SEO e-commerce

Escrito por Angela Mansim

avatar

Como otimizar o SEO de um e-commerce

SEO é uma estratégia de marketing digital muito importante, porque ajuda a melhorar os resultados de busca. Quando essa ferramenta é bem utilizada, a empresa consegue alcançar uma boa posição nas pesquisas e pode atingir um número maior de pessoas, conquistando mais clientes.

Por isso é importante conhecer as técnicas de SEO e saber como utilizá-las. Assim, seu e-commerce pode crescer frente à concorrência.

A estratégia SEO e o e-commerce

O e-commerce é uma modalidade de vendas própria da internet, isso significa que todo o processo acontece de forma virtual, desde a escolha do produto pelo cliente até a finalização da compra.

Esse processo inclui a pesquisa feita pelo consumidor para encontrar o item que está precisando, e então ser direcionado para o site do estabelecimento comercial.

Para que o cliente encontre o produto desejado e consiga chegar até a loja para fazer sua compra, a empresa precisa utilizar os recursos adequados.

É importante direcionar as pesquisas até seu site para aumentar os acessos e visualizações. Por ser uma loja virtual, o e-commerce depende desse tipo de mecanismo para ter sucesso e garantir retorno para o empreendedor. Por isso as técnicas SEO são importantes para o setor de e-commerce.

Esse recurso é utilizado para otimizar o desempenho nas buscas realizadas pelos usuários na internet e pode ser adaptado de acordo com cada necessidade. Além disso, há formas de melhorar as pesquisas especificamente voltadas para o setor do e-commerce.

Otimização SEO própria para e-commerce

Muitas vezes o consumidor precisa de um serviço e não encontra, porque a empresa não anunciou de forma adequada, isso impede que ele localize aquele estabelecimento.

Para aparecer nos resultados de pesquisa e alcançar uma posição alta nesse ranking é necessário seguir algumas dicas:

  • Palavras-chaves: pensar em palavras para direcionar o cliente;
  • Escolha frases que o cliente costuma utilizar ao realizar pesquisas;
  • Link building: escolher sites para direcionar a pesquisa dos clientes;
  • Título: inserir a palavra-chave no título do texto;
  • Títulos intermediários: estes permitem destacar outras palavras-chaves;
  • Descrição: escolher a descrição que acompanhará o texto nos resultados;
  • Imagens: usar tags para descrever imagens de acordo com palavras-chaves;
  • URL: editar esse campo para uma url simples e objetiva;
  • Descrição dos produtos: mencionar a palavra-chave otimizando as pesquisas.

O conteúdo de uma página precisa ser bem trabalhado a partir de pesquisa e avaliação dos mecanismos de busca. Ao elaborar o texto, é importante seguir as orientações do método e técnicas SEO para marketing digital, mas isso deve ser feito com bom senso.

Ou seja, os termos escolhidos como palavras-chave não podem se repetir a ponto de tornar o texto cansativo, apenas o suficiente para otimizar as buscas.

SEO e-commerce

A técnica SEO aplicada em nichos

O encerramento de empresa em São Paulo cresceu muito durante o período da crise econômica, sendo assim, uma alternativa para lidar com essa situação é o e-commerce.

Por isso é essencial conhecer os métodos para trabalhar bem dentro deste setor e conseguir o retorno necessário. É importante para o empreendedor compreender não só o cenário econômico que estamos vivendo, mas também conseguir perceber suas novas possibilidades de crescimento.

Desde que bem utilizada, a técnica SEO não possui restrições, pode ser aplicada a diversos nichos para obter melhores resultado. Empresas de saúde ocupacional, por exemplo, podem aplicar esse recurso utilizando os mais variados termos próprios desse setor.

A partir das palavras que os clientes mais utilizam para fazer as pesquisas online, essas empresas podem elaborar o conteúdo do site e conquistar as visitas necessárias sem ter prejuízo. Assim a empresa vai otimizar os resultados de busca e trazer maior número de acessos.

Da mesma forma, uma empresa de ancoragem vai desenvolver sua página com uma estrutura e vocabulário especialmente voltados para esse público, como uma maneira interessante de ser mais vista e lembrada.

Embora a técnica SEO tenha a mesma estrutura e o mesmo critério, o conteúdo sempre será diferente, de acordo com as necessidades daquele empreendimento, bem como, do público-alvo.

Como é o caso de uma empresa de aluguel de container, por exemplo. Cada estabelecimento deve se adaptar e criar seu próprio conteúdo, mas seguindo as dicas e regras da estratégia de marketing, é possível melhorar seus resultados.

Benefícios de ter atenção com as pesquisas

É importante lembrar que, na internet, o cliente não tem como encontrar uma loja se o vendedor não contar para ele onde está essa página.

É para isso que serve a otimização do mecanismo de busca. O estudo e planejamento das palavras-chaves e do conteúdo trazem visitas e retorno para o empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este conteúdo foi produzido por Guia de Investimento.