Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

4 sinais de que seu site precisa de integrações

Se você acompanha o blog da InCuca já ouviu falar sobre as integrações, certo? Mas, se você ainda tem dúvidas se precisa delas, já vamos adiantar aqui no início uma dica valiosa: seu site precisa de integrações quando ele não cumpre os objetivos de sua estratégia.

De uma forma superficial, esse é o abstract que você precisa. Mas, claro, nem o chairman ou o cliente final seriam convencidos a implementar ou cobrar integrações somente com essa afirmação. É preciso saber como diagnosticar seu site para que as integrações sejam precisas e gerem os resultados esperados.

Infelizmente, poucas são as empresas que realmente tornam seu site uma grande força para seu planejamento digital como um todo. Algumas integrações são mais simples e intuitivas, como uma linha de script do Google Maps. Outras, porém, podem ajudar seu site quando configuradas e integradas a sistemas que, a princípio, não são considerados. Você sabe identificar o que seu site precisa de integrações?

No artigo de hoje, nós vamos apresentar alguns problemas comuns que um site sem integrações pode proporcionar. É possível que operações físicas, antes nunca estruturadas e alinhadas digitalmente, possam ampliar e otimizar sua atuação com a ação certa. Interessado em ter resultados com as integrações de seu site? Então continue a leitura!

Será que seu site precisa de integrações?

Veja, a seguir, alguns sinais de que é hora de implementar integrações no site de sua empresa:

1. Seu site gera mais dúvidas do que respostas

Pode parecer contraintuitivo, mas mesmo uma estrutura de site corporativo simples pode falhar em seus objetivos mais básicos por falta de integrações. Portanto, vamos começar justamente pelo ponto mais claro: se o seu site exige que o cliente saia dele para executar uma ação, ele falhou.

“Mas e redes sociais? E o WhatsApp da minha empresa? Eles já não estão fora da empresa?” Bom, sim e não. Quando falamos sobre “sair do site”, falamos especificamente de uma ação resultante de uma falha na experiência. Uma ação simples, como o link do Facebook da empresa é um começo, claro. Mas, por que não ter mais? É nesse ponto que as integrações entram!

Seu site precisa de integrações

Na experiência do usuário final, a funcionalidade de redes sociais e do site devem andar juntas. Seu blog na plataforma WordPress, por exemplo, pode agendar e disparar de forma automatizada os compartilhamentos futuros. Ferramentas como as da Hootsuite permitem gerenciar e integrar tudo em um só local. E quem ganha é o seu funil de vendas e a conversão de seus futuros clientes.

2. Seus processos de atendimento são redundantes

Nos momentos em que uma informação precisa ser repetida, seu lead (potencial cliente) provavelmente já desistiu. Você sofre com perda de informação nos processos mais vitais de seu site? Isso é sinal de que seu site precisa de integrações que solucionem isso!

Você precisa de uma forma eficiente de manter seus clientes engajados à sua marca? Talvez a solução esteja em eliminar a redundância de processos e garantir uma experiência fluida na navegação do site. Ferramentas de monitoramento de desempenho, nessa situação, podem ser vitais para orientar e até mesmo automatizar ações.

Confira o depoimento de quem já conta com a InCuca para evoluir seu ambiente digital.

Vamos imaginar que você mantém uma lista de contatos em um sistema interno em sua empresa e outra lista digitalmente. A estrutura, nesse exemplo, não tem integração por serem fontes diferentes. Mas e se você pudesse organizar esse funil de vendas de maneira mais simples, rápida e eficiente? Com integrações em seu site, isso é possível. E você ainda expande o campo de atuação de seu canal digital!

3. Seu time não enxerga serventia alguma no site da empresa

Sites extremamente simples e pouco estratégicos têm seus dias contados. Hoje, um widget de busca do Google Empresas já coloca endereço, horário de atendimento e avaliações de clientes na busca, por exemplo. Seu site não pode ser somente um cartão de visitas estático. Voltamos à questão da redundância. E, sim, ela pode afetar sua equipe.

Quer um site que seja mais do que um cartão de visita? Clique aqui e fale com a gente.

Um site é a apresentação e representação de autoridade da marca de seu negócio. Porém, ele é também uma ferramenta que deve servir ao seu time interno. A equipe do financeiro, por exemplo, pode se beneficiar de uma integração que notifica fraude em pagamentos. O time de marketing, por sua vez, pode ter à disposição uma ferramenta de Analytics integrada 100% com o site para elaborar estratégias vencedoras de captação. Viu só como seu site, com as integrações certas, pode ter diversas utilidades e gerar resultados consistentes para seu negócio?

4. Funções operacionais limitam seu site

Atenção para esse sinal importante de que seu site precisa de integrações. Rotinas de manutenção, backups e atualização de conteúdos do site, seja em sua aparência ou no backend, são esperadas. O que pode ser um indício de que seu site precisa de integrações, porém, é como isso é realizado.

Pense em uma necessidade comum que parte de seu site como, por exemplo, uma lista de revendedores de seu produto. Sua empresa é obrigada, manualmente, a colocar link de marketplaces e vendedores no site? Ou você já tem, de forma atualizada, um acesso rápido e até mesmo direto com o revendedor? E em relação a dúvidas? Suporte? O site supre tudo isso?

Com ferramentas que integram WhatsApp, plataformas de marketplace e sistemas de CRM, você pode ter menos trabalho operacional. E, com o direcionamento correto, investir em estratégias que acelerem o crescimento dessas operações.

E então, já identificou esses ou outros sinais de que seu site precisa de integrações? Nós, da InCuca, temos interesse em saber como ajudar seu negócio a evoluir com integrações especializadas.  Contate nossa representante hoje mesmo!