Escrito por Kleiton Reis

avatar

Como a tecnologia pode melhorar as suas vendas

Não, não é ficção científica: a tecnologia pode melhorar as suas vendas. Um site corporativo, embora seja de extrema importância, já não representa o mesmo diferencial para uma empresa como antes. A evolução da internet e das diferentes tecnologias que podem melhorar suas vendas permite ir além. Mesmo assim, muitos clientes ainda se frustram por não encontrarem a mínima presença online ou um site corporativo funcional.

De fato, conforme um levantamento global, 79% dos consumidores afirmaram que a experiência fornecida pelas empresas é tão importante quanto seus produtos e serviços, entretanto, a maior parte deles não está satisfeita com a experiência online proporcionada pelas marcas. E isso pode levá-los diretamente para a concorrência. Você sabe como evitar esse obstáculo em seu negócio? 

É importante ter claro que a tecnologia pode melhorar as suas vendas e alavancar seus resultados de formas que, antes, poderiam parecer improváveis. Saber implementar e utilizar ferramentas de otimização pode colocar sua empresa no momento e local ideal para seu cliente.

No artigo de hoje, daremos algumas dicas para que você veja, na prática, como a a tecnologia pode melhorar as suas vendas de modo simples e eficiente. Acompanhe a seguir. 

A tecnologia pode melhorar as suas vendas com essas estratégias

Há diversas estratégias viáveis para a tecnologia ajudar a elevar suas vendas. Veja alguns exemplos.

1. Automatize tarefas operacionais

Um site corporativo standard pode significar apenas mais demandas na já cheia pauta de trabalho de negócios que não estejam prontos para gerenciá-lo. E isso acaba limitando todo o potencial dessa ferramenta para gerar vendas e fortalecer estratégias de atração, retenção e consolidação de relacionamento com o cliente.

Digamos, por exemplo, que seu site conta com uma plataforma de loja virtual. Constantemente, surgem oportunidades de ofertas e segmentações de público para a criação de uma newsletter semanal. Com um processo automatizado de fluxo de marketing, seu site pode notificar seu cliente, realizar o disparo desses e-mails personalizados e muito mais.

Leia mais: Conheça alguns cases de sucesso da InCuca

Com esse tipo de ferramenta, torna-se muito prático, por exemplo, criar uma sequência de e-mails para enviar aos seus clientes em potencial ao longo do tempo para ajudar a transformar leads em clientes. Dados apontam que esse tipo de estratégia apresenta um ROI (retorno sobre o investimento) muito atrativo: 4.300%. E isso é somente um exemplo de como a tecnologia pode melhorar as suas vendas e otimizar seus recursos!

Ferramentas de automação interna, integradas, podem ser muito eficientes para que o seu fluxo de vendas acelere. Com tarefas rotineiras de atendimento e marketing automatizadas, você consegue melhorar seus processos e, claro, as vendas geradas!

2. Otimize o alcance de seu site/blog

Ferramentas que otimizam seus canais para os motores de busca podem fazer a diferença para que o seu conteúdo gere autoridade e resultados tangíveis. E isso não é algo a ser negligenciado. Técnicas de SEO simples, como URLs customizadas e definição de metatexto,  por exemplo, são um bom começo para que a tecnologia esteja do seu lado nas vendas.

Leia mais: Otimização de sites: porque investir nisso

Campanhas de mídia paga em serviços como Google e Facebook Ads já partem de motores de busca para suas conversões. Da mesma forma, ao criar conteúdo e otimizar o destaque orgânico, o SEO também tem a mesma importância. Não é à toa que 61% dos profissionais de marketing consultados em um levantamento afirmaram que melhorar o SEO e aumentar a presença orgânica são suas principais prioridades no marketing digital para 2020.

3. Invista em UX e em acessibilidade

Ter um site com uma boa user experience não se resume somente ao frontend, isso é, ao que o usuário vê. Estar onde seus clientes desejam nunca foi tão importante quanto agora, e é preciso aproveitar as tecnologias que possibilitam isso.

tecnologias para melhorar vendas

A criação de uma plataforma ou app pode ser vital para integrar ou gerar novas fontes de tráfego e engajamento. Isso envolve não somente soluções para o cliente final como também para seus parceiros e sua equipe. Uma tecnologia que possa melhorar suas vendas permite, antes de tudo, melhorar a mobilidade e acessibilidade de quem interage diariamente com seu público.

4. Monitore seus resultados

As grandes empresas do mercado têm algo em comum: inteligência de mercado poderosa. Lidar com dados complexos exige tecnologia que possa coletar, consolidar, cruzar dados e oferecer análises certeiras. Estamos falando de ferramentas que lidam com informações e conversam com softwares Big Data. Ferramentas que podem fazer sua gestão ser mais eficiente e suas vendas mais assertivas.

Ter o controle de todas as variáveis do mercado, naturalmente, não é possível. Entretanto, se existe uma tecnologia que pode melhorar as suas vendas, é lógico supor que ela também monitore dados e métricas. Dessa forma, o mapeamento do mercado de seu negócio torna-se mais ágil e você consegue ter, rapidamente, insights baseados em evidências para gerar oportunidades de negócios.

Está em busca de uma consultoria especializada em tecnologia que possa melhorar as suas vendas? O serviço Evolução, da InCuca, foi projetado justamente com esse propósito! Nós fazemos uma análise de sua empresa e oferecemos um diagnóstico qualificado. Assim, seu negócio pode estruturar a linha de trabalho certeira para o crescimento de sua operação no ambiente digital. Envie-nos um e-mail e peça seu diagnóstico hoje mesmo!