manutenção da loja virtual

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Quando é preciso pedir ajuda na manutenção da loja virtual?

Quando você compra um carro, quer preservar ao máximo esse investimento. Realiza manutenções periódicas mantendo o valor de mercado, garantindo a segurança e o bom funcionamento. A mesma lógica deveria ser aplicada a uma loja virtual: se ela representa sua marca ou seu negócio, precisa ser tratada como um bem de alto valor.

Essa recomendação é algo que você precisa ter sempre em mente, pois uma loja virtual com problemas de acesso, páginas fora do ar, links desatualizados, falhas de segurança pode espantar os consumidores e até trazer problemas para sua empresa. Por esse motivo, a manutenção da loja virtual deve ser frequente.

A seguir, separamos algumas dicas para auxiliar você nas principais dúvidas sobre esse assunto, e indicamos também qual o momento certo para solicitar a ajuda de um profissional. Confira os detalhes:

Acompanhe as atualizações

Quando se fala em manutenção da loja virtual, uma atividade a ser lembrada são as atualizações, essenciais para manter as páginas sempre acessíveis, além de impedir que alguns problemas de navegação possam vir a ocorrer. Pode-se ressaltar ainda que, além da estética, os administradores necessitam avaliar quais plugins e linguagens de programação precisam passar por constantes upgrades. Deste modo, uma loja virtual que está 100% funcional hoje pode apresentar problemas de navegação no futuro, caso não seja atualizado.

Além disso, a atualização deve englobar alguns pontos, como:
– backup frequente da loja virtual a fim de se resguardar de possíveis perdas de informações;
– atualização de scripts;
– melhorias tanto no painel administrativo quanto no painel de clientes (exemplo: possibilidade de rastrear mercadorias, impressão de nota fiscal e demais detalhes sobre o pedido).
– ajustes de layout em épocas de sazonalidade;
– atualização de certificados de segurança e qualidade da loja virtual;
– aprimoramento de opções de contato, por exemplo, a inclusão de chats, dentre outros;

A manutenção da loja virtual também deve possuir um foco no layout, pois um visual de sucesso hoje poderá não surtir o mesmo efeito em um futuro próximo. Um ótimo exemplo são páginas que há alguns anos faziam uso excessivo de animações em Flash. Nos dias atuais, essa tendência ficou um pouco de lado, pois não é uma opção amigável para aplicar em multiplataformas como celulares e tablets, por exemplo.

Outro ponto a ser avaliado está no fato de que os internautas visitam a loja virtual de tempos em tempos. Pois, quando um cliente encontra sempre o mesmo layout, terá a impressão de que a empresa não procura inovar. Além disso, os layouts que fazem referências a épocas comemorativas também são ótimas opções para chamar a atenção dos clientes.
Por fim, é preciso avaliar que os layouts devem manter tanto o foco na estética quanto na navegabilidade da loja. Por isso, recomenda-se a opinão de profissionais que estão sempre atualizados quanto às novas tendências de layout para e-commerce.

Dê atenção à segurança

Já imaginou tentar abrir sua loja virtual em uma manhã e descobrir que foi hackeada, ou ainda que os dados dos clientes foram roubados? Estas são somente algumas das ocorrências desagradáveis que podem ocorrer com relação à segurança fragilizada de uma loja vitual.
Além do uso de senhas fortes, alguns cuidados básicos devem ser tomados, como atualização dos patches de segurança recomendados pela plataforma da loja virtual e o uso de ferramentas, como proxy e antispam.

Caso você não saiba realizar sozinho toda essa revisão, o melhor é recorrer à avaliação de um profissional ou uma empresa especializada em manutenção da loja virtual, que poderá apontar a solução adequada para cada caso. Além de obter um resultado de alta qualidade, você terá à disposição pessoas dispostas e capacitadas a atender quaisquer projetos.

Monitore o desempenho

A boa performance de uma loja vitual é, sem dúvida, um dos fatores essenciais para o seu sucesso. Isso porque a maioria dos usuários deseja que o acesso seja rápido, sem a necessidade de esperar um tempo extra para o carregamento das páginas. Logo, por mais que sua loja possua um conteúdo relevante e excelentes preços, deixar de lado o desempenho pode ser um fator crucial para perder clientes. Algumas dicas de manutenção da loja virtual que envolva o desempenho são:

– verificar o excesso de imagens pesadas e demais arquivos de mídia;
– analisar a quantidade de plugins instalados na loja virtual, porque alguns podem trazer a lentidão para o carregamento de páginas;
– conferir se o plano de hospedagem é compatível com o atual tráfego do da loja;
– examinar a existência de erros ou conflitos no código-fonte da loja virtual, ou na atividade recomendada para um profissional, dentre outros exemplos.

Progrida com a otimização

Uma das formas de se fazer notar em meio a um mar de páginas na internet é ficar atento à presença nas ferramentas de busca. O conteúdo desenvolvido na loja virtual precisa estar sempre otimizado, para que os buscadores encontrem sua loja e a posicionem nas primeiras páginas. O SEO (Search Engine Optimization) envolve uma série de pontos a serem trabalhados no conteúdo, de modo que os buscadores possam categorizá-la e posicioná-la nas buscas de usuários. Algumas dicas básicas:

– manter sempre um conteúdo único e relevante, monitorando a existência de produtos duplicados;
– buscar formatações adequadas para textos;
– trabalhar com palavras-chave de acordo com a demanda de busca dos usuários;
– ter URLs amigáveis;
– inserir palavras-chave em nomes de imagens, dentre outros.
Vale ressaltar que as técnicas de otimização em lojas virtuais vão muito além das recomendações citadas acima. Por isso, é indispensável contar com profissionais que dominam as atividades de manutenção da loja virtual.

Quando contratar especialistas?

Por mais que se utilize uma plataforma simples, como o WordPress, para promover atualizações de texto e alguns ajustes de configurações, a contratação de profissionais qualificados para a realização de manutenção da loja virtual ainda é importante. Eles poderão avaliar e gerenciar a infraestrutura da loja virtual, assim como a hospedagem.

Além disso, as próprias plataformas devem passar por atualizações frequentes para assegurar a correção de erros, melhorias na segurança ou otimização de recursos. Logo, por se tratar de atividades técnicas, somente um especialista da área poderá fazer com que todo esse trabalho seja feito de maneira eficiente.

Vale ressaltar que algumas manutenções mais simples podem ser realizadas pelo próprio dono da loja virtual. Porém, quando houver falta de conhecimento nos assuntos abordados acima, o melhor é contratar um especialista. Além de obter um trabalho de alta qualidade, você terá mais tempo para se dedicar às demais atividades de sua empresa.

A InCuca é especializada em desenvolver soluções tecnológicas sob medida para pessoas, empresas e projetos. Atua nas áreas de infraestrutura, suporte, segurança, manutenção, administração e desenvolvimento de softwares, aplicativos, lojas virtuais, websites, blogs, newsletters e servidores, garantindo o pleno funcionamento, segurança, qualidade e suporte em nossos serviços. Contrate a InCuca na manutenção da loja virtual e tenha mais tranquilidade e qualidade em sue estrutura na internet.

Lucas Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia