Desafios de uma Software House

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Conheça os desafios de uma Software House

Você provavelmente acompanha o crescimento do mercado tecnológico e o papel da Software House, e demais empresas de software, nisso tudo. De acordo com dados levantados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o mercado de software movimentou US$ 18,6 bilhões. Tudo isso só em 2018, representando 1,6% desse mercado no mundo todo.

No entanto, naturalmente, chegar na 9ª posição no ranking mundial de software e serviços não foi uma tarefa fácil. Atuar competitivamente como uma Software House, nesse contexto, exige entender quais desafios devem ser superados. Soluções personalizadas, criações sob demanda, plataformas que atendem necessidades específicas – são muitos os desafios envolvendo esses produtos.

No artigo de hoje, vamos falar mais sobre os desafios que uma Software House deve superar para desenvolver essas soluções. Quais são os aspectos a serem trabalhados pela empresa de software que deseja otimizar suas soluções? Confira a seguir!

Conhecendo a fundo o cliente da Software House

Todo o projeto, seja em uma Software House ou em uma empresa de software, precisa ter como conhecer seu cliente. Isso pode significar muitas coisas, dependendo do cliente e de seu segmento. Por isso, é importante partir de pontos que sirvam de fonte para esse conhecimento. No caso, pode-se citar os usuários-chave e a imersão que o desenvolvedor terá.

É crucial notar que, só nesses pontos, já é possível abranger informação interna e externa em relação à empresa de software. Com uma visão completa, a Software House pode vencer desafios no planejamento e na implementação de seus projetos.

Os usuários-chave, no caso, podem envolver o cliente da Software House ou uma pessoa que conheça os processos da empresa. Independentemente dos usuários-chave a serem definidos, é essencial que eles se envolvam e compartilhem conhecimento. Estar junto é fundamental para entender o que o software precisa. A informação correta pode salvar e agilizar o desenvolvimento!

Quando o desenvolvimento é realizado com o envolvimento do cliente, a Software House consegue tornar seu trabalho muito mais assertivo e reduzir as taxas de retrabalho. Processos podem ser criados com os clientes-chave em mente. Assim, erros podem ser antecipados e resolvidos ainda no papel.

A imersão do desenvolvedor de uma empresa de software

Entender a rotina do cliente é uma via de duas mãos. Além de identificar usuários-chave, é preciso que os desenvolvedores estejam alinhados à gestão da Software House.

Durante a criação de cada parte do software, é comum que surjam dúvidas em relação a funcionalidades e outras features. É papel do desenvolvedor, assim como da empresa de software, saber analisar o ambiente e imergir na busca pela solução ideal.

A produção e o compartilhamento de conhecimento, além de partirem das informações do cliente, devem também partir do histórico do desenvolvedor. Saber como organizar sistemas e históricos de projetos passados é a melhor forma de direcionar a Software House ao rumo correto!

Você está procurando uma Software House que tenha a solução para seu negócio? A InCuca é uma Software House sob medida localizada em Florianópolis e especializada em projetos personalizados. Contate-nos pelo formulário de contato, mande um e-mail para comercial@incuca.com.br ou agende uma visita pelo (48) 3364-5579. Vamos conversar sobre estratégias para evoluir e potencializar o sucesso de seus projetos!