website com aplicativo integrado

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Integrar website com aplicativo pode ser o diferencial do seu negócio na internet

Em meio a tantos sites modernos, com design muito bem estruturado e excelente conteúdo, como buscar um diferencial competitivo para se destacar? A resposta para isso pode estar, literalmente, na palma de sua mão.

O cenário no Brasil é bastante favorável para a integração de estratégia mobile. Conforme dados, a penetração de smartphones no país cresceu para 90%. A previsão é que neste ano o número total de downloads de apps chegue a 268,69 bilhões e que em 2020 essa indústria gere 188,9 bilhões de dólares.

Além disso, o brasileiro passa cerca de três horas diariamente olhando para a tela de seu smartphone – e em 86% desse tempo utilizando aplicativos. Sendo o Brasil o quinto maior mercado consumidor de smartphones no mundo, a tendência para esse ano de 2017 é apostar na implementação de um site com aplicativo. E ter um website com aplicativo integrado é uma solução que pode trazer o diferencial que o seu negócio necessita.

Veja um pouco mais sobre como realizar essa estratégia no post de hoje!

Tecnologias para a criação de website com aplicativo integrado

Alguns exemplos de tecnologias para a criação de aplicativos, como a plataforma de framework Ionic e o WordPress, podem permitir que você crie um website com aplicativo que adapte conteúdos e funções de maneira simplificada e mais adequada para o usuário de dispositivos móveis. O Ionic Framework é o que chamamos de tecnologia híbrida, por utilizar tecnologias web já amplamente difundidas, como HTML e CSS, diferentemente do que ocorre com um aplicativo criado do zero e que exige conhecimentos específicos das linguagens nativas utilizadas no desenvolvimento para iOS (ObjectiveC e Swift) ou Android (Java, C++, Python).

Vantagens das ferramentas para criação de website com aplicativo

Isso significa que o desenvolvimento torna-se mais rápido e a tecnologia muito mais simples para ser utilizada, com o custo mais acessível para empresas de todos os portes por fazerem uso de tecnologias gratuitas. Isso possibilita que qualquer tipo de negócio possa ter seu app rodando e sendo disponibilizado na Play Store (Android) e App Store (iOS).

Outra vantagem em utilizar o Ionic para desenvolver seu aplicativo são as ferramentas disponibilizadas pela própria tecnologia, como o Ionic View, que permite a realização de testes e a pré-visualização do seu app antes mesmo de colocá-lo nas lojas dos aplicativos. Como se trata de uma aplicação híbrida, o seu website com aplicativo se torna muito mais facilmente atualizável e integrado. A tecnologia Ionic também conta com tags, que ajustam os elementos já no layout padrão para aplicativos, seja da plataforma iOS ou seja na Android.

Como funciona a implementação de um website com aplicativo

Ao implementar um website com aplicativo você pode, por exemplo, destacar apenas a seção “blog” de seu site e destacá-la como um aplicativo para consulta de materiais ricos, ou utilizar o aplicativo como um sistema de atendimento ao cliente personalizado.

O gerenciamento é realizado todo no WordPress, tornando o processo descomplicado e prático. Você pode, ainda, adicionar funcionalidades em seu app que talvez o website não tenha, chamando a atenção de seu cliente e auxiliando-o a interagir com seus produtos e serviços de maneira mais atrativa e engajadora.

A comunidade de aplicações e tecnologias híbridas como o Ionic cresce a cada dia e isso só fornece mais ferramentas para que a sua empresa possa buscar um diferencial competitivo e ampliar sua presença digital.

Hoje, 73% dos brasileiros não saem de casa sem seu smartphone e, de acordo com levantamento, nos últimos dois anos, o número de brasileiros que faz uso da internet pelo celular aumentou 106%, já tendo ultrapassado o computador como meio de acesso à rede. Por tudo isso, ter um website com aplicativo integrado poderá ser o diferencial que faltava no seu negócio!

Você já conhecia essas tecnologias? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários!