Escrito por InCuca Tecnologia

avatar

Como impulsionar o seu negócio digital?

Abrir um negócio digital pode ser a garantia de sucesso para os empreendedores que possuem uma ótima ideia, mas querem economizar com estrutura física, aquisição de bens, entre outros equipamentos presentes nas empresas físicas.

De acordo com pesquisas, o mercado digital é considerado a “bola da vez” dos empreendimentos atuais. Só o e-commerce, comércio eletrônico, registra um crescimento de 30% ao ano.

Além disso, o Brasil é um país que oferece ótimas condições para os empreendedores digitais, incluindo o número alto de usuários da internet. 

Sendo assim, o mercado de negócios virtuais está aquecido, sendo uma oportunidade de baixo investimento inicial e retornos rápidos.

Um negócio digital pode ser um  software, aplicativo, e-commerce, website ou blog, entre outros. 

Ou seja, há muitas possibilidades para quem quer investir no ramo: desde uma empresa que fornece aluguel impressora laser, até lojas de roupas, importados, etc.

Mas diante de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, como impulsionar o seu negócio digital?

O artigo de hoje irá responder a essa pergunta e dar algumas dicas de como obter maior visibilidade na internet. Acompanhe a leitura!

1- Ter um site institucional

Ter uma página na web é essencial para mostrar profissionalismo, criar autoridade e ganhar credibilidade junto ao seu público-alvo.

É importante que o site, além de bonito e elegante, possua todas as informações necessárias para que seus potenciais clientes possam descobrir o que você vende e decidam comprar da sua empresa.

A criação de um site requer o envolvimento de vários profissionais, como programadores, conteudistas e designers, para que sejam pensadas, desde o início, otimizações de SEO, conversão, performance, segurança e tudo o que pode trazer melhores resultados para sua empresa.

Criamos um guia completo para que você aprenda a criar um site profissional. Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar o material.

Como criar um site profissional

2 – Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes para o seu negócio digital. Isso porque a internet é uma mar de informações e os usuários buscam cada vez mais conhecimento acerca de um assunto.

Por exemplo, se procurarmos onde comprar piso laminado, iremos nos deparar com uma série de empresas, lojas, e-commerces e uma infinidade de websites. Mas o internauta quer saber mais sobre o produto – ele deseja se informar.

O marketing de conteúdo é, portanto, uma maneira de engajar o público-alvo, com o crescimento da rede de clientes e leads (potenciais clientes), por meio da criação de conteúdos relevantes, de qualidade e valiosos.

Dessa forma, é possível atrair os usuários para o seu material informativo, além de envolvê-los e gerar valor para as pessoas, criando uma percepção positiva da marca e, consequentemente, aumentando as chances de vendas.

Os benefícios do marketing de conteúdo são inúmeros, entre os quais:

  • Aumento da visibilidade do seu negócio digital;
  • Melhora a conhecimento do público acerca do produto/serviço;
  • Maior taxa de conversão de leads;
  • Maior fidelização dos clientes;
  • Melhor relacionamento entre a empresa e o público.

No entanto, é preciso investir em uma produção de conteúdo constante e atualizada. Na internet, uma boa forma de fazer isso é por meio dos blogs, que são canais destinados ao compartilhamento de materiais produzidos pelas empresas.

3 – SEO (Search Engine Optimization)

Todos os dias, mais de 3,5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google, segundo informações do próprio buscador. 

O site de pesquisas é tão poderoso, que cerca de 97% dos usuários realizam algum tipo de busca nele.

Leia mais: Otimização de site: porque investir

Portanto, ter uma boa classificação no Google pode ser algo ótimo para o impulsionamento do seu negócio digital.

Uma das estratégias para melhorar o rankeamento é o SEO, ou otimização para mecanismos de busca, um conjunto de técnicas que ajuda na classificação do seu site, abrindo possibilidades para o seu negócio digital aparecer entre os primeiros resultados.

Assim, uma loja virtual de uniformes que possui como “carro-chefe” camisas profissionais personalizadas e a partir do investimento em SEO, consegue posicionar sua página no Google e aumentar significativamente as vendas de seu produto principal.

Leia mais: Otimização de SEO: 40 dicas práticas

De maneira resumida, o SEO é aplicado em conjunto com o marketing de conteúdo, a partir da introdução de palavras-chaves, que são os termos mais pesquisados no Google, dentro do texto produzido.

Com isso, os robôs “leem” o artigo e, quanto melhor for o uso das palavras-chaves, melhor é a classificação dentro do buscador.

4 – Responsividade

Outra estratégia que ajuda no impulsionamento do seu negócio digital é oferecer uma boa navegabilidade do site em dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).

De acordo com a TIC Domicílios, mais de 90% dos brasileiros usa a internet pelos celulares. Ou seja, quando os internautas fazem uma pesquisa sobre reforma de edificações, por exemplo, há grande chances da busca ter sido feita em um dispositivo móvel.

Leia mais: Por que investir em um novo site

Por esse motivo, é importante que as páginas do seu empreendimento digital sejam responsivas, já que os usuários que não conseguem navegar pelo site com o celular, acabam não voltando ao seu negócio, pela dificuldade de acesso.

Dúvidas? Contrate uma empresa especializada em negócios digitais!

Apesar do crescimento e das inúmeras vantagens dos empreendimentos virtuais, nem sempre é fácil alcançar o impulsionamento esperado e se destacar no mercado digital.

Se você deseja resultados positivos e estratégias assertivas de divulgação, vale a pena procurar por uma empresa especializada em negócios online, com um portfólio de cases de sucesso.

Isso irá te ajudar a entender mais sobre esse mercado e orientar os investimentos de maneira direcionada, para maiores ganhos.

A InCuca é especialista em evolução de negócios digitais. Fale com a gente e descubra como evoluir o seu negócio na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.