técnicas de SEO

Escrito por Kleiton Reis

avatar

Como utilizar as técnicas de SEO e se destacar no seu ramo de atividade

As técnicas de SEO são um conjunto de estratégias que têm por objetivo auxiliar no posicionamento de um site nos mecanismos de busca da web, como o Google. E assim, trazer maior visibilidade e credibilidade para um domínio. Quer saber como fazer isso? Confira! 

Quando o assunto é empreendedorismo digital, independente do ramo de atividade em si, se torna indispensável atribuir as técnicas de SEO para conquistar uma presença sólida e consistente no mercado da web. 

O método é um dos pilares para ganhar autoridade e credibilidade dentro da internet. Aplicando corretamente as técnicas de SEO, as chances de ampliar um negócio e conquistar cada vez mais clientes, além de uma maior propagação de conteúdo, é imensa. 

Entretanto, em plena Era Digital, muitos empreendedores ainda desconhecem a importância da estratégia para alavancar um determinado negócio ou projeto. A questão é que cada vez mais, produzir conteúdos úteis junto com a adoção dessas técnicas, é a maneira mais efetiva e assertiva de garantir resultados e gerar leads. 

Quer saber como fazer isso? Acompanhe agora as melhores dicas de SEO para ter uma página otimizada! 

Afinal, o que é SEO?

SEO ou Search Engine Optimization é uma das principais estratégias do Marketing Digital. Esta, parte do conjunto de técnicas que quando atribuídas, visam melhorar o posicionamento de domínios da web nos mecanismos de busca, como o Google e Bing. 

Sua importância têm relação com a proporção do alcance que pode oferecer a uma marca, site, empresa ou projeto na internet. É necessário analisar que, dentro da web, você concorre com milhares de outros domínios com relação ao seu ramo de atividade. Então, como se destacar dentro de um mercado tão concorrido?

Leia mais: Principais hacks de SEO

Para que isso aconteça e determinada empresa se torne referência no mercado, é necessário ter credibilidade e uma excelente visibilidade de potenciais clientes. Esse é o papel do SEO. 

Os motores de busca utilizam uma série de parâmetros para decidir quais serão os conteúdos apresentados nos primeiros lugares da página de pesquisa. Para se ter uma ideia, estudos mostram que 30% dos cliques ficam para aqueles domínios que estão nas primeiras três posições. 

Esse posicionamento garante aumentar o tráfego, conversão e, consequentemente, gerar mais leads para a página em questão. 

Para que isso aconteça, existem diferentes técnicas que, quando colocadas lado a lado, fazem com que o site fique mais compatível a esses parâmetros. Quer saber quais são elas? Confira agora! 

Palavras-chave

As palavras-chave, também conhecidas como Keywords, nada mais são do que as palavras usadas pelos internautas ao realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca. Elas expressam as intenções de busca por parte do público. 

Normalmente, conteúdos são encontrados pelo Google por meio das palavras-chave usadas nele e de acordo com a busca realizada.

A necessidade do uso das palavras-chave dentro de uma estratégia de Marketing Digital se dá pelo fato de que, os potenciais clientes irão buscar tirar dúvidas/obter conhecimento através das keywords. E, atribuindo as mesmas ao seu conteúdo, as chances de visualização dessas pessoas para com o site em questão, aumentam. 

Por exemplo, um domínio responsável pela venda de convênios odontológicos empresariais deve usar palavras-chave relacionadas ao tema. Opte pela keyword “plano odontológico empresarial preços”. Assim, quando uma busca no Google com essas palavras for realizada, as chances de direcionamento ao site em questão aumentam. 

O uso das keywords facilita a leitura do texto por parte do usuário, na estruturação do mesmo e te coloca em um posicionamento melhor em relação a concorrentes. É necessário estudar quais palavras-chave estão relacionadas ao seu negócio e ofertar conteúdos otimizados para os usuários com relação a esses termos. 

Produção de conteúdo

O Marketing de Conteúdo está diretamente relacionado com as estratégias de SEO. A verdade é que, trazer conteúdos relevantes e de qualidade para o público, de acordo com a sua persona, aumenta as chances de otimização da página e posicionamento nos campos de busca. 

Leia mais: Por que começar hoje a produzir conteúdo para o seu blog

Sendo assim, tenha em mente que investir em conteúdos explicativos e educativos que resolvam as dúvidas dos consumidores em potencial, pode aumentar a chance de conversão dos mesmos em leads para o seu negócio. 

Algumas práticas úteis para criar conteúdos relevantes são:

  • Promova relevância a longo prazo;
  • Publicações informativas/Educativas;
  • Use referências e linguagem do segmento;
  • Proponha um problema ao longo do conteúdo;
  • Foque na resolução.

Por exemplo: Um internauta pesquisou por um plano odontológico pessoa física, mas está tendo problemas relacionados à necessidade de contratar um. 

Se o domínio relacionado ao tópico em questão ofertar conteúdos otimizados que expressem a importância, preços em geral, variáveis de cobertura, entre outros, as chances do consumidor se tornar um lead são maiores. 

Isso por que você oferece a ele todas as soluções de dúvidas que podem ser criadas ao longo do processo de pesquisa. 

Existem várias técnicas de SEO para otimizar conteúdos e consequentemente, alcançar um posicionamento melhor nos mecanismos de busca e converter mais leads. Quer saber quais? Continue lendo!

1. Title Tag

A title tag é o título do domínio que aparece nas páginas de busca da web. Ela dá uma prévia ao usuário do que vai encontrar no site em questão. 

Esse recurso é de importância fundamental no processo de SEO e otimização de sites. Isso por que é a primeira coisa que o internauta examina quando chega no seu site e com isso, pode-se extrair uma ideia básica do que o conteúdo em questão aborda. 

É ideal que a sua palavra-chave apareça na title tag, assim usuários que estejam pesquisando por assuntos relacionados ao do seu domínio, poderão encontrá-lo com mais facilidade. 

Seguindo o exemplo citado acima, imagine que o usuário faça uma pesquisa para obter mais informações sobre um plano odonto empresa e realiza uma busca com esse termo. 

Leia mais: Otimização de SEO: 40 dicas práticas

Em conteúdos relacionados e relevantes onde essa keyword está posicionada na Title Tag, as chances de aumentar a visualização para um número maior de usuários que façam essa mesma pesquisa, cresce. 

Deve-se sempre ter em mente que a sua estratégia deve priorizar a solução de problemas dos clientes em potencial de acordo com o seu ramo de atividade, trazendo sempre conteúdos consistentes e explicativos. 

2. Títulos e Subtítulos

As técnicas de SEO utilizam das heading tags para caracterizar conteúdos e deixá-los visualmente mais agradáveis aos olhos dos usuários. 

Ou seja, existe uma estrutura padronizada que vai determinar quais são os itens considerados mais importantes em uma página. Essa disposição ajuda a ampliar a capacidade dos mecanismos de busca, além de promover uma melhor navegação aos internautas. 

Utilizando as heading tags, é possível destacar com facilidade que a página em questão possui diversos conteúdos com seus diferentes níveis de importância para determinado tópico. 

É fundamental ter em mente que a hierarquia das heading tags deve sempre ser respeitada, obedecendo a ordem h1, h2, h3 e assim por diante. 

Para uma visualização melhor, o título de um conteúdo deve sempre estar posicionado como a header 1 (h1), pois se trata da principal heading tag. Basicamente, ela se consiste em um resumo do que o internauta irá encontrar no corpo do texto. É recomendada a utilização das keywords para que a página consiga mais credibilidade nos mecanismos de busca. 

Seguindo essa estrutura, as demais heading tags são usadas como subtítulos de uma página. A header 2 é o subtítulo principal, e, dentro dela, podem haver outros subtítulos, que serão a header 3 e assim por diante. 

São um recurso excelente para incluir palavras-chave complementares, ou seja, variações ou complementos das keywords principais. 

3. Meta Description

A Meta Description, ou Meta Descrição, se caracteriza pelo texto que aparece logo abaixo do título e do link de uma determinada página quando uma pesquisa é realizada na web. 

marketing digital

Ela vêm como forma de complementação do título que aparece nos motores de busca, deixando o conteúdo melhor estruturado para os potenciais leitores. Essa técnica tem a função de resumir o que o internauta irá encontrar dentro daquele conteúdo, de forma que o mesmo se sinta atraído a clicar no link. 

A Meta Description não influencia diretamente no ranqueamento de uma página no Google, entretanto, pode ser um mecanismo fundamental para a conversão de potenciais usuários em leads. 

Isso porque, de nada adianta ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca se a quantidade de cliques que levam os usuários até a sua página é baixa. Além de ter um bom posicionamento, ofertar conteúdos de qualidade e que chamem a atenção do internauta a ponto dele clicar no domínio é um fator extremamente importante. 

O resumo de Meta Description acaba, por sua vez, influenciando positivamente nesse processo de SEO.

Link Building

Dentro de uma estratégia de SEO, você deve partir do critério que, além de observar todos os parâmetros do seu site para com o público em questão, os motores de busca também irão analisar a sua relação com os outros domínios da web. Por tanto, uma estratégia de Link Building é fundamental para fortalecer ainda mais o seu projeto. 

Link Building é um conjunto de estratégias que têm como principal objetivo a construção de links externos que irão apontar para determinado site. Esse processo têm a finalidade de gerar mais tráfego para o domínio em questão, além de trazer influência e melhoria na credibilidade com os mecanismos de busca.

As estratégias de Link Building funcionam como uma via de mão dupla. Determinado site produz bons conteúdos e, como retorno, outros domínios da web o indicam através de links. 

No processo de Link Building, é fundamental levar em conta que os links (chamados backlinks) devem direcionar a páginas relevantes, e não somente a página principal de um site, por exemplo. 

Vejamos da seguinte forma: Um blog de Marketing Digital têm um conteúdo com links que levam o internauta a outro blog, também voltado ao assunto em questão. Esses links, direcionam o usuário a outros artigos, que por sua vez, complementam as informações do artigo principal do blog número 1, fazendo com que a experiência do usuário seja mais agradável e também, conquistando a presença dele e o aumento de tráfego para o blog número 2. 

Redes sociais

A relação entre as estratégias de SEO e redes sociais visa o aprimoramento nas relações com os internautas, além de promover uma melhor interação com possíveis leads. 

Essas características são elementos fundamentais para trazer redirecionamentos da rede para o site em questão. 

Além de serem plataformas que promovem a interação com o público, podendo esclarecer dúvidas, responder comentários e menções e assim, mantê-los mais “perto”, é possível analisar o volume de tráfego que a rede vêm proporcionando para o domínio na web, assim como o número de cliques que foram convertidos em vendas e quantas vezes um post foi compartilhado, por exemplo. 

Essas ferramentas ajudam o empreendedor a saber se o planejamento da sua estratégia de SEO está obtendo realmente, os resultados desejados, ou não. 

Coloque essas dicas em prática!

Para alavancar um negócio e se destacar no tão concorrido mercado, independente de qual seja o ramo de atividade, é fundamental ter em mente que as estratégias de SEO são essenciais para melhorar o posicionamento da sua página nos motores de busca. 

Essas técnicas, ao lado de um conteúdo otimizado que permite esclarecer dúvidas e levantar informações para os usuários, são a chave para aumentar a conversão de potenciais clientes em leads e, consequentemente, aumentar o faturamento da sua empresa. 

Seja auxiliar na propagação de conteúdo, gerar visibilidade, posicionar o site corretamente ou converter usuários em leads, o conjunto das estratégias deve ser pensado de forma concisa, sendo necessário um planejamento estratégico a médio e longo prazo para que assim, os resultados se tornem visíveis. 

Tenha em mente a importância de todas essas aplicações e como elas podem fazer com que o nome da sua marca, projeto ou negócio se sobressaia em relação aos outros do mercado! 

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto