vendas online

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Dicas para escalar suas vendas online

O cenário de vendas online domina o mercado de varejo atual. Em 2017, o e-commerce brasileiro atingiu R$ 47,7 bilhões em vendas, 8% a mais do que no ano anterior. A base de consumidores desse meio cresceu em 15%. Isso representa 55 bilhões de pessoas, e esses índices tendem a crescer ainda mais este ano. Sua empresa está preparada para essa demanda e para escalar sua operação?

Confira no artigo de hoje algumas dicas para escalar suas vendas online e garantir a competitividade nesse mercado!

1. Invista em canais de ofertas do público de suas vendas online

No início, a resistência dos consumidores em relação ao mercado de vendas online foi grande. Esse ambiente de desconfiança acabou trazendo uma vantagem: consumidores qualificados e exigentes.

A vantagem em ter um público com esse perfil é a demanda por canais que facilitem a compra. Isso gera uma oportunidade para que sua empresa possa escalar em vendas online investindo nesses canais. Sites comparadores de preço como o Zoom ou agregadores de promoção como o Pelando são alguns exemplos.

É importante, porém, saber definir quais produtos ou serviços se encaixam na proposta de uma disputa de preços. Afinal, seu cliente já sabe qual é o produto mais barato. Caso o perfil buscado seja o de alguém que valoriza outro grande diferencial, a estratégia de conversão deverá ser outra, indo além do preço.

2. Integre práticas de SEO em sua estratégia de vendas online

O impacto de buscas orgânicas no e-commerce é gigantesco, representando mais da metade do tráfego de um site bem posicionado. Como estratégia de longo prazo, trabalhar o SEO em suas propostas de vendas online tem o potencial de gerar grandes resultados.

Unir práticas de SEO a seus canais de e-commerce permite escalar suas vendas online e manter sua presença digital. Por isso, é importante considerar o impacto do SEO aos processos de vendas no ambiente digital.

3. Realize campanhas em mídia paga

Ferramentas como o Google AdWords e o Facebook Ads são estratégias rápidas para alimentar seu funil de vendas. No começo, negócios que investem em vendas online ainda sofrem com baixas taxas de conversão. Ferramentas de compra de mídia online podem ser de grande auxílio para gerar a tração necessária, quando bem utilizadas.

Portanto, elaborar um projeto de marketing digital é essencial para que suas vendas online tenham oportunidade de escalabilidade. Com o investimento adequado, as mídias pagas podem, inclusive, gerar dados úteis para futuras estratégias de vendas em seu negócio.

4. Gere presença nas redes sociais e potencialize suas vendas online

Para aumentar o poder de vendas de seu e-commerce, é importante gerar conteúdo nos canais utilizados pelo seu público. Em um país com o maior número de pessoas em redes sociais, saber aproveitar a força desses canais é essencial.

Porém, redes sociais não são somente uma extensão das ofertas de sua plataforma de vendas online. É preciso compreender a linguagem e o público de cada rede social e saber oferecer seu produto da melhor forma. Conhecer sua persona e ter uma boa análise do público ideal de sua empresa é obrigatório para poder gerar engajamento.

5. Avalie utilizar o WooCommerce

O WooCommerce é uma plataforma de vendas online de código aberto, o que permite ser editada para qualquer tipo de negócio ou necessidade. De acordo com dados da Builtwith, o WooCommerce já é a plataforma de comércio eletrônico mais popular, registrando mais de 37.438.777 downloads (mais de 28% de todas os e-commerces).

A solução foi criada em cima do WordPress, portanto a integração ocorre com grande facilidade, sendo possível que se crie um blog e um e-commerce no mesmo ambiente, por meio de plugins de integração, o que fornece uma opção segura e prática para escalar suas vendas na internet.

6. Fidelize seu cliente com soluções mobile de vendas online

O investimento em publicidade paga mobile já superou os gastos em relação aos formatos voltados para desktop. Com isso, a tendência de mercados de vendas online ganhou espaço e cresce cada vez mais. Transações de produtos e serviços ainda intangíveis em plataformas online já começam a ter seu próprio espaço.

Saber investir em soluções mobile pensadas em seu cliente pode ser uma solução diferenciada para escalar suas vendas online. Aspectos como forma de distribuição e pagamento, por exemplo, podem ser facilitadas em aplicações voltadas para dispositivos mobile. Assim, sua empresa poderá ter um maior engajamento com o cliente e um controle mais assertivo do ambiente e de seu processo do funil de vendas.

Buscando formas de viabilizar seus projetos? Precisa escalar suas vendas online? Converse com a InCuca e descubra como desenvolver soluções que façam com que sua empresa atinja seus objetivos!

ecommerce
customizado

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Exemplo: Produtos infantis para festas de crianças com até 3 anos.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.