wireframe

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

O que é wireframe e porque ele precisa estar em seu projeto web?

Um projeto de sucesso na internet depende além da dedicação e inteligência dos envolvidos na criação de soluções tecnológicas integradas, também de um processo bem definido para guiar o trabalho de desenvolvimento. Entre as etapas de criação e design, está o wireframe. Uma ferramenta muito útil para facilitar a organização dos elementos nas páginas e seções, seja para um blog, website, aplicativo ou mesmo software.

O que é wireframe?

Para desenvolver um projeto na web é preciso percorrer processos que validem o layout, a disposição do elementos nem cada página e seções, o conteúdo, as imagens, a usabilidade, a ordem de importância e a arquitetura da informação. Pensar em todos estes itens de uma só vez acaba complicando o projeto. Para facilitar estas aprovações e definições surgiu o wireframe.

O wireframe é um protótipo do que se espera desenvolver, porém de uma forma ainda primitiva, de fácil modificação e excluindo cores, imagens e itens que podem ser adicionados após a disposição do elementos estarem definidos. É uma espécie de rabisco que define de forma rápida onde irão as informações. Por isso, o wireframe é utilizado pelo design de interfaces para sugerir a estrutura do layout do projeto na internet.

Porque utilizar o wireframe em seu projeto web?

O wireframe simplifica a tomada de decisão e a organização de muitos elementos nas partes iniciais de um projeto na internet. Outro benefício é o fácil descarte, se necessário. Como é apenas um protótipo, pode ser descartado sem perda de tempo. O mesmo pode acontecer com a mudança de ordenamento de elementos ou alterações estruturais. Seu uso geralmente é por meio de programas de computador, mas pode ser feito com caneta e papel.

Sempre que for iniciar um projeto na web escolha processos que contemplem o wireframe. Desta forma, será mais fácil iniciar a concepção visual do que se espera construir sem perder tempo. Sugerimos ainda aproveitar para adicionar conteúdos no wireframe, ou definir a quantidade de conteúdo que terá cada seção. Assim a produção de conteúdo fica assertiva e otimizada desde o começo do projeto.

Gostou do nosso post? Não deixe de compartilhar suas experiências e conselhos nos comentários logo abaixo.