Escrito por Kleiton Reis

avatar

Como integrar seu site com outras ferramentas

Ter um site atrativo e otimizado é fundamental para garantir uma experiência positiva para seus clientes e o sucesso de sua marca na internet. Conforme estudo, 88% dos consumidores online têm menor probabilidade de retornar a um site após uma má experiência. E, entre os recursos cruciais para proporcionar uma experiência assertiva em seu canal digital está integrar seu site com outras ferramentas.

A boa notícia é que agregar funcionalidades a seu site nunca foi tão fácil quanto atualmente. 

Desenvolvedores com maior vivência de mercado, com certeza, lembrarão dos obstáculos e das incompatibilidades de antigamente. Hoje, felizmente, integrar seu site com outras ferramentas e automatizar processos é algo prático e as opções são muitas. 

Mas por que fazer isso?

Em primeiro lugar, é preciso entender que integrar seu site com outras ferramentas, muitas vezes, é o mínimo para disponibilizar determinados recursos já considerados básicos em seu canal. Necessidades que diversos sites já dispõem, como chats de atendimento e notificações de compra, são possíveis graças a uma suíte de ferramentas adicionais.

Neste artigo, saiba mais sobre como melhorar seu site integrando-o com outras ferramentas que podem potencializar seus resultados. Entenda quais são os passos que devem ser priorizados para que se tenha uma implementação alinhada às necessidades de seu projeto. Confira a seguir.

1. Compreenda o que é necessário integrar em seu site

Entender as funcionalidades que seu site necessita adicionar nem sempre é uma tarefa simples. É importante que, ao integrar seu site com outras ferramentas, você possa partir das necessidades reais de seu negócio. É possível que, por exemplo, suas redes sociais demandem uma maior integração com seu site. 

Leia mais: Integrações no site: por que se importar com isso

Ou, ainda, que sua marca tenha a necessidade de uma plataforma de e-commerce que permita organizar pedidos em pronta-entrega de forma eficiente. Investigue sua demanda para, então, buscar as integrações ideais para supri-las.

Veja uma lista com apenas algumas das várias possíveis integrações que seu site pode precisar:

  • Integrações com CRM e softwares de Marketing, como o RD Station
  • Integrações com sistemas de ERP e softwares financeiros
  • Integrações com ferramentas de monitoramento do site, como Analytics e Hotjar.
  • Integrações com redes sociais e ferramentas de anúncio

Essas são algumas das opções, mas é preciso avaliar bem seu negócio para entender as principais demandas para começar o processo de integração.

Como avaliar de quais integrações sua empresa precisa

Geralmente, as empresas buscam melhorar suas integrações para aumentar suas receitas ou diminuírem seus custos. Uma integração com o RD Station aumenta a produtividade do time de Marketing, que pode atuar de forma mais estratégica para aumentar suas receitas. 

Já integrações com ferramentas de logística, no caso de e-commerces, promovem uma melhoria clara no processo de entregas, de forma a impactar diretamente nas suas margens.

Portanto, olhe seu planejamento estratégico e busque compreender se algum dos seus objetivos podem ser alcançados apenas com uma melhoria na tecnologia que você usa atualmente.

 

Nós batemos um papo com a Dialetto sobre como fazer um bom planejamento para que você aprenda como planejar as necessidade em tecnologia na sua empresa. Dê o play abaixo.

 

2. Comece com o mais simples e que dá mais resultado

Uma vez definidas as necessidades e demandas, é o momento de estudar a relação entre as ferramentas e priorizar o que integrar primeiro. Talvez seu site necessite de um formulário de suporte que conecte sua equipe técnica diretamente ao cliente. Ou a ferramenta ideal para integrar seu site necessita de um painel de monitoramento preciso.

Ter um pensamento de ferramentas de integração inteligentes, como já mencionamos, pode partir das pequenas coisas.

Pense, por exemplo, em um calendário. Serviços como o Google Calendar oferecem práticas soluções de embed, que podem facilitar que seu público interaja com o serviço prestado por sua empresa, confirmando presença ou requisitando datas.

Alguns sites corporativos, por não terem uma análise clara de suas demandas, geralmente negligenciam esse passo. Se você possui uma clínica, por exemplo, um sistema de agendamento automático pode aumentar a produtividade do time e aumentar a quantidade de consultas marcadas.

3. Faça manutenção constante das integrações do site

É de extrema importância que, ao integrar seu site com outras ferramentas, você possa garantir um bom desempenho. 

Isto é importante porque as tecnologias mudam e avançam de forma constante. Dessa forma, seu site pode ter uma integração que, devido a uma atualização do WordPress, por exemplo, parou de funcionar.

Por isso, é altamente recomendado que, seja no backend ou à frente de suas estratégias, sua empresa conte com suporte especializado.

4. Faça integrações completas

Cada ferramenta serve para um propósito e conta com seus benefícios próprios. A popular plataforma RDStation, por exemplo, permite o gerenciamento e a automatização de ações e campanhas de marketing digital e ainda coleta dados para que você possa fazer boas análises e tomar as melhores decisões de Marketing.

No entanto, caso sua integração não seja bem feita ou completa, os dados podem ficar inconsistentes e levar a análises erradas.

Da mesma forma, soluções inicialmente voltadas para newsletter e campanhas de e-mail marketing, como o MailChimp, oferecem opções de automatização e integração com demais ferramentas e aplicações. Mas não basta apenas conhecer as funcionalidades em si.

É preciso saber como implementar tais recursos adequadamente para extrair deles todos seus benefícios para a sua empresa.

Aprender todos os pormenores dessa implementação e manter-se atualizado nesse segmento tão dinâmico pode ser algo exaustivo e moroso para o empreendedor ou gestor do negócio, tirando seu foco do core business da empresa.

Por isso, o mais recomendado é contar com o apoio de um parceiro com ampla expertise no serviço de integrações, que forneça todo o suporte para seu negócio evoluir na internet e gerar melhores resultados.

A InCuca é especialista em integrar seu site em plataformas sob medida para seu negócio. Para saber mais sobre como implementar novas soluções e integrar seu site com outras ferramentas, entre em contato com a Juliana, nossa especialista que irá ajudar seu negócio a ir além!