Página inicial | Performance digital | Autoridade de domínio: o que fazer para aumentar?

Autoridade de domínio: o que fazer para aumentar?

Seu site tem uma boa autoridade de domínio? Essa importante métrica de SEO ajuda a entender o potencial do seu site em ocupar a primeira posição no mecanismo de pesquisa do Google.

Estar no topo das buscas é, sem dúvida, o objetivo de qualquer estratégia de marketing, uma vez que esse fator é essencial para gerar mais tráfego e, consequentemente, mais conversões. 

Aplicar técnicas de SEO é fundamental para otimizar o site e, com isso, atrair novos visitantes qualificados. Tão importante quanto colocar em prática essas medidas é mensurar os resultados, pois isso ajuda a diminuir erros e aumentar a eficiência digital.

Autoridade de domínio (Domain Authority) é uma métrica criada pelo Moz, que ajuda a entender o nível de ranqueamento de um site. Um conceito muito difundido em estratégias de SEO que mede de uma escala de 1 a 100 a performance orgânica de uma página web.

Agora que você já entendeu o que é autoridade de domínio, saiba por que os especialistas em marketing estão cada vez mais usando essa métrica para melhorar os resultados de um site. 

 

Autoridade de domínio: entenda como essa métrica influencia no seu site

Na era em que a transformação digital vem revolucionando o dia a dia dos consumidores e reforçando o potencial competitivo de empresas que investem em negócios digitais, é preciso ir além de um site bonito e dispor de uma estratégia de marketing sólida e consistente. 

Quando uma empresa resolve colocar sua marca no mercado virtual, ela está construindo sua imagem perante ao público, que vai se fortalecendo com o passar do tempo. Para manter seu negócio competitivo, é fundamental que o site esteja bem posicionado no Google.

Tudo isso contribui expressivamente para a reputação digital da marca, elevando o reconhecimento das pessoas. Confira tudo sobre o assunto em um artigo completo.

A autoridade de domínio é essencial para que o site esteja nas primeiras posições do buscador. O Googlebot valoriza um domínio de autoridade que ofereça informações originais, verdadeiras e de qualidade sobre os temas abordados.  

Apesar da sua importância para tornar mais eficazes as estratégias de marketing, muitos profissionais da área ainda não sabem como descobrir a métrica, é isso que você acompanha no próximo tópico.  Continue sua leitura!

 

Como descobrir a autoridade de domínio do seu site?

Chegou a hora de colocar a mão na massa e saber como anda a autoridade de domínio do seu site. Para isso, vamos usar uma ferramenta oficial da Moz.

Confira o passo a passo: 

  • Acesse o Explorador de links da Moz;
  • Em seguida, insira a URL da página que será avaliada. Você pode verificar uma página específica (exact page), o site completo (subdomain) ou domínio(root domain);
  • Agora, basta clicar em analyze e o resultado será exibido na tela.

Observe que essa plataforma também oferece outros recursos interessantes, como o número de palavras-chaves ranqueadas na página.

Viu só como é bem simples, existem outras ferramentas que também são oficiais, como a MozBar.

 

Veja como aumentar a sua autoridade de domínio em 5 passos 

Quer aumentar a autoridade de domínio do seu site? Aprenda, agora, como elevar os resultados em 5 passos. 

 

1- Link building: Você, provavelmente, já deve ter lido um texto e quando clicou em uma palavra foi direcionado para outra página, que pode ser do próprio site ou de uma página externa. 

Isso nada mais é do que estratégia de link building, que ajuda - e muito - a aumentar a autoridade de domínio.

Portanto, quando estiver produzindo um conteúdo utilize backlinks internos que direcionem o usuário para outras páginas dentro do seu site.

 

2- Fique de olho na concorrência: Tá legal, você conseguiu uma nota alta na autoridade de domínio, mas você já fez a comparação com seus concorrentes?

É isso mesmo, essa métrica faz ainda mais sentido quando você identifica seus competidores e sabe o nível de autoridade deles. Para fazer isso, utilize plataformas como SEMRush e Keyword Explorer.

Essas ferramentas te ajudam a identificar seus concorrentes e ainda mostram as autoridades de domínio de cada uma delas.

Interessante, né? Assim, você pode entender como está seu posicionamento em comparação aos concorrentes.

 

3- Feche parcerias de sucesso: como mencionamos anteriormente, os backlinks ajudam a aumentar a autoridade de um site. Para isso, feche parcerias com empresas que possuem páginas com maior autoridade que o sua.

À medida que elas colocarem links dos seus conteúdos no site, o Google passa a entender que seus materiais são relevantes e apresenta para mais usuários.

 

4- Produza bons materiais: a produção de conteúdo deve levar em consideração qualidade e relevância. Esses dois quesitos são valorizados tanto pelo público quanto pelo Google.

Do contrário, seu site pode ser identificado como conteúdo indesejado e não é isso que você quer, né? Portanto, mais que quantidade, priorize a qualidade do que você oferece. 

E não se esqueça: os temas devem ser de interesse da sua persona, isso é essencial para a jornada de compra. 

 

5- Utilize estratégias de SEO no seu site: a essa altura, você já deve ter entendido a importância que as técnicas de SEO têm para elevar o desempenho de uma página web.

Essas medidas são imprescindíveis se você quer ganhar maior visibilidade no mundo digital, pois assim é possível adequar os conteúdos do site de acordo com o que o Google considera relevante.

Ah, e não se esqueça de analisar os resultados. Agora, se você quer ser ainda mais assertivo, utilize o teste A/B para entender como o usuário se comporta em diferentes cenários, ao colocar no ar duas versões de um mesmo conteúdo.

Saiba como utilizar corretamente esse método nas suas estratégias, confira nosso artigo sobre o tema. 

 

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlogCUC CTAs LP Projetos LateralCUC W.02 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Samuel Adiers Stefanello
2 de dezembro de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram