberta, confirme a ação clicando em “Remover Agora”.

Considerações finais

Limpar o cache é uma necessidade que costuma ser maior em sites que necessitam carregar muitos dados constantemente. É importante considerar isso, também, quando estiver gerenciando um site. Há a necessidade de manter certos dados em cache? O que facilita ou dificulta a experiência do usuário?

Felizmente, fazer essa limpeza é algo tão simples e rápido quanto entender o básico de seu funcionamento. E isso vale para ambos os lados no processo de carregar um website!

Gostou dessa dica? Tem alguma dúvida que gostaria de solucionar em relação ao cache e desempenho de websites? Compartilhe sua experiência nos comentários. Até a próxima!

suporte
evolutivo

Digite seus dados

Falar com um consultor

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.