Página inicial | Segurança digital | Como salvar na nuvem: guia para guardar seus documentos

Como salvar na nuvem: guia para guardar seus documentos

Não sabe como salvar na nuvem? Saiba que o procedimento é simples e ágil, além de garantir mais segurança aos seus arquivos e informações. Afinal, essa modalidade de armazenamento é uma das maiores invenções da área da tecnologia.

Aliás, ao voltarmos nossos olhares para ambientes corporativos, a nuvem é mais um elemento a favor do desenvolvimento empresarial. Isso porque, juntamente com o outsourcing de ti, é possível modernizar e otimizar processos.

Sem dúvidas, o auxílio de parceiros qualificados e a implementação de novas tecnologias é um combo para o sucesso. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

 

O que é armazenamento em nuvem?

Primeiramente, antes de começar o tutorial sobre como salvar na nuvem, é necessário entender que este processo é um aliado corporativo no que diz respeito à segurança digital de um empreendimento.

Essa modalidade da Tecnologia da Informação é responsável por evitar vazamento de dados e também por manter todas as informações da sua empresa atualizadas.

Por isso, entenda que quando falamos em armazenamento em nuvem falamos de transferência, gerenciamento e armazenamento de dados sem a necessidade de uma infraestrutura física.

 

Quais os tipos de nuvens existentes?

É isso mesmo. Existem diferentes tipos de nuvens para diferentes tipos de cenários de armazenamento. O melhor modelo dependerá do seu tipo de negócio e como as suas informações devem ser armazenadas. Acompanhe!

 

Nuvem pública

Nuvens públicas são aquelas em que o serviço e infraestrutura são oferecidos por uma empresa terceirizada. Ou seja: as ferramentas, recursos e espaços são gerenciados e compartilhados pelos provedores deste serviço.

Ademais, a vantagem de uma nuvem pública, que também é comum aos outros tipos que citaremos a seguir, é uma conexão segura via internet.

No geral, a vantagem pela escolha da nuvem pública, é que o cliente geralmente paga pela quantidade que usar (a medição é feita pela quantidade de armazenamento). Isso garante um orçamento mais acessível para os interessados no modelo.

 

Nuvem privada

Este modelo de nuvem é o ideal para empresas ou em espaço locado de data centers. Por isso, na instalação deste item, a construção da infraestrutura é feita de modo que ela permaneça completamente privada, podendo estar localizada até mesmo dentro do ambiente da empresa.

 

Nuvem híbrida

A nuvem híbrida pode ser entendida como uma fusão dos dois modelos anteriores. Isso porque sua infraestrutura é mantida de forma que fornecedores internos e externos possam compartilhar arquivos neste espaço.

Ou seja, qualquer pessoa ligada a este tipo de modelo pode compartilhar seus conteúdos entre o data center privado e a nuvem pública.

 

Quais as vantagens do armazenamento em nuvem?

Primeiramente, conforme supracitado, o armazenamento em nuvem anda de mãos dadas com a segurança e privacidade que todos buscam em um ambiente digital.

Entre as vantagens de se optar por este modelo, podemos citar a facilidade de acesso de usuários e gestores em razão de interfaces intuitivas.

Além disso, o armazenamento em nuvem garante maior agilidade de processos. Isso porque todos os arquivos estão compartilhados e atualizados em um mesmo lugar, o que, por consequência, garante maior produtividade para a empresa.

 

Acesso simplificado e em tempo real

Ademais, é importante ressaltar que a interface de programas que armazenam seus arquivos em nuvem é intuitiva.

Isso porque qualquer dispositivo digital pode garantir o acesso aos arquivos disponíveis em qualquer local através de um notebook, desktop, tablet ou smartphone.

Sendo assim, em razão da facilidade de acesso, a consequência do uso da nuvem é manter sua equipe e demanda diária sempre atualizadas.

 

Otimização de processos

Muitos empreendedores já compreendem o papel fundamental do armazenamento em nuvem na otimização de processos da organização.

Isso porque, mais uma vez, tratando-se da facilidade de acesso de informações, este modelo garante maior facilidade nos processos da empresa.

Como o armazenamento em nuvem também garante uma sincronização automática dos arquivos, demandas manuais acabam se tornando obsoletas e desnecessárias.

 

Economia

Alguns serviços do tema supracitado são oferecidos de forma gratuita. No entanto, é importante ficar atento, uma vez que a maioria destes modelos exigem upgrade de armazenamento, o que pode gerar algum custo.

Além disso, o armazenamento em nuvem e economia andam lado a lado uma vez que sua utilização requer menos uso de equipamentos, o que evita gastos desnecessários em manutenção de equipamentos e outros tipos de reparos.

Uma dica para o empreendedor que optar pelo armazenamento em nuvem é fazer a revenda de equipamentos que não serão mais utilizados pela empresa, gerando algum lucro de contrapartida.

 

Mais produtividade para a empresa

Com a otimização de processos através do armazenamento em nuvem, é notável o aumento de produtividade de setores da empresa que optam por este modelo de gestão.

Por isso, facilitar o compartilhamento de informações para o funcionário a qualquer momento do dia é uma forma de agilizar processos em andamento.

 

Como salvar na nuvem? O passo a passo simples e rápido

Como a maioria dos servidores que vendem esse tipo de serviço desenvolvem interfaces intuitivas para o usuário, não existe mistério. Acompanhe o passo a passo e aprenda como salvar na nuvem.

  • Faça login no sistema;
  • Abra o arquivo;
  • Clique em salvar na nuvem;
  • Verifique se o upload foi concluído.

 

Conclusão

Agora que você sabe um pouco mais sobre como salvar na nuvem, é preciso dizer que, embora esta tecnologia não seja tão atual, sua eficiência comprova cada vez mais que ela veio para ficar.

Por isso, se você é um empreendedor e deseja otimizar os seus processos dentro da empresa, procure uma referência para garantir que suas informações estejam ao alcance de sua equipe e agilize sua rotina corporativa.

.  .  .  .  .

Você sabia que a InCuca Tech é referência em sites que utilizam a plataforma WordPress no Brasil? Com ela, você garante que sua empresa online esteja segura contra invasões 24h por dia, além de ter suporte personalizado e backups diários – para não perder nenhuma informação. Fale com um de nossos especialistas e veja ter mais segurança em seu negócio online.

receba apresentação comercial

7 passos

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
7 de junho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram