Página inicial | Segurança digital | Como evitar ataques de preenchimento de credenciais?

Como evitar ataques de preenchimento de credenciais?

Os hackers procuram sempre a menor brecha para conseguirem entrar em um sistema e conseguir aquilo que buscam – seja algum tipo de dado, dinheiro, informações sigilosas etc. E uma nova modalidade usada por eles é o preenchimento de credenciais.

Falando assim, não parece algo que oferece tanto risco, mas se você não tomar os devidos cuidados, os estragos são os mesmos que qualquer outro tipo de hackeamento.

Neste artigo, vamos trazer informações para que você saiba o que é o preenchimento de credencial, como funciona esse tipo de ataque e como se proteger. Interessou? Então continue a leitura e descubra como a InCuca Tech pode ajudar a manter o seu site ainda mais seguro.

 

O que é preenchimento de credencial?

O próprio nome já diz, certo? Preenchimento de credencial é um dos diversos tipos de ataques cibernéticos que utiliza nomes de usuários (logins) e senhas roubadas de uma determinada plataforma para tentar acessar algum outro tipo de serviço – que pode ou não ter qualquer tipo de relação.

Para se ter uma ideia do perigo que é esse tipo de ação, cerca de 5% de todo o tráfego na internet tem relação com o ataque de preenchimento de credencial, de acordo com o levantamento 2021 Fraud and Abuse Report, da Arkose Labs.

E você tem ideia do porquê vem aumentando esse tipo de ataque em todo o mundo?

Não é nenhuma novidade a comercialização de listas com milhares de dados de consumidores na dark web. Por isso, vender dados sigilosos se tornou algo tão lucrativo e, em alguns casos, relativamente fácil e rápido, que hoje faz parte da rotina dos cibercriminosos. 

 

Por que esse tipo de ataque é eficaz?

Quando você busca por ataques de preenchimento de credenciais, verá que a taxa de sucesso é muito, mas muito baixa mesmo. Estamos falando em 0,1%, ou seja, a cada mil tentativas apenas uma é bem-sucedida.

Mas é aqui que está o pulo do gato.

Lembra que mais acima falamos que as listas com milhares de dados de contas de usuários são comercializadas na dark web? Então, é assim que esse tipo de ataque se torna um sucesso.

Não importa se apenas um deu certo se a lista tiver milhões (em alguns casos até podemos falar em bilhões) de outras opções, certo?

Outro fator que favorece muito esse tipo de ataque são as novas tecnologias utilizadas nas ferramentas que burlam as proteções de logins, tornando ainda mais simples e prático realizar ataques por meio do preenchimento das credenciais da conta de um usuário.

Os conhecidos bots podem tentar, ao mesmo tempo, diversos logins, o que também faz com que o baixo índice de sucesso não seja tão ruim assim.

Mas, de fato, o que torna esses ataques eficazes é que a grande maioria dos usuários usa o mesmo login e senha para diversas plataformas, serviços, sites etc. Ou seja, está entregando de bandeja para os cibercriminosos o acesso para todos os locais que, até então, estavam seguros para você.

 

Podemos prevenir esses ataques?

Sim! Existem maneiras que ajudam a proteger os seus dados e dos seus clientes. Separamos algumas dicas abaixo:

 

Para os usuários

Essa é relativamente a forma mais fácil, só que requer atenção e disciplina.

Usar senhas diferentes para cada plataforma e, sempre que possível, trocá-las.

Sabemos que utilizamos muitas senhas, então o recomendado é ter um gerenciador de senhas, o que facilita o seu armazenamento.

Outra estratégia que pode ser aplicada – e recomendada - é a autenticação de dois fatores sempre que possível.

 

Para as empresas

Sabemos que as organizações, sejam elas microempresas ou gigantes mundiais, também estão sujeitas a esses tipos de golpes – visto alguns ataques recentes, como aquele a uma grande varejista nacional.

Mas pode ficar tranquilo que existem opções de prevenção para o ataque de preenchimento de credenciais, e pelo menos um deles te ajudará. Selecionamos alguns dos métodos mais utilizados:

 

Autenticação multifatores ou de dois fatores

Ambas fornecem camadas adicionais de segurança e autenticação com o uso de informações que somente o dono daquela conta saberia.

Normalmente, os dados que são solicitados são recebidos através de SMS; biometria, seja facial ou impressão digital; perguntas de segurança; entre outras.

 

Bloqueio de endereços IP

Quando há algum tipo de atividade suspeita, há algumas opções para as empresas agirem, como o bloqueio do endereço do IP ou, até mesmo, manter em quarentena qualquer tipo de solicitação suspeita até que seja avaliada, verificada e autorizada (ou não).

 

CAPTCHA

Não é o favorito dos usuários, mas com certeza traz mais segurança para ele e para sua empresa.

O CAPTCHA nada mais é do que um tipo de bot que faz com que o internauta precise resolver algum tipo de desafio disponível em imagem, texto, áudio, soma matemática, entre outros.

 

Higiene de senha e segurança

Assim como para os usuários, a limpeza das senhas precisa fazer parte da rotina das empresas e de seus colaboradores, já que o uso de senhas idênticas é o que todo hacker precisa para fazer um ataque de preenchimento de credencial.

O uso de gerenciador de senhas é o ideal para armazenar automaticamente e garantir o acesso do usuário com total segurança.

 

Logins biométricos comportamentais

Sabia que é possível analisar o comportamento de um usuário e de padrões de tráfego para detectar ameaças?

Os logins biométricos auxiliam a detectar comportamentos estranhos que podem gerar algum tipo de vazamento de dados, por exemplo.

.  .  .  .  .

Essas são apenas algumas maneiras de garantir a segurança para a sua empresa digital. E se você não é um especialista no assunto ou não tem nenhum profissional contratado, fique tranquilo! A InCuca Tech, empresa referência no Brasil quando se trata de sites na plataforma WordPress, pode te ajudar!

A InCuca Tech oferece profissionais qualificados que te ajudarão a manter seu site seguro, atualizado, realizar backups diários, envio mensal de relatório, além de agregar mais valor ao que você faz. Solicite agora uma apresentação comercial para entender como gerar mais resultados para o seu negócio!

receba apresentação comercial

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
5 de julho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram