Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Integrações no site: por que se importar com isso

No momento em que escrevemos este artigo (janeiro de 2020), existiam 1.739.193.128 sites na internet. Há estimativa de que 547.200 novos sites sejam criados por dia! Números como esses refletem um pouco da grande concorrência pela visita, atenção, ação e preferência do público online. E uma das formas de se tornar mais competitivo em um contexto como esse é ter integrações no site para que ele se conecte com outras ferramentas.

Quando conseguimos oferecer uma experiência qualificada, com tudo o que o cliente precisa em um só site, de modo fácil e intuitivo, conquistamos um diferencial importante para tornar nosso negócio bem-sucedido.

Naturalmente, para isso ser possível, é preciso que o site da empresa esteja alinhado e integrado com todos os setores do negócio – e isso demanda uma boa dose de cooperação entre áreas e de orientação para os mesmos objetivos gerais da organização. 

Se você ainda está em dúvida se ter um site bem integrado com outras ferramentas é algo que realmente faz diferença, continue a leitura do artigo de hoje e conheça os principais benefícios potenciais dessa integração para o seu negócio. Acompanhe a seguir.

Os benefícios das integrações no site

Em linhas gerais, a integração de ferramentas diz respeito à convergência de soluções, aos recursos que possibilitam que plataformas “conversem” entre si, se complementem e atuem sinergicamente em conexão. Assim, ao acessar seu site, o cliente encontrará lá tudo o que precisa para ter uma experiência fluida.

Algumas soluções já estão nativamente prontas para isso, o que torna a integração prática, natural e simplificada. 

Entre as ferramentas de integração para seu site, há as de pagamento online, inteligência de negócio, analytics, automação de marketing, agenda, atendimento digital, entre outras. 

Os benefícios dessa integração são amplos e variados conforme os recursos adotados, a maturidade da cultura de integração da empresa, entre outros elementos. No entanto, de modo geral, eles incluem:

1. Uniformizar e sincronizar ações

Ter um site bem integrado com outras ferramentas permite unir soluções para que recursos e dados tornem-se parte de um todo, podendo ser otimizados, compartilhados e consolidados.

Assim, uniformizar e sincronizar ações torna-se algo mais viável e ágil, ajudando a dar consistência e força às ações desenvolvidas pela empresa e por seus diferentes setores. 

2. Detectar oportunidades de negócio

Muitas das ferramentas que podem ser integradas ao site ajudam o empreendedor a compreender melhor o cliente, seu comportamento, o que o motiva, o que o atrai, o que ele procura, etc., e fornecem insights para que se detectem oportunidades de negócio que ajudem a empresa a crescer e a encantar seus clientes.

3. Melhorar pontos de contato e a experiência dos clientes

Ter um site bem integrado com outras ferramentas possibilita que a empresa consiga agilizar os processos de áreas como marketing e vendas, o que impacta diretamente em uma melhora potencial dos pontos de contato com os clientes. 

 por que ter um site integrado com outras ferramentas

Essa integração ajuda a captar, organizar, atualizar e utilizar as informações dos clientes de modo a facilitar a interação e o atendimento, além de se aprofundar e qualificar o relacionamento.

Possibilita, também, o desenvolvimento de abordagens, ofertas e recursos que tornem a experiência do cliente melhor e mais personalizada para seu perfil, favorecendo a fidelização de sua base de clientes.

4. Trazer mais agilidade aos processos

Com a integração de ferramentas, encontrar uma informação sobre a jornada do cliente fica muito mais ágil. Criar ações segmentadas baseadas nas preferências de um nicho específico de clientes torna-se algo facilitado e rápido. Tudo isso ajuda a trazer mais celeridade para tirar planos do papel e a tornar as ações mais consistentes, potencializando resultados. 

Ainda, alinhado ao benefício que vimos anteriormente, quando a integração é bem-feita, ela agiliza os processos também para o cliente. Assim, ao fazer contato pelos diferentes canais de atendimento, por exemplo, ele não terá de informar em cada um deles todos os dados novamente, tornando tudo mais fluido e satisfatório para ele.

5. Valorizar e diferenciar sua marca no mercado

Quando os processos da empresa estão “redondos”, funcionam de modo ágil e sinérgico, com todos alinhados e focados em atender melhor o cliente e a conquistar um mesmo objetivo, sua empresa começa a desenvolver diferenciais de mercado que ajudarão a tornar sua marca mais valorizada e preferida entre seu público de interesse.

Como ter integrações no site?

Para o empreendedor, selecionar, avaliar, adotar e acompanhar as integrações de seu site pode ser algo exaustivo, moroso e complexo. Por isso, o recomendado é que ele mantenha seu foco no core business e nas estratégias mais macro para o sucesso do negócio e conte com um parceiro especializado para ajudá-lo com essas tarefas.

Nós, da InCuca, por exemplo, somos especialistas em integrações e, não só isso, também ajudamos na evolução de negócios no ambiente digital. Por meio de nosso serviço de Evolução, acompanhamos de perto sua empresa na internet e ajudamos no desenvolvimento da área de tecnologia do negócio. 

Trabalhamos em conjunto com parceiros experts em marketing digital, marketing de conteúdo e muitos outros para fornecer a melhor consultoria estratégica para nossos clientes – e tudo isso com nosso background especialista em tecnologia.

Quer conversar sobre evolução ou integração do seu negócio na internet? Não perca a oportunidade de diferenciar sua marca e de começar a colher melhores resultados, entre em contato com a gente, que iremos ajudar seu negócio a ir além!