arquitetura da informação

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Conheça maneiras de definir a perfeita arquitetura da informação de um projeto na Internet

Não é novidade que ter um website é requisito praticamente obrigatório para quem pretende se destacar no ambiente online. Contudo, a grande maioria das pessoas e empresas desconhece a importância de apostar em uma arquitetura da informação bem estruturada para um projeto na internet. Ou seja, o reflexo disso tudo é apresentado em sites confusos e que geram grande dificuldade de compreensão.

Neste cenário, o usuário acessa determinado site e surgem as famosas perguntas: O que será que essa empresa faz exatamente? Onde posso encontrar o telefone de contato? Será que posso clicar aqui?

Tais falhas na arquitetura da informação podem trazer alguns prejuízos para qualquer tipo de negócio como o abandono de carrinho, a baixa interação, a baixa conversão, entre outros fatores. A boa notícia é que você pode mudar esse quadro ao definir adotar uma perfeita arquitetura da informação. Confira algumas dicas a seguir para fazer uma boa escolha.

A melhor solução

Liste as principais características de seu negócio

O primeiro passo para quem quer definir a arquitetura da informação de um projeto na internet é listar as características principais do seu negócio. Esta tarefa inicial lhe ajudará a identificar quais elementos serão mais importantes em cada página e de que modo poderão ser apresentados.

Simplicidade, organização, diversidade e agilidade são alguns exemplos de características de negócios que você pode avaliar se a sua empresa já possui ou pretende possuir.

Defina suas personas

As personas são personagens fictícios que representam o perfil do seu consumidor ideal. Por meio delas, você pode entender melhor as necessidades e dificuldades dos seus clientes atuais e futuros parceiros e, consequentemente, ajustar a arquitetura da informação do seu site para atender as necessidades deles.

Por exemplo, se você identifica que o seu público-alvo é formado por pessoas de 50 a 80 anos, então vale a pena investir em fontes maiores e mais fáceis de ler, uma vez que pessoas nesta faixa de idade costumam apresentar dificuldades na leitura de letras pequenas. Este é somente um exemplo para ilustrar a importância de organizar a arquitetura da informação do seu projeto na internet para satisfazer seu público. Contudo, é importante avaliar cada cenário específico e levar em consideração cada particularidade do seu público.

Faça uma prévia na Home

A página inicial (Home) do seu site deve mostrar uma seção resumida de todas as informações presentes no site. Além disso, os pontos mais importantes devem estar preferencialmente acima da dobra da tela.

Esta prática se torna importante, uma vez que a grande maioria dos usuários deseja acessar um site e descobrir facilmente as informações mais importantes, ou seja, sem ter o trabalho de clicar em outras páginas, ler longos textos e perder tempo em uma única busca. Assim, quando se apresenta uma arquitetura da informação e dá a prévia de conteúdo na Home, o usuário encontra e acessa o que ele realmente deseja mais facilmente.

Categorize as informações

Outro ponto importante na hora de definir uma perfeita arquitetura da informação é categorizar seções de modo a apresentar o seu negócio de maneira natural. Algumas categorias recomendadas são:

  • Quem somos: deve conter uma breve descrição da empresa, com o histórico, a missão e a visão;
  • Equipe: apresentação resumida dos membros da empresa, com os nomes, formações e cargos;
  • Apresentação de produtos e serviços: nesta seção, sua empresa poderá incluir informações sobre o que faz, como atua e quais são os seus respectivos diferenciais.

Facilite o contato

O contato é um dos pontos mais importantes quando se fala em arquitetura da informação de projetos na internet. Afinal, de que vale ter um website que recebe visitas de usuários, se eles não podem contatar a sua empresa para fazer negócios?

Em linhas gerais, o essencial é que as opções de contato devem ser de fácil acesso. Dessa forma, o usuário poderá, a qualquer momento, contatar a empresa, seja por meio de telefone, chat, e-mail, formulários, entre outros. Portanto, vale a pena ficar atento e investir nesse ponto.

Apresente projetos e conquistas

Não há nada mais sólido para um futuro cliente do que conferir os projetos que a sua empresa já realizou ao longo de sua história. Uma boa dica é incluir este portfólio na arquitetura da informação do seu website, com a adoção de espaços para comentários de atuais clientes, imagens dos produtos e dos serviços, além de cases de sucesso.

Aposte no design

Para poder contar com uma perfeita arquitetura da informação em um projeto na internet, é fundamental que a sua empresa invista em recursos de design, uma vez que todo o processo visual trará um grande diferencial para conquistar os usuários.

Cada uma das estruturas apresentadas anteriormente precisará ter foco, sem textos longos e com imagens de impacto que resumam a mensagem do seu negócio.

Além disso, o projeto na web precisará de um profissional de design para organizar essas informações de forma a apresentar um fluxo lógico de navegação. Nós, da Incuca, convidamos você a fazer parte do nosso time, pois somos especializados na criação de websites sob medida e podemos ajudar a sua empresa a ter uma perfeita arquitetura da informação online.

E você, quer criar um projeto na web com uma perfeita arquitetura da informação? Conte com a Incuca!