Escrito por Kleiton Reis

avatar

Como evitar invasão de hackers no site

O risco, infelizmente, é persistente: toda a empresa que tem um site pode sofrer um ataque. Conforme estimativa da Kaspersky, mais de 3,7 milhões de ataques são feitos diariamente na América Latina – e isso contando apenas ações do tipo malware. As ameaças no mundo virtual surgem a todo o momento, o que demanda cuidados extras de segurança e a busca por formas mais eficientes de como evitar invasão de hackers no site.

Nesse contexto, a melhor saída vale para nossa saúde e também para os negócios – prevenir é sempre melhor do que remediar. Assumir o controle, desenvolvendo ações proativas para proteger o site é muito menos oneroso e traumático do que ter de lidar com a pressão, as perdas e o prejuízo de um ataque hacker. E quando esse ataque envolve o roubo ou o vazamento de dados dos clientes, esse efeito nocivo tende a ser ainda mais potencializado.

Por isso, suporte e segurança precisam fazer parte do planejamento de tecnologia de qualquer negócio. Pensando nisso, nós, da InCuca, preparamos o artigo de hoje! Essa é uma oportunidade de aprender mais sobre o assunto, contando com um conteúdo feito sob medida para suas necessidades. Confira a seguir.

5 dicas para evitar invasão de hackers no site

Alguns gestores e empreendedores, quando ouvem falar em como evitar invasão de hackers, imaginam que esse tipo de problema ameace somente as grandes corporações. No entanto, é preciso saber que os pequenos e médios negócios também são alvo dessas ações maliciosas. 

Por isso, não importa o tamanho da empresa, é importante proteger os dados do negócio (e dos clientes!) e ter um site eficiente e seguro. Confira agora algumas dicas para ajudá-lo nisso!

1. Faça sempre o backup do seu site

O backup é um dos maiores aliados da segurança digital, seja para lidar com problemas de seu servidor, seja para precaver-se contra ações de cibercriminosos. Um ataque do tipo ransomware, que sequestra imagens e arquivos até que se pague um resgate por eles, é uma ameaça constante. E os efeitos dela podem ser realmente impactantes quando o site em questão não tem backups atualizados.

Você pode salvar as fotos, os vídeos e os documentos mais estratégicos em um hard drive (HD) não conectado à internet ou também utilizar serviços de armazenamento na nuvem para cópias extras. Isso ajudará a restabelecer seu site mais rapidamente em caso de ataque e a não deixá-lo na mão dos criminosos com chantagens para reaver os dados sequestrados.

Crie um site profissional para evitar invasões de hackers no site

2. Não utilize senhas fracas e altere-as frequentemente

Não adianta investir nas melhores e mais avançadas soluções de segurança se sua senha para login no site é algo como “senha1234”, você não concorda?

E isso é mais comum do que se imagina. Um levantamento da Avast demonstrou que 95% dos usuários na internet do país estão utilizando senhas consideradas fracas. No entanto, saiba que a intensidade da senha é um ponto-chave na hora de avaliar como evitar invasão de hackers ao seu site.

Uma senha forte é aquela que utiliza letras (em caixa alta e baixa), números e caracteres especiais. Ainda, especialistas recomendam que a senha tenha, pelo menos, dez caracteres, constituindo uma frase sem muito sentido ou conexão com a vida do usuário.

Além disso, é importante periodicamente atualizar suas senhas. Essa dinamicidade oferece uma camada extra de segurança contra a ação de hackers que se infiltram sobretudo nas conexões abertas, instalando malwares nos dispositivos com o objetivo de rastrear senhas, além de executarem outras ações maliciosas.

3. Atualize sempre para evitar invasão de hackers no site

Assim que as empresas desenvolvedoras ou que comercializam soluções digitais detectam  falhas de segurança, elas geram uma atualização de seus softwares de forma a ajudar a evitar que seus usuários sejam afetados.

Desse modo, entre as ações proativas de como evitar invasão de hackers ao seu site, inclua também acompanhar as atualizações de softwares disponibilizadas pelos fabricantes. Ter um software atualizado ajuda a reduzir as vulnerabilidades de seu site.

Se você utiliza WordPress, por exemplo, atente-se, pois, rotineiramente, há novas versões disponibilizadas. O mesmo vale para plugins, temas e outros recursos: atualização sempre.

4. Suspeite de contatos duvidosos

Contatos de e-mail com ofertas vantajosas demais devem ser vistos com suspeita, já que tais ofertas podem esconder um vírus. Um clique inadequado e a segurança de sua conta pode ser posta em risco. Portanto, sempre esteja atento a e-mails, notificações de apps, etc., que solicitem seu login para que você não perca uma oportunidade. 

Sempre cheque junto à sua rede de contatos e a portais e sites confiáveis se não se trata de um golpe virtual.

Ainda, tenha cuidado também com os downloads. Recebeu uma versão de testes ou uma chave para download de uma nova solução? Tenha atenção redobrada. Essa pode ser uma ação de phishing, que ajudará a dar o controle de seu dispositivo ao cibercriminoso. 

5. Conte com um especialista em suporte e segurança

Infelizmente, por mais precavidos que sejamos, estamos em constante exposição a ações maliciosas. Por isso, além das ações que vimos aqui, também é importante contar com o apoio de um especialista em suporte e segurança de sites.

Isso ajudará sua empresa não apenas a ter um canal profissional e alinhado às melhores práticas de mercado, como também garantirá uma tranquilidade extra de que, se o pior acontecer, você terá todo o apoio para lidar com a situação de forma rápida e eficiente. 

Pense por um momento: por mais que sua vizinhança seja segura, ter uma câmera de segurança em casa, com transmissão de imagens e alertas em tempo real, não é uma proteção e uma tranquilidade extra bem-vinda? O mesmo ocorre com o site de sua empresa. Você pode criar diversas estratégias para protegê-lo, mas saber que um especialista está pronto para entrar em ação se necessário, é um benefício bastante significativo para a segurança do site e de seu negócio. 

Se você quer saber mais sobre como um parceiro especialista pode ajudar a traçar estratégias de como evitar invasão de hackers ao seu site, entre em contato com nossos consultores! Você pode solicitar um orçamento de suporte e manutenção específico sobre segurança de sites.