Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Quais integrações seu site precisa

Fazer a integração de seu site hoje em dia pode ser algo tão simples quanto complexo! As ferramentas que permitem que seu site ou loja virtual ofereça uma experiência completa são muitas. Claro que isso é uma vantagem e gera poder de escolha. Mas a integração só tem resultado quando se sabe, de fato, quais integrações seu site precisa.

Essas integrações devem ter alinhamento com o objetivo principal de seu projeto. De pouco adiantaria, por exemplo, uma integração com uma ferramenta de pagamento em um site institucional sem produtos, não é mesmo?

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos recomendar quais integrações seu site precisa, por meio de alguns exemplos práticos de suas utilidades. Acompanhe a seguir!

Afinal, quais integrações seu site precisa? Descubra já!

Como vimos, há bastante variedade de integrações no mercado. Mas quantidade não é, exatamente, a variável principal. O importante é ter um match perfeito de funcionalidade com a demanda de seu projeto. Conheça agora alguns exemplos para ajudá-lo a definir com mais clareza quais integrações seu site precisa.

1. Ferramentas de integração para email marketing

Com o amplo uso dos aplicativos de mensagem instantânea, como WhatsApp e Telegram, por exemplo, o e-mail pode parecer retrógrado à primeira vista, certo? Errado! Não se engane, a estratégia de e-mail marketing pode ser uma ótima solução para gerar e qualificar vendas e é uma das que mais geram resultados em estratégias de marketing digital.

De fato, o e-mail marketing é uma possibilidade de alto potencial para segmentar seu público ou mesmo fomentá-lo. Seja na prospecção inicial ou na fase de meio ou fundo do funil de vendas, existem integrações para seu site que podem ser muito relevantes para seus objetivos.

Um exemplo popular e gratuito é o MailChimp. Além de ajudar na criação de newsletter, suas ferramentas de integração com websites são muito úteis. Com apenas alguns cliques, sua campanha de e-mail marketing pode ser personalizada e até mesmo adaptada para outros canais.

2. Ferramentas de integração para pagamentos online

Vender seus produtos e serviços online exige um sistema sólido, prático e seguro para seu visitante. Com ferramentas integradas a seu site, você pode economizar na arquitetura e permitir uma experiência personalizada e confiável para seu público.

Sistemas como o PayPal, MercadoPago e PagSeguro, por exemplo, contam com opções de integrações a seu site. Dessa forma, suas vendas poderão contar com segurança antifraude, suporte e acesso a diferentes bandeiras de operadoras de crédito. Além disso, é possível integrar opções de frete, meios de entrega e muito mais.

3. Plataformas e soluções de marketplace

A estrutura para se manter uma loja virtual completa pode estar além do seu escopo. E, para quem inicia nesse projeto, o alcance do canal inicial pode parecer limitado. Felizmente, existem plataformas que podem realizar uma integração com marketplaces mais robustos.

Grandes empresas do varejo, como Americanas e Amazon, permitem conexão a plataformas de marketplace. Dessa forma, é possível centralizar estoques e até mesmo integrar sistemas facilitados de segurança e pagamento.

4. Plugins e sistemas de chat online

Um site é o cartão de visitas virtual de sua empresa. É a partir desse canal oficial que novos clientes podem conhecer seus valores e os seus produtos e serviços. Mas e se aproveitarmos esse fluxo e abordá-lo da maneira certa? Conheça as integrações de programas de chat online!

As integrações que seu site precisa, às vezes, só dependem de uma conexão mais próxima com seu público. Existem chats online dedicados como o LiveChat ou como mais uma ferramenta de plataformas de CRM como a RD Station. É o ideal para quando você precisa monitorar e personalizar a trilha daquele lead potencial.

5. Integrações com mídias sociais

Cada ação que um usuário realiza em sua página pode trazer uma informação valiosa para sua estratégia comercial e de relacionamento. A integração entre suas mídias sociais e seu site permite que isso seja aproveitado.

O Facebook, por exemplo, conta com a ferramenta do pixel, permitindo segmentar anúncios a partir das ações realizadas pelo seu público. Tudo isso é possível com o monitoramento integrado desse script. Assim, uma ação como visitar uma página ou adicionar um produto ao carrinho tem uma reação inteligente.

Como vimos, há uma ampla variedade de integrações disponíveis. No entanto, apesar das possibilidades quase infinitas, as integrações que seu site precisa devem fazer sentido. Tenha uma estratégia consistente e, se precisar, conte com a consultoria estratégica e tecnológica da InCuca!

Nosso serviço de Evolução pode ajudar na definição de quais integrações seu site precisa e muito mais! Quer saber como fazer sua empresa evoluir em suas estratégias digitais? Então, entre em contato com a Juliana, nossa especialista que irá ajudar seu negócio a ir além!