Intranet Corporativa

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Intranet corporativa: a arte de engajar colaboradores

A intranet corporativa é um canal digital pelo qual as empresas podem ser comunicar com seus colaboradores. Mas atualmente ela assume uma responsabilidade maior do ser apenas um portal para postagem de comunicados aos funcionários. Hoje, ela assume um papel estratégico nas organizações. para potencializar a produtividade, competitividade, inovação, inteligência organizacional e ao engajamento dos colaboradores.

Isso só é possível porque a Intranet corporativa é um canal orgânico, convergente, fluido, focado em pessoas. Portanto, sua potencialidade vai além da comunicação interna! Confira neste texto as razões pelas quais sua empresa deveria investir em uma hoje mesmo.

A importância de promover o engajamento dos funcionários

O engajamento possui uma relação direta e expressiva com o comprometimento, a motivação, a produtividade e a qualidade de entrega dos colaboradores. Essas dimensões se retroalimentam nas organizações e mostram-se vitais para o sucesso dos negócios. E as empresas já estão se dando conta disso.

Mais de 40% dos dirigentes das organizações participantes de um levantamento feito pela consultoria de RH Michael Page afirmaram que o engajamento do funcionário é o melhor caminho para que se atinja bons resultados nas empresas.

Ainda, outro estudo revelou que companhias com times engajados podem superar em mais de 200% os resultados das empresas com colaboradores sem engajamento. Isso porque tais profissionais não trabalham apenas para cumprir horário e receber seu pagamento, eles sentem-se parte da organização e querem crescer e se desenvolver com ela, contribuindo para seus resultados.

Colaborador utilizando intranet corporativa

Por tudo isso, o funcionário engajado torna-se um ativo importante para as empresas. Não é à toa que Idalberto Chiavenato, especialista em administração de empresas e em capital humano afirma que hoje “a base da excelência organizacional passou a ser o elemento humano”.

Por que a intranet corporativa tem o poder de gerar mais engajamento nas organizações?

Um estudo conduzido pela International Association of Business Communicators (IABC) Research Foundation e pela Buck Consultants (uma empresa da Xerox) demonstrou que, além dos supervisores de nível imediato, a comunicação da empresa junto aos colaboradores é a principal influenciadora do engajamento nas organizações. A mesma pesquisa apontou que, após o e-mail, a intranet corporativa já é o canal mais utilizado pelas empresas visando o engajamento dos funcionários.

Dados como esses tangibilizam o potencial da intranet nas organizações. Esse canal é altamente estratégico para que o colaborador sinta-se mais engajado com seu trabalho e com a empresa. Ao oferecer um canal acessível e dinâmico de comunicações relevantes e um espaço para que ele se manifeste e contribua, estimula-se o senso de pertencimento e a valorização do funcionário.

Leia mais: Como funcionam as aplicações mobile first

Ainda, com a automação de serviços disponível na intranet corporativa, otimiza-se a rotina dos colaboradores e, a partir de documentação, treinamentos, trilhas de aprendizagem e FAQs acessíveis e relevantes, o funcionário poderá tirar facilmente dúvidas e resolver problemas mais prática e rapidamente – e isso tem papel crucial em seu engajamento ao gerar um sentimento de empoderamento.

Como é a intranet corporativa que engaja os colaboradores?

Entre as características que favorecem que esse canal gere engajamento nas empresas, estão:

  • Comunicação bidirecional.
  • Espaço para cocriação e geração de ideias.
  • Automatização de processos.
  • Boa usabilidade.
  • Dinâmica, interativa, com atualização constante.
  • Alinhamento com o negócio e com a cultura da empresa.
  • Recursos de personalização.
  • Governança clara e inclusiva.
  • Gestão do conhecimento como uma de suas bases.
  • Serviços para otimizar a rotina do colaborador.
  • Aplicação de gamificação para gerar recompensas.
  • Recursos para facilitar processos de autoatendimento do funcionário.
  • Alinhada ao modelo PCC: portal de serviços, conteúdo e colaboração.

Contratar uma intranet pronta ou uma personalizada?

A resposta pra essa pergunta depende de muitos fatores, como prioridade do projeto, objetivos e orçamento disponível por exemplo. Mas nós podemos ajudar você a tomar essa decisão. Entre em contato conosco.