manter seu site seguro

Escrito por Carla Stefanello

avatar

Dicas para manter seu site seguro

Na hora de lançar uma estrutura de e-commerce, site institucional, blog ou outro canal digital, são diversos os pontos de atenção. No entanto, por vezes, eles acabam focando-se em questões mais funcionais e estéticas, a fim de acelerar sua publicação. Sim, muitas vezes a preocupação de manter seu site seguro não é priorizada. E isso pode ser bastante problemático. Sabe por quê?

Há diversos motivos para isso. Por exemplo, sem projetar seu site de acordo com práticas seguras e protocolos de proteção, toda a sua operação, que foi tão bem planejada, poderá ser colocada em risco a partir da atuação de hackers ou outras pessoas de má-fé. Pense na crise que geraria um vazamento das informações financeiras e cadastrais de seus clientes! Apenas isso já é o suficiente para tornar prioritária a questão de como manter seu site seguro.

Estamos afirmando isso a partir da experiência e expertise que a InCuca possui nessa área. Somos especialistas em suporte e manutenção de plataformas digitais, auxiliando nossos clientes a prevenir vulnerabilidades e contribuindo para que negócios com diferentes propostas e tamanhos tenham segurança.

Por isso, preparamos algumas dicas para compartilhar aqui e ajudá-lo a estabelecer boas práticas de proteção aos seus canais digitais. Que tal conferi-las a seguir? Vamos lá!

5 formas de manter seu site seguro

Para manter seu canal digital seguro, há diversas ações a serem implementadas. Entre as mais importantes, estão:

1. Atualize sempre e de forma consistente

Antigamente, manter um site atualizado exigia esforço operacional e manual. Hoje, com plataformas como WordPress e seus plugins, é possível automatizar e manter-se alerta. Mas, mesmo isso, não impede que algumas empresas sejam displicentes com atualizações futuras.

A atualização deve ser internalizada como um hábito na rotina de como manter seu site seguro. Cheque seu painel de controle, busque entender as melhorias de cada atualização. Inclusive, cobre sempre esse tipo de cuidado dos serviços que mantêm a estrutura de seu site. Uma atualização consistente faz toda a diferença!

2. Fortaleça sua senha para manter seu site seguro

Se você tem (ou é!) um gestor ou funcionário que ainda usa “senha” como senha ou “1234567890”, fique atento! Ataques automatizados que forçam o login com senhas repetidas ou muito comuns são ameaças usuais ao servidor. Saber como manter seu site seguro começa pelo reforço da fechadura!

Portanto, respeite os padrões de segurança de senhas de acesso de sua plataforma e servidores. Incluir letras, números e caracteres especiais na composição ajuda a reforçar sua segurança e a impedir que seu site esteja exposto.

3. Faça backups (quem tem um arquivo não tem nenhum!)

Novamente, o avanço das tecnologias tornou a função de backup muito mais facilitada. Serviços de hospedagem profissionais programam rotinas e mantêm versões anteriores de seu site seguras. Mas, ainda assim, quem tem uma cópia não tem nada. Realize backup e mantenha seu site seguro em caso de necessidade.

Restaurar dados, em alguns casos, pode ser a única opção após um ataque crítico à segurança de seu site. Ou, em um cenário mais ameno, pode agilizar atualizações e fortalecer dados valiosos para sua estratégia. Em todo caso, backups impedem que seu site tenha de começar tudo sempre do zero.

4. Controle quem mexe em seu site

Assim como a liderança de uma empresa impacta seu trabalho, o mesmo ocorre com as permissões de seu site. Manter seu site seguro não se limita aos sistemas. Muitos ataques e invasões partem de engenharia social, isso é, ataques a pessoas que têm acesso à sua operação. Por isso, é importantíssimo limitar esse acesso.

Invista em estruturas que permitam diferentes níveis de acesso para as pessoas responsáveis pelo seu site. Assim, previne-se possíveis danos que poderiam vir a acontecer e gerar problemas bastante complexos à sua operação digital.

5. Tenha disciplina com a rotina de manutenção

Estabelecer uma rotina de segurança torna a operação de seu site mais concreta e eficiente. Afinal, após saber como manter seu site seguro, é preciso reforçar as melhores práticas. E serviços oferecidos pela InCuca garantem que você possa explorar o máximo das funcionalidades de seu site para essa rotina.

Além de necessária, a rotina de manutenção contribui para que seu site se destaque. Motores de busca como Google e Bing priorizam sites seguros e que estão de acordo com os protocolos.

Ainda tem dúvidas sobre como manter seu site seguro? A InCuca oferece um serviço de suporte e monitoramento especializado, abrangendo esses e outros pontos importantes para a proteção de seu canal digital. Isso significa que a segurança acompanha as necessidades de seu negócio e a evolução de sua estrutura no ambiente digital.

Fale com um de nossos consultores e saiba mais!