manutenção de websites

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

O que focar na hora de dar manutenção no seu site

A manutenção de site geralmente é lembrada somente quando estes apresentam problemas. Porém, ao contrário do que se possa imaginar, um website precisa passar por constantes ajustes e atualizações, de modo a não perder o tráfego de visitantes e a conversão de leads.

Em geral, o objetivo das manutenções, além de fazer com que seu website esteja sempre atual, é otimizá-lo para que ele fique cada vez mais atrativo ao leitor e apresente sempre um bom nível de usabilidade.

Ao refletir sobre esse assunto, separamos algumas dicas de tudo o que é necessário para você manter a página de sua marca sempre em evidência na internet. Confira!

Backups

Fazer o backup é salvar uma cópia dos arquivos do seu site e que em grande parte só lembrada quando ocorre algum problema. Porém, ele deve ser feito periodicamente, com o objetivo de prevenir a perda de dados devido a falhas no servidor de armazenamento ou ataques de hackers maliciosos.

Para não esquecer, programe a realização do backup para o mesmo dia em que o website for atualizado. Atualmente a maioria dos servidores de hospedagem já disponibiliza ferramentas específicas para essa atividade.

Segurança de Informações

Este é um fator que, na maioria das vezes, é deixado de lado. No entanto, manter um website seguro depende de dois fatores de grande importância. O primeiro é evitar que ele seja invadido por hackers, que podem roubar informações e fazer alterações drásticas nas páginas. O segundo refere-se a roubo de informações de leitores e clientes.

Logo, se você mantém um blog com listas de newsletter ou possui uma loja virtual com dados de seus clientes armazenados, torna-se indispensável se preocupar com a segurança destes.

Teste de Velocidade

A verificação da velocidade deve ser executada periodicamente durante a manutenção de site, pois há diversos fatores que podem influenciar o tempo de carregamento das páginas. Entre eles, o excesso de conteúdo para um provedor que não está preparado; imagens e recursos muito pesados; grande volume de usuários online simultaneamente – neste último caso, quando se tem outros websites compartilhando a mesma hospedagem ou o servidor não suporta grande quantidade de tráfego. Outro motivo pode ser a ocorrência de alguns conflitos na linguagem de programação.

Verificação de links

Quando o assunto é manutenção, a verificação de links deve ser obrigatoriamente incluída na lista, pois eles podem ser quebrados ou ficar desatualizados com o tempo. Portanto, para evitar o aparecimento de páginas de erro e frustrações por parte dos visitantes, essa revisão deve estar sempre em dia.

Atualização de plataformas e plugins

Atualizar sua página web é um importante passo na hora de executar a manutenção de site, principalmente os criados sobre plataformas que estão constantemente realizando upgrades . Mantê-los em dia significa a constante correção de supostos erros, disponibilização de recursos mais avançados ou ainda novas versões de segurança. Sendo assim, a atualização destas ferramentas deve estar inclusa no pacote de serviços relacionados à atualização do seu site.

Monitore para fazer uma boa manutenção de site

A manutenção de site deve ser uma prática frequente, e por isso é importante que você monitore regularmente o que acontece na sua página web. Há várias ferramentas gratuitas no mercado atualmente que possibilitam esse monitoramento, mas o importante é saber o que fazer com as informações geradas por ela.

Se você possui problemas com seu website ou deseja otimizá-lo, fale com a InCuca

WordPress seguro e atualizado