Página inicial | Projeto digital | 9 dicas para melhorar performance de site e otimizar a experiência do usuário com o seu negócio

9 dicas para melhorar performance de site e otimizar a experiência do usuário com o seu negócio

Melhorar a performance de um site e garantir seu sucesso envolve funcionalidade, tempo de carregamento, técnicas de SEO, ausência de erros de programação, velocidade da página e outros fatores que repercutem na experiência do usuário.

Mas, afinal, por que isso é tão importante? A principal resposta para essa pergunta está no fato de que ninguém gosta de perder tempo esperando uma página carregar ou acessar um site que está sempre travando, é pouco prático, etc.

Segundo pesquisa da Amazon, uma desaceleração do carregamento da página em apenas um segundo poderia custar US $1,6 bilhão em vendas a cada ano. Já o Google calculou que, ao reduzir resultados de pesquisas em quatro décimos de segundo, eles poderiam perder oito milhões delas por dia – o que também significa muitos milhões a menos recebidos em anúncios online.

Ou seja, melhorar a performance do site da sua empresa implica em maior alcance, mais audiência e, principalmente, resultados financeiros positivos. Confira no artigo algumas formas de você implementar isso em seu negócio!

 

Como fazer para melhorar a performance do seu site?

Criar o ambiente digital perfeito para o seu negócio é uma tarefa que precisa de profissionais empenhados nessa missão. Eles têm o conhecimento adequado para fazer tudo acontecer. Por exemplo, você sabia que a velocidade da página interfere no ranqueamento do site no Google? Assim, se sua loja virtual é lenta, além de prejudicar o tráfego orgânico, pode sofrer penalizações do gigante das buscas. Estar bem ranqueado é essencial para que os seus produtos sejam vistos.

Algumas dicas podem contribuir tanto no processo de manter o site na velocidade adequada – que favorece a experiência de quem o acessa – quanto de assegurar o desempenho no ambiente mobile e no desktop. Aqui vão elas:

 

Reduza o tamanho das imagens

Fazer o upload das imagens nas dimensões em que serão utilizadas faz total diferença para que o site fique mais dinâmico.

Deixar que o site faça esse redimensionamento via HTTP ou CSS pode atrasar o carregamento. Além disso, a imagem vai ocupar mais espaço sem necessidade.

Usar o tipo de arquivo correto também faz diferença: JPG para imagens com muitas cores; PNG para gráficos ou logotipos; e GIF para ícones e animações.

 

Faça testes de velocidade

Se você deseja deixar o seu site mais veloz, fazer um teste é o começo, pois isso mostrará qual a posição dele nesses termos e os problemas a serem solucionados. Existem algumas ferramentas para isso, como o Page Speed Insides, que é do próprio Google. Rápido e intuitivo de usar!

 

Otimize o SEO do seu site

Realizar análises regulares de SEO é o caminho para certificar-se de que a página está operando como deveria, aparecendo nas buscas e proporcionando uma boa experiência. Não se esqueça de adicionar as principais palavras-chaves na meta description e incluir links internos que direcionam para outros sites.

 

Diminua a quantidade dos redirecionamentos

Sabia que redirecionamentos em excesso sobrecarregam o servidor? Eles são realizados para indicar nova localização de conteúdos, rastrear cliques e impressões, mas fazem com que haja um ciclo adicional de requisições que atrasam o carregamento do site. Usar uma página com design responsivo é a saída para evitar que isso aconteça, pois a própria página se adapta à tela do usuário.

 

Escolha um servidor adequado

Quando ainda se está construindo um negócio é comum recorrer a hospedagens mais baratas, mas, com o passar do tempo, as demandas podem crescer e os recursos necessários também. Os servidores influenciam na velocidade de carregamento de suas páginas em geral, assim como no tempo que o primeiro byte leva para carregar.

Além de servidores compartilhados, VPS, particulares e da própria nuvem, os gerenciados são comuns e disponíveis principalmente para sites em WordPress. Nesse caso, o provedor é quem cuida dos backups, do desempenho e, principalmente, da segurança.

 

Verifique os plugins

Alguns plug-ins são importantes, como o SEO Redirection, que pode identificar redirecionamentos desnecessários para você eliminar. No entanto, em excesso, deixam o site lento e aumentam o peso da página. Então, prefira instalar aqueles que realmente fazem sentido para o seu negócio e que tornam a experiência do usuário melhor.

 

Atente-se ao número de publicidades

O mesmo vale para o número de propagandas que aparecem no seu site. Ter campanhas veiculadas e fazer parcerias são medidas importantes, mas aumentam o tempo de carregamento. Além disso, vale a pena se atentar aos banners, que precisam estar no padrão adequado para funcionarem.

 

Aproveite o cache do navegador

Utilizar o cache do navegador significa que os conteúdos do site serão guardados no dispositivo do usuário, por isso vão carregar mais rapidamente numa próxima visita à página.

Essa solicitação é feita pelo servidor e, geralmente, acontece de forma automática. Porém, se não acontecer, é necessário incluir um arquivo para forçar a utilização do cache. Para isso, existem alguns plugins, como o W3 Total Cache e o WP Fastest Cache.

 

Faça compressão de arquivos

Comprimir ou compactar os arquivos significa reduzir o tamanho com que eles são enviados pelo servidor e o tempo de transferência. Acredite, essa é uma das medidas mais eficientes para diminuir o tempo que se leva para carregar as páginas.

Os navegadores atuais são compatíveis com esse formato e fazem essa compactação automaticamente sempre que um site é acessado, No entanto, é preciso garantir que o servidor escolhido esteja configurado para a ação e que os arquivos estejam lá quando solicitados.

O GZip é um formato de arquivo comprimido e pode ser ativado no WordPress por meio de plugins.

 

Otimização da experiência do usuário

Além dessas nove dicas específicas que selecionamos para mostrar a importância de melhorar performance de site e, por consequência, o tempo que o usuário passa nele, outras questões são determinantes na arte de performar bem o seu negócio ou conteúdo.

Um serviço de inteligência e análise digital, que envolve inspeção de infraestrutura do site, mapeamento de tráfego, canais de aquisição, análise de dados, audiência, definição de objetivos estratégicos e mais, também contribui nesse objetivo.

Já a otimização da audiência do site, que está focada na qualificação de público-alvo e no diagnóstico da jornada do usuário, por exemplo, facilita a compreensão a respeito da experiência dos indivíduos na página e fornece elementos para adequá-la cada vez mais às expectativas do consumidor.

 

Constância para melhorar performance de site

Anotou tudo? Saiba que o desempenho é algo a ser avaliado durante toda a vida útil do seu site. Ou seja, a manutenção precisa ser constante e é uma das prioridades para fazer um negócio online dar certo.

Aumentar a vantagem competitiva no mercado de interesse envolve atenção aos detalhes. Conforme as ações descritas neste artigo foram implementadas, será possível observar os resultados e se destacar organicamente.

Lembre-se: velocidade da página, bom ranqueamento no Google, tempo de carregamento, otimização de SEO, tudo isso deve estar alinhado para garantir a permanência no caminho do sucesso.  

Quer entender como aplicar tudo isso de maneira simples e rápida em seu negócio? Fale com um de nossos especialistas em negócios digitais, que te ajudarão a melhorar sua performance na internet, além de impulsionar seus resultados!

7 passos

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
11 de janeiro de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram