google meu negócio

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Conheça a importância do Google Meu Negócio na indexação de sites

O impacto do Google no tráfego da web é impressionante: de acordo com levantamento recente, 32,2% de todas as visitas a sites no Brasil são resultado de buscas orgânicas realizadas nele.

Para que os sites apareçam quando o usuário procura por um termo, o Google utiliza um programa crawler, também chamado de bot ou spider. Sua função é carregar todo o conteúdo, passar as páginas para o banco de dados do site de busca para então começar a seguir os links de cada página, fazendo com que a principal e as páginas “filhas” estejam listadas pela ferramenta de busca. Esse processo é chamado de crawling e é dessa forma que o Google realiza a indexação de sites, ou seja, a organização da lista de sites de acordo com os termos buscados pelo usuário. A indexação é rápida, bastando um cadastro no Google Webmaster e o envio do endereço de seu site. É preciso lembrar, porém, que simplesmente indexar a sua página não significa que ela estará bem posicionada.

E para fazer com que o site de sua empresa alcance novos clientes e que o buscador retorne informações mais precisas sobre a sua marca, o Google possui a ferramenta Google Meu Negócio. Confira, a seguir, como esse programa pode ajudar na indexação de sites e a aumentar o alcance de seu site na internet.

O que é a ferramenta Google Meu Negócio

Com ela é possível configurar e colocar as informações da sua organização – como horário de funcionamento, número de telefone, endereço físico – não apenas nos resultados de busca do Google, mas também no Google Maps, que pode ser acessado em qualquer lugar por meio do dispositivo utilizado pelo usuário. Isso aumenta a visibilidade da empresa e contribui para os dados de indexação de sites, permitindo que potenciais clientes interajam com a sua marca sempre que utilizarem o Google Maps, o que é de extrema importância para negócios locais e mesmo lojas físicas.

Estratégias de SEO para otimizar a indexação de sites

Antes mesmo de utilizar o Google Meu Negócio é importante que o seu site esteja exibindo os dados de forma adequada, não só para que a indexação de sites seja realizada, como também para que a página de sua empresa esteja bem posicionada no ranking do Google quando uma busca orgânica é feita.

É nesse ponto que entra a estratégia de SEO (Search Engine Optimization – Otimização da Ferramenta de Busca). É necessário que o desenvolvimento do seu site conte com um profissional especializado em SEO para trabalhar as palavras-chave, meta descrição e conteúdos necessários, que façam com que o seu canal seja considerado mais importante para a ferramenta e aumente o poder de conversão de cliques para a busca orgânica. Isso auxilia não somente para facilitar o acesso do usuário e para melhorar a indexação de sites da ferramenta de busca como também faz com que você, como empresa, tenha um melhor posicionamento na busca e possa implementar suas estratégias de marketing digital e mídia online de maneira mais efetiva.

Como o Google Adwords utiliza a indexação de sites no posicionamento de mídia online

Além da ferramenta Google Meu Negócio e do uso de estratégias de SEO serem importantes para melhorar o posicionamento da sua empresa na indexação de sites realizada pelos bots do Google, também há a possibilidade de investir em publicidade e anúncios pagos por meio do Google Adwords.

Você pode reparar que, quando procura por qualquer termo no Google, os três primeiros links são marcados com a tag “Anúncio”. Isso significa que a palavra-chave buscada está ligada a uma campanha de marketing digital realizada na ferramenta Google Adwords. O Google Adwords não se limita somente ao espaço reservado no topo da página de busca, também é possível a criação de banners de diferentes formatos inseridos em sites, blogs e portais. O algoritmo do Google analisa o comportamento do cliente e o conteúdo visitado pelo usuário para oferecer anúncios relevantes de acordo com o perfil de navegação.

Por isso, é importante realizar um bom planejamento e gestão de campanha online para atingir o público certo. O formato de compra dessa mídia é medido através do custo por clique. Assim, é preciso medir de forma consciente e precisa o investimento do orçamento de marketing da sua empresa e selecionar as palavras-chave que tenham o maior potencial para garantir um bom retorno de investimento.

Sua empresa já utiliza o Google Meu Negócio? Você ficou com alguma dúvida sobre indexação de sites? Deixe sua mensagem nos comentários!