Como deixar seu site inesquecível
Muitas vezes interpretamos como inesquecível algo que marca nossa memória como um efeito extraordinário ou surpreendente, talvez um momento na qual nunca mais esqueceremos. Quando vinculamos a ideia de algo inesquecível para produtos digitais, nosso maior objetivo é atingir aquele “Fator Wow” e certamente começamos a questionar: Como posso encantar meus clientes? Como ser inesquecível? Como deixar meu site inesquecível?
Segundo o dicionário Oxford Languages, se traduz como “algo que não pode ser esquecido” ou “memorável”. Seguindo esta linha lógica, o que tornaria um site inesquecível e memorável?
Logicamente o design é a peça fundamental para atingir o objetivo, mas não somente pela interface que é apresentada, mas todo um conjunto de técnicas e padrões que tornam um site memorável.
Em 1885 um filósofo alemão chamado Hermann Ebbinghaus desenvolveu uma teoria sobre a "Curva do esquecimento”, que demonstrava em um gráfico a quantidade de informações que nosso cérebro é capaz de reter ao longo do tempo.
Em resumo o artigo apresentava um decaimento de informações através do tempo. Cerca de 40% do aprendizado é perdido em 20 minutos, 50% das informações perdidas em 1 hora e 80% do que foi aprendido é perdido em 30 dias.
A teoria do decaimento se dá pelo fato natural de nossas lembranças perderem a força com o tempo, fazendo com que nosso cérebro evite uma sobrecarga de informações, descartando aquilo que não considera essencial.
Ou seja, a probabilidade do usuário esquecer uma tarefa que aprendeu somente para usar em seu site é muito alta em comparação a uma atividade que já fosse familiar.
Tente se lembrar do site mais inesquecível que você já visitou. Agora lembre-se de toda a funcionalidade e usabilidade que este site proporciona. Este site é inesquecível somente pela boa apresentação ou também é dedicado na usabilidade e guia do usuário?
Nosso cérebro entra em um modo “automático” e evita qualquer esforço para aprender e decorar uma nova atividade. A melhor forma para adaptar a este comportamento humano é facilitar a usabilidade para o usuário, conduzindo-o para atividades, ícones e imagens que estejam na rotina da sua persona. Investir em usabilidade é fazer com que seu site seja inesquecível e memorável.
Temos por exemplo a plataforma da Netflix que podemos classificar como um site inesquecível, não exatamente pelo motivo da interface visual, mas por saber explorar a usabilidade do seu ambiente e atingirem multipersonas.
Assim também como o Youtube, que se torna inesquecível pelo fato de existir inúmeras funcionalidades, porém a maioria delas há indicações e caminhos visíveis para o visitante.
Mas como posso deixar meu site inesquecível de forma prática? Veja agora 5 maneiras de analisar e validar se seu ambiente digital é inesquecível.
1- Entenda seu usuário
Conhecer seu usuário te trará a vantagens de saber cada passo, como ele pensa e reage em cada etapa do seu fluxo. Desenvolva sua persona e crie um mapa de empatia para facilitar o processo.
2- Desenvolva a jornada do usuário
Qual é o objetivo do usuário no seu site? Anote todas as interações possíveis e os caminhos que o usuário deve fazer para concluir um objetivo. Verifique se há algum termo ou tarefa fora do padrão comum da internet e que não seja familiar para ele.
3- Compatibilidade do sistema com mundo real
Utilize símbolos e ícones que os usuários já reconhecem. Este técnica permite fazer com que seu usuário evite erros desnecessários e conclua os objetivos de forma mais prática além aumentar a conexão emocional com seu produto.
4- Seja Minimalista
Utilize somente informações imprescindíveis para seu usuário naquele página. Utilize da frase "Menos é mais”. O excesso de informações faz com que seu usuário tenha dificuldades em lembrar de todas as opções, caindo em um paradoxo da escolha.
5- Faça Agrupamentos
Agrupe itens do mesmo assunto, cor, estilo em um mesmo grupo. Deste modo, você auxilia o usuário a encontrar informações de forma mais eficiente e eficaz.
Este conteúdo de ajudou de alguma forma? Quer entender como influenciar na decisão de compra do seu usuário? Confira nosso artigo: Design de experiência: impacta na decisão de compra?