desenvolvimento de loja virtual

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

7 perguntas importantes para o desenvolvimento da loja virtual

Passamos por uma fase tecnológica em que ter uma plataforma online alavanca bastante o lucro de uma empresa. Algumas sequer estruturam-se em ambientes físicos e se mantêm no mercado em posição de destaque, usando apenas a internet. Claro que o cuidado deve ser constante, para que se faça um projeto de negócio online promissor. Sabendo disso, listamos 7 perguntas essenciais que todo empresário deve ter em mente na hora de começar o desenvolvimento da loja virtual de sua marca.

1 – Qual a melhor plataforma para gerir os produtos depois do desenvolvimento da loja virtual?

Para começar a planejar o desenvolvimento da loja virtual, você precisa de um pouco de conhecimento das plataformas de gestão de produtos. Atualmente já estão disponíveis algumas nas quais você tem todo o serviço pronto, mas em alguns casos elas se tornam bastante limitadas.

Com o tempo, a necessidade de crescimento vai surgir e então tais plataformas podem ser um bloqueio. Há, contudo, o WordPress, uma plataforma para desenvolvimento de loja virtual totalmente gratuita e com código aberto para qualquer tipo de modificação que você precisar. Além dessa vantagem, com um pouco de leitura você dominará o sistema rapidamente e sem dificuldade.

2 – Como posso alavancar minhas vendas após o desenvolvimento da loja virtual?

O planejamento é o segredo. Não é apenas a divulgação do produto em exposição, mas muito mais. Você precisará dominar alguns quesitos durante o desenvolvimento da loja virtual:

  • Uma ótima estratégia de venda;
  • Análise do mercado para saber implantar o marketing digital com eficiência;
  • Análise da concorrência para saber como ter o destaque desejado;
  • Trabalhar a pós-venda que ainda é algo bastante carente no e-commerce;
  • Logística eficiente;
  • Ter um critério de precificação;
  • Trabalhar a divulgação.

Todos esses quesitos incluem-se em um plano de estratégia digital bem elaborado. Enquanto há o desenvolvimento da loja virtual pela empresa, já é possível trabalhar essas questões com o planejamento de marketing do seu negócio.

3 – Devo usar as redes sociais para divulgar mais produtos?

Sempre! As redes sociais são, atualmente, uma ótima ferramenta de divulgação de uma marca ou produto. Tenha uma FanPage bem estruturada no Facebook, uma conta no Twitter com atualizações relevantes e publicações inteligentes no Instagram. Você conta ainda com outras plataformas como o Flickr, Pinterest, Tumblr, etc. Todo o trabalho de desenvolvimento da loja virtual também precisa de ligação com esses sites.

4 – O desenvolvimento de loja virtual é demorado?

Todo site precisa de um tempo para ser bem implantado na web. O desenvolvimento da loja virtual vai depender completamente da empresa contratada. Cada atuante no mercado de criação e manutenção de sites possui seu sistema de trabalho e é você quem deve analisar qual está dentro da sua urgência.

Na InCuca, por exemplo, a produção e desenvolvimento de loja virtual são trabalhados de acordo com a necessidade de cada cliente. O prazo final é você quem define e o nosso trabalho é produzir o melhor dentro desse intervalo de tempo, levando em consideração as aprovações contínuas e importantes para o resultado satisfatório.

5 – Como posso ser original no desenvolvimento da loja virtual e durante o seu funcionamento?

Seja flexível. Marcio Kumruian, fundador da loja Netshoes, em entrevista para o site “Economia” da Uol, afirmou que o segredo para seu faturamento de R$ 1,3 bilhões em apenas em um ano de trabalho é a flexibilidade. Ele conta que o plano é muito importante para o andamento de um projeto, principalmente na fase de desenvolvimento da loja virtual, mas também é preciso manter-se atento sobre a necessidade de mudança. Não tenha medo de ousar sempre que for permitido.

6 – É preciso pensar na manutenção do site ainda durante o desenvolvimento da loja virtual?

Completamente. O desenvolvimento da loja virtual é uma fase importante para todo o funcionamento do seu e-commerce. Você precisa também pensar e programar a manutenção do mesmo ainda na fase de criação. É necessário saber como atualizar com praticidade, como deixar sua loja segura contra invasões de hackers, saber como ela está em popularidade na internet e muito mais.

7 – Eu preciso dominar a internet para ter um bom desenvolvimento da loja virtual ou a empresa contratada cuida disso?

O domínio da internet é necessário não apenas para saber como o desenvolvimento da loja virtual é feito, mas para evitar erros ao longo dos anos. Você não precisa saber tudo, mas conhecer as aplicações é um grande diferencial. Ler bastante, perguntar sempre que for preciso e fazer reciclagem de sua aprendizagem vai melhorar consideravelmente o posicionamento do seu empreendimento na web.

Ficou com alguma dúvida sobre o desenvolvimento de lojas virtuais? Escreva pra gente pelos comentários.