landing page

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Landing Page: 5 dicas para uma página campeã em conversões

Ao visitar sites e blogs, provavelmente você deve ter visto conteúdos exclusivos que exigiam um formulário para serem acessados. Esse tipo de página é conhecido como landing page. Uma landing page é uma página estruturada com o objetivo de realizar conversões. Nesse caso, a conversão de visitantes em contatos valiosos para seu objetivo da marketing.

A landing page é uma entre as diversas ações possíveis do Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Se bem estruturada, essa página pode ser uma fonte de conversões poderosa.

Para ajudá-lo nisso, confira, a seguir, dicas de como estar no caminho para desenvolver uma página campeã em conversões. Acompanhe.

1. O foco da landing page deve ser claro

A oportunidade de passar uma mensagem na web deve ser aproveitada ao máximo. O tráfego gerado em seu site, sozinho, não significa nada. É por isso que a landing page é um recurso que ajuda na qualificação dos acessos. E essa efetividade só é possível com um foco único e bem delineado.

Em pouco tempo, o usuário deve entender a proposta, absorver a mensagem e tomar a ação desejada. Por isso, é essencial que o foco seja claro. Abuse de elementos gráficos de apoio e invista no copydesk, a otimização de destaque da landing page. Oriente o visitante para que ele se sinta atraído pelo que a landing page tem a oferecer.

2. Trabalhe o Call to Action (CTA) para que seja excelente

O Call to Action, como o nome já sugere, é uma chamada para a ação. É o elemento que chama a atenção do usuário para realizar determinada ação. Esse elemento pode ser um botão, um banner, um link, não importa. O que importa é que ele tenha todo o destaque possível para que possa gerar conversões.

Entretanto, é importante não abusar dos CTAs, o que poderia fazer com que sua ação perdesse efetividade e confundisse o visitante. Assim, evite o uso de CTAs em excesso. Prefira utilizar CTAs simples e diretos para orientar o visitante a tomar a ação desejada. A Whirlpool, por exemplo, aumentou a CTR (Click Through Rat , taxa de cliques) em suas ações online em mais de 40%, depois de eliminar 3 botões call to action secundários e inserir um botão simples, objetivo e direcionado.

Ainda, posicionamento, contraste das cores, tamanho… todos os elementos devem conversar e estar em harmonia com a página. Nesse trabalho em busca do CTA excelente, é preciso considerar todos os pontos de interação. Existem ações que direcionam o usuário para a landing page além do site? O texto utilizado no CTA convenceria alguém a se cadastrar em sua página de conversão?

3. Monitore resultados e realize testes A/B

A jornada para uma página campeã em conversões é incremental. Por isso, é preciso que a landing page esteja exibindo para seu negócio dados que possam otimizar a eficiência da ação. Origem do tráfego, taxas de rejeição, cliques no CTA e outros indicadores trazem insights para aumentar a efetividade da ação.

Ferramentas como testes A/B podem ser úteis para que a landing page possa converter mais e atrair futuros clientes. Realizando pequenas alterações em duas versões da mesma landing page, é possível segmentar seu envio e descobrir qual opção gera as taxas de conversão desejadas.

4. Destaque o formulário

Caso você já tenha visto uma landing page, poderá notar como o formulário tem prioridade em relação aos demais elementos. Afinal, é ele que será a fonte de captação de e-mails e contatos para seu negócio.

Portanto, trabalhe o design e a usabilidade do formulário. Caixas de destaque, campos simplificados e cores contrastantes podem fazer com que a conversão se intensifique.

5. Transmita credibilidade na landing page

Não basta apenas se limitar ao discurso da proposta em si. É preciso fazer com que a solução do conteúdo transmita credibilidade. Se sua landing page oferece um guia com conteúdo relevante para o público, mostre exemplos e dados do mercado que fundamentem a sua importância.

O uso de depoimentos, por exemplo, reforça a mensagem da landing page e demonstra o valor estabelecido nessa troca. Nenhuma pessoa gosta do sentimento de incerteza quando seus dados são requisitados em uma página. Assim, é preciso respeitar essa ação e incentivá-la ao máximo, sem perder a confiança do visitante.

Sua empresa já realizou ações com landing page? Você já obteve resultados com conversões utilizando alguma estratégia desse tipo? Compartilhe sua experiência nos comentários. Até a próxima!