Página inicial | Segurança digital | Proteja sua empresa com manutenção de servidores

Proteja sua empresa com manutenção de servidores

Recentemente, presenciamos uma onda de ataques a importantes servidores em todo o mundo, que chegaram a afetar, inclusive, páginas do Governo Brasileiro. As ameaças também trazem riscos às empresas, principalmente em relação à exposição de informações confidenciais, como planejamentos estratégicos e relatórios financeiros.

Nesse cenário, muitos gestores se questionaram: será que os servidores da minha empresa estão realmente seguros?

Para resolverem essa situação, muitos adotaram as melhores ferramentas de proteção do mercado, esquecendo da gestão dos riscos sem a manutenção de servidores na internet.

| Saiba como evitar as quebras de segurança do seu site organizando o servidor.

Isso é o mesmo que comprar um automóvel altamente seguro e se expor constantemente ao perigo, realizando manobras imprudentes e trafegando em lugares muito perigosos. Por isso, a empresa precisa seguir as melhores medidas para proteger seus dados contra a próxima vulnerabilidade ou ataque hacker. Somente assim ela estará sempre à frente dos invasores.

A seguir, listamos algumas práticas de manutenções de segurança para internet que certamente lhe ajudarão a garantir a proteção de seus servidores. Confira.

Proteja sua aplicação web

O primeiro passo para garantir a segurança dos dados hospedados no servidor é fazer a contratação dos serviços de manutenção e segurança de uma empresa que possua expertise nessa área.

Com isso, o seu negócio passará a contar com a ajuda de profissionais especializados que darão a atenção necessária para que todos os processos estejam alinhados com as melhores práticas de manutenções de segurança para internet do mercado.

Através do rastreamento de erros e da eliminação de brechas no código, os especialistas conseguem manter as informações da organização sempre protegidas e garantir o bom funcionamento de suas aplicações web.

Restrinja o acesso a arquivos

Os riscos de ataque existem para quaisquer empresas. Por isso, um bom pacote de manutenção de servidores para internet não deve conter apenas ferramentas para a blindagem contra a ameaça que vem de fora.

Também é preciso incluir nele uma política de controle de acesso interno aos servidores, principalmente para aqueles colaboradores que recebem acesso temporário a arquivos. O gestor precisa criar e manter níveis corretos de acesso, que tenham apenas as autorizações necessárias para que cada usuário exerça sua função.

Isso aumentará drasticamente a segurança dos servidores e o grau de responsabilidade por eventuais problemas que possam ocorrer.

Mantenha uma rotina de verificações

Na rede, existem milhares de ameaças de segurança, cujas ações variam desde simples modificações no servidor até a liberação do acesso a usuários externos. E a cada dia que passa, surgem novas delas.

Ao aplicar técnicas de manutenções de segurança para internet e manter uma rotina de escaneamento e verificações, os profissionais conseguem buscar pontos vulneráveis de acesso nos arquivos do servidor, apontar padrões anormais de comportamento no sistema e implantar soluções de proteção sempre atualizadas.

Realize o backup de dados

Em 2005, o furacão Katrina atingiu a Costa do Golfo dos EUA, destruindo a infraestrutura de comunicação de toda a região e arrancando as torres de comunicação. Os prejuízos foram calculados em mais US$ 200 bilhões, além da morte de 1.800 pessoas.

Por isso, ao presenciar desastres como este, o setor corporativo viu a importância de se investir em manutenções de segurança para internet e backups de dados, já que suas atividades dependem de sistemas de aplicações e dados críticos.

Caso aconteça algum acidente, seja desastres da natureza, falhas ou fraudes humanas, ataques virtuais ou mau funcionamento dos equipamentos, a segurança dos dados do negócio não estará em risco.

Isso ocasiona a instabilidade da organização e a perda financeira por causa do tempo de inatividade, já que todos os processos param de funcionar.

Para evitar esses problemas, o gestor deve promover uma mudança cultural dentro da organização, realizando uma constante manutenção de servidores e adicionando a possibilidade de um desastre na área de TI. Quanto aos backups no servidor, eles devem ser realizados seguidamente e de modo automático, para que operadores e administradores não deixem de focar em suas tarefas.

Dessa forma, será possível recuperar dados e arquivos da aplicação web sempre que for preciso e garantir o funcionamento da empresa quando houver acidentes.

Pronto para colocar todas essas dicas em prática? Caso ainda tenha alguma dúvida relacionada a manutenções de segurança para internet ou queira nos contar outra dica, use o campo de comentários abaixo!

Acessibilidade

Seguranca em WordPress

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
Diretor da InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data. Coordenador da comunidade WordPress Floripa.
6 de outubro de 2021

Você também pode gostar de ler

WhatsApp

whats
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram