Página inicial | Performance digital | Teste a/b estratégico: como aumentar a performance do site

Teste a/b estratégico: como aumentar a performance do site

No marketing digital, não há fórmula mágica. O que existem são boas práticas que aliadas a análise, comparação e mensuração de resultados torna possível alcançar os objetivos desejados. Para chegar a esses dados estratégicos, faça o teste A/B. 

Este teste tem como objetivo analisar e comparar diferentes variáveis. Para isso, são criadas duas versões de um mesmo conteúdo, chamadas de versão de controle (A) e versão variante (B) para descobrir qual tem melhor desempenho. Ou seja, qual atrai o maior número de usuários para a página. 

Por meio do teste, você analisa botões, imagens, formatos, chamadas para ação, tipo de linguagem, imagens, dentre outros elementos do seu site, para descobrir o que performa melhor. 

Inúmeros fatores contribuem para a jornada de compra do consumidor. Mas, como mencionamos anteriormente, não existe receita pronta, é preciso conhecer o seu cliente, suas peculiaridades e necessidades. 

Compreendendo como o público atua em cada variável, suas estratégias passam a ser assertivas, a produção de conteúdo mais precisa e a experiência do usuário satisfatória.  

Para entender melhor como o teste A/B funciona e pode ajudar seu site a ter um melhor retorno, leia este artigo até o fim. Boa leitura!

 

O teste A/B realmente é eficiente? Como é possível aumentar a performance do site?

Assim como em experimentos de laboratório, o teste A/B não trabalha com teorias rasas e achismo, muito pelo contrário, ele resulta em dados confiáveis. Você consegue descobrir o que realmente funciona e o que mais agrada seu público. 

Pode até parecer clichê, mas são os detalhes que fazem a diferença no marketing. Cor, CTA ou uma imagem específica podem trazer um retorno muito maior. Isso porque melhora a experiência do usuário e faz com que ele percorra o caminho até a decisão de compra. 

Vamos imaginar que você tem uma landing page rodando, porém, com taxa de conversão muito baixa. Para otimizar seus resultados, é possível rodar uma nova versão, alterando a imagem, por exemplo, e monitorar qual obtém mais cliques. 

Quer melhorar a conversão das suas Landings Pages? Confira o material que preparamos com 5 dicas incríveis que vão tornar sua página campeã de vendas. 

 

Quais são as suas vantagens?

Agora que você já sabe como este teste pode te ajudar a otimizar suas estratégias, está na hora de conhecer suas vantagens. Então, prossiga com sua leitura.

 

Redução de custos

Os experimentos do teste A/B permitem que suas decisões sejam embasadas em dados confiáveis. Assim, o investimento financeiro é mais assertivo, pois achismos, teorias e gosto pessoal dão lugar a insights precisos

Quando você adota o teste em suas campanhas, você reduz falhas que levam ao prejuízo, pois as decisões são tomadas com base no que, realmente, traz bons retornos.  

 

Aumento das vendas

De todos os benefícios, podemos dizer, sem sombras de dúvidas, que é o mais importante para uma empresa. Além de estar atrelado aos seus lucros, melhora sua reputação digital perante ao público.

Ao oferecer uma navegação fluida aos usuários, é provável que a taxa de rejeição reduza, enquanto a taxa de conversão cresça, e o resultado será o aumento das suas vendas. 

É tudo o que você queria, não é mesmo? Então, continue acompanhando as vantagens do teste A/B.

 

Diminuição da taxa de rejeição

Uma grande vantagem é descobrir se uma página está tendo evasão de usuários. Quando você faz as melhorias certas, com base nos dados, é possível manter os visitantes por mais tempo no seu website.

 

Crescimento na taxa de conversão

Para otimizar sua página, o teste A/B será seu grande aliado. Por isso, abandone teorias e embase suas estratégias em fatos consolidados. 

De acordo com dados do Baymard Institute, a taxa média de abandono de carrinho é de 69,99%. Ao colocar o teste em prática, você entenderá o que melhor funciona e aumentará sua taxa de conversão.

 

O que é possível testar?

Você já parou para pensar que, ao inserir um elemento diferente, sua página pode ter uma performance melhor? Pois é, tudo o que otimize a experiência do usuário traz resultados consistentes. 

E não é apenas no seu site que você pode usar o teste A/B, é possível analisar redes sociais, email marketing, LP, campanhas de ADS e muito mais. 

Você pode testar no seu site: 

  • URL;
  • Títulos e intertítulos;
  • Imagens;
  • Cor;
  • Formulários;
  • Descrições de produtos;
  • CTAs.

Toda vez que há necessidade de analisar alguma métrica, como aberturas, geração de leads, cliques, dentre outros, o teste A/B pode ser utilizado com sucesso para otimizar a performance. 

 

Melhores ferramentas para fazer o teste A/B

Chegou a hora de colocar a mão na massa. Mas, como fazer o teste A/B? Para tornar essa tarefa mais fácil, tenha ajuda de alguma ferramenta. 

Separamos as mais práticas e eficientes para te ajudar nesse processo. 

Lidar com a grande concorrência não é uma tarefa fácil. Por isso, é tão importante tomar decisões assertivas. Um único usuário insatisfeito conta a experiência negativa para aproximadamente 15 pessoas, segundo a Zendesk

Então, agora que você já sabe como aumentar a performance do seu site com o teste A/B, aproveite para expandir seus conhecimentos e melhorar a conversão com as dicas que preparamos em um artigo do nosso blog. 

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
4 de novembro de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram