Conheça como conseguir investimento para seu negócio

Escrito por Carla Stefanello

avatar

Conheça como conseguir investimento para seu negócio

Pensar na etapa de como conseguir investimento para seu negócio pode ser assustador para quem está começando a empreender. Sem ter uma visão mais próxima sobre a dinâmica do mercado, pode parecer que não há espaço para que sua empresa possa ter a tração que precisa para acelerar. Esse lance de investidor de risco só acontece com startup de tecnologia do Vale do Silício, certo? Errado!

Claro que com mais de 7 milhões de microempreendedores só no Brasil, esse investimento não surge aleatoriamente, do nada. Mas também não é nada de outro mundo, não se preocupe! O número de investidores-anjo teve um aumento expressivo de 16% em 2017. Com isso, as formas de se aproximar desse tipo de possibilidade de aporte também crescem e se diversificam.

Com um bom controle da parte financeira e um bom preparo para vender seu peixe, conseguir conquistar uma fonte de investimento é possível. E oportunidade definitivamente não falta.

Neste artigo, a gente vai mostrar algumas das principais modalidades de investimento: bootstrapping, investidor-anjo, aceleradoras e incubadoras, capital semente, venture capital, crowdfunding e venture building. Cada uma delas se encaixa e alinha a um momento diferente, podendo até ser combinadas para potencializar seu empreendimento. Pronto para fazer seu pitch matador e ir atrás dessa negociação?

7 formas de conseguir investimento para seu negócio

Conheça agora possibilidades para conquistar o aporte necessário para seu empreendimento decolar!

1. Bootstrapping

Esse é o tipo de investimento em seu negócio vindo de quem mais acredita nele: você. Ou você e um grupo interessado em empreender diretamente e colocar o dinheiro onde o coração está! É preciso começar de algum lugar, afinal!

2. Investidor-anjo

Capilarizar investimentos, entrar com tecnologia, expertise e dinheiro não é para qualquer um. O apelido de anjo não é à toa, pois esse investidor pode fazer seu negócio atingir um novo patamar!

Um investidor-anjo nada mais é do do que um executivo ou executiva que busca participação em negócios que tenham potencial. Para isso, ele geralmente estará presente frente a eventos de incubadoras e startups para entender, de perto, qual seu pitch ou plano de negócio. Você está pronto para mostrar por que seu negócio pode ser um sucesso?

3. Aceleradoras e incubadoras

É de interesse para o mercado que novos negócios se desenvolvam. Por isso, empresas criam grupos para que startups e empreendimentos inovadores possam ter o suporte necessário.

Como a denominação indica, aceleradoras pensam em como fazer o capital expandir. Para isso, vale dar consultoria, treinar e preparar a empresa que tiver potencial para multiplicar esse investimento, entre outras ações.

Já as incubadoras, por exemplo, buscam fortalecer a base. Pequenos projetos e startups são tratados desde sua criação. Diferentemente das outras formas de investimento, há uma preocupação muito maior na educação, em orientar o empreendedor.

4. Capital semente

Se um investidor-anjo troca o que pode oferecer pela participação em uma empresa, o capital semente é um passo de confiança além. Trata-se de um fundo composto, que servirá para expandir o seu negócio.

5. Venture capital (ou capital de risco)

Esse aporte de investimento é voltado para o negócio que já tem seu produto na praça. Sim, mesmo que você já tenha uma solução amadurecida, que conta com uma base de clientes, você pode obter investimento!

Os fundos de venture capital são formados por investidores que podem aportar de R$ 500 mil em um projeto até dezenas de milhões. Para esse investidor, sua ideia pode cobrir os riscos e ter um grande valor em seu crescimento como negócio.

Em troca, o fundo de venture capital passa a ser parte do capital da empresa. Ou seja, em sua primeira abertura para o mercado de ações ou em uma grande operação, o investidor busca uma fatia dessa equity.

6. Crowdfunding (ou financiamento coletivo)

Essa forma de investimento tornou-se popular com sites como Kickstarter e IndieGogo, viabilizando ideias que, até então, não tinham um mercado muito bem definido e claro. Na verdade, essa é uma repaginação da famosa e tradicional vaquinha que você deve estar familiarizado, certo?

Geralmente, o modelo de financiamento coletivo combina com empresas que ainda estão começando. Alguém faz sua proposta de produto ou serviço e inicia uma campanha. Em um curto período de tempo, é preciso que a empresa arrecade sua meta. Do contrário, o dinheiro retorna para quem contribuiu. Ou seja, é importante ter uma mira precisa em quem financiará sua campanha na hora de avaliar como conseguir investimento para seu negócio.

7. Venture building

Venture builders, – também chamados de Fábricas de Startups, Startup Studio ou Venture Production Studios -, são organizações que desenvolvem startups utilizando recursos e ideias próprios. Simplificando: basicamente, é uma startup que cria startups.

Assim, ocorre o compartilhamento e a otimização de recursos, expertise e inovação, reduzindo custos e riscos. Essa espécie de holding passa a ter uma participação acionária nos negócios que ajudou a criar.

Enfim, como conseguir investimento para seu negócio

Apesar de existirem muitas formas de conseguir investimento para seu negócio, é importante saber que nada está escrito em pedra. Em outras palavras, sua empresa pode (e deve!) buscar modos diferentes de captação de investimento e compreender quais tipos de abordagem trazem melhor resultado. Assim, é fundamental também fazer negócios com parceiros que tenham os mesmos valores e cultura que você e sua empresa – assim, tudo fluirá melhor e os resultados serão potencializados.

Lembre-se de que a confiança não vem de graça. Um investidor-anjo ou venture capital busca resultados. Muitos, já com conhecimento de mercado em primeira mão, não aceitarão uma empresa que não prova que sua estrutura é sólida.

Nós mesmos, da InCuca, somos parte disso. Sabemos que, mais do que uma plataforma de software, nossos clientes buscam esse mesmo resultado mais holístico. Por isso, investimos em um acompanhamento diferenciado, que leva em consideração as necessidades de investimento para seu negócio.

Para compreender melhor como podemos ajudar seu negócio a se desenvolver, entre em contato com um de nossos consultores!