Escrito por Kleiton Reis

avatar

Principais hacks de SEO para aparecer no Google

De modo geral, já conhecemos na prática os resultados de boas práticas de SEO para aparecer no Google, certo? Mais do que isso, sabemos qual é a melhor forma de aprender mais sobre como utilizar essa ferramenta a nosso favor em um mundo tão dinâmico e cheio de novidades diárias: fazendo.

Práticas de SEO não são chamadas assim à toa, afinal. Mas e se nós pudéssemos dominar os principais hacks de SEO para aparecer no Google, aqueles que otimizam e reforçam esses resultados?

Hacks para se destacar no Google nada mais são do que o aprimoramento máximo das ferramentas disponíveis. Pode parecer um universo extenso, e de fato ele é! Mas não se preocupe: ele pode ser conhecido e dominado! Confira a seguir alguns dos principais hacks para aparecer no Google e evoluir sua estratégia de marketing digital!

Hack #1 – Melhore seu CTR aumentando o número de cliques no seu site

Para um site ter relevância no Google, seu CTR – ou taxa de cliques – precisa estar bem posicionado. Em um pensamento pouco aprofundado, isso pode fazer parecer que um hack de cliques artificial resolveria. Na verdade, é totalmente o inverso.

Aumentar o número de cliques no site necessita de uma base orgânica forte. Digamos que um número x de pessoas pesquisa a palavra-chave mais potente na busca de seu site. O objetivo desse hack é intensificar seu CTR independentemente da classificação do link.

Hacks de SEO - CTR

Hack #2 – Faça infográficos explicativos no seu site e melhore seu SEO

Imagens em um conteúdo fazem com que ele tenha um posicionamento de SEO potencialmente maior. Por isso, criar infográficos é um ótimo hack para que seu site apareça no Google e traga resultados para seu negócio – de fato, conforme levantamento da HubSpot, os infográficos podem aumentar o tráfego do site em até 12%. Mas, para que o infográfico seja útil e potente, vale seguir algumas recomendações.

Um infográfico explicativo utiliza seu formato de forma inteligente e visual. Com um conteúdo em formato compartilhável e metadados, seu público poderá, organicamente, ser impactado e fazer com que seu site suba posições de destaque valiosas no Google.

Hack #3 – Utilize a técnica do skyscraper (ou arranha-céu): esse é um dos principais hacks para aparecer no Google

Este é um hack simples e eficiente que parte de uma boa observação e diagnóstico de SEO. O skyscraper nada mais é do que procurar o conteúdo relacionado ao seu negócio mais bem posicionado e ser melhor do que ele.

Claro, isso não é algo tão simples assim. Mas um hack se potencializa quando você entende como o algoritmo do Google se comporta. Se há um blog post sobre determinado assunto relevante no site concorrente, faça um melhor. Se outros sites o mencionam, aumente sua estratégia de backlink.

Uma rápida visita ao topo do arranha-céu pode ser valiosa para que sua página apareça em um ranqueamento melhor no Google. Saber o que otimizar parte, claro, de experimentação. No entanto, com um monitoramento constante, essa otimização torna-se natural e mais assertiva. Falando nisso…

Hack #4 – Aumente as oportunidades monitorando o tráfego do seu site

Mesmo sabendo do poder do SEO e de ferramentas de monitoramento de tráfego, é comum que não estejamos utilizando-as ao máximo de suas capacidades. Então, como potencializar isso?

O primeiro passo está em personalizar os alertas de sua ferramenta. No caso do Google Analytics, é possível programar novos alertas que avisem caso o tráfego do seu site tenha uma flutuação mais brusca.

Outro hack que pode potencializar o tráfego é centralizar o painel de link building. Assim, você tem todas as informações da origem das buscas de seu site. Isso pode ser útil especialmente na seção de “Referências” do Google Analytics, agilizando o monitoramento e indicando novas oportunidades.

Hack #5 – Coloque seu conteúdo no Featured Snippets

Nem sempre as primeiras palavras-chaves resultam no posicionamento esperado no Google. Por isso, um hack interessante é alterar suas palavras-chave e snippets de acordo com o posicionamento.

Já notou que determinadas buscas no Google são destacadas como perguntas com um pequeno trecho de respostas? Esses são os featured snippets, e seu conteúdo pode (e deve) ser adaptado a essa vitrine!

Hacks de SEO - Featured Snipped

Digamos que seu site tem um artigo sobre “Como vender mais pela internet”. Porém, o volume de buscas do Google posiciona melhor “Como ter um e-commerce imbatível”, por exemplo. Identificar essas oportunidades e otimizar seu conteúdo posteriormente para que ele tenha um snippet de destaque pode fazer toda a diferença para seu posicionamento e para obter mais cliques em seu conteúdo.

Lembre-se, você não está sozinho para fazer sua estratégia digital evoluir! A InCuca está sempre junto e à sua disposição para oferecer dicas de hacks que farão você se destacar no Google com seu site e demais canais.

Dúvidas sobre o que apresentamos? Quer saber mais sobre alguma estratégia personalizada para seu site se destacar no Google? A InCuca é especialista em fazer negócios evoluírem no ambiente digital. Entre em contato conosco hoje mesmo!