etapas no desenvolvimento de software

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Etapas no desenvolvimento de software

As etapas no desenvolvimento de software podem parecer complexas e inacessíveis para empresas que desejam criar um sistema. No entanto, tratam-se de etapas modulares e perfeitamente ajustáveis ao escopo de seu projeto de software.

Os processos que um sistema pode ter, claro, podem variar. É importante, portanto, que esses processos realizados pela empresa responsável possam ser familiares para quem irá se envolver no projeto.

Para ajudá-lo a entender melhor esse assunto, acompanhe, a seguir, possíveis etapas no desenvolvimento de software de acordo com a complexidade dos sistemas que o compõem!

Etapas no desenvolvimento de software: Sistemas Básicos

  • Elaborar o briefing: a partir do briefing, é possível reunir as informações básicas do que o cliente deseja no sistema. Assim, as necessidades e ideias podem pautar posteriormente as etapas no desenvolvimento de software.
  • Criar o sitemap: o sitemap, também conhecido como mapa do site, é uma lista com todas as páginas de um site. Ele é vital para as etapas no desenvolvimento de software que envolvem a organização e estrutura do projeto.
  • Desenvolver o wireframe: o wireframe é uma representação visual da framework de um projeto. As etapas no desenvolvimento de software serão guiadas pela organização dos elementos inseridos no wireframe.
  • Montar o layout: a montagem do layout facilita a demonstração e até mesmo a defesa do projeto. Um layout navegável, mesmo nas etapas iniciais, já permite um ajuste muito mais ágil de possíveis obstáculos durante o processo.
  • Apresentar o protótipo: por ser uma opção de baixo custo, um protótipo é perfeitamente possível entre as etapas no desenvolvimento de software de um sistema básico.
  • Especificar os componentes: componentes nada mais são do que pequenas partes dos sistemas utilizados. Geralmente, trata-se de um dispositivo já com uma função clara. Ao especificá-los, a necessidade das etapas no desenvolvimento de software podem ser prontamente satisfeitas.
  • Revisar a qualidade por meio de um setor Q.A.: um setor Q.A. (Quality Assurance) é essencial até mesmo em etapas no desenvolvimento de software simplificado. Por meio da interação e do uso metódico, o monitoramento do software é realizado. Assim, quaisquer bugs e defeitos no sistema podem ser reportados e corrigidos pela equipe responsável.

Etapas no desenvolvimento de software: Sistemas Intermediários

  • Entender e retirar o sistema a partir de planilhas/referências: planilhas e demais documentos são uma forma de sistema de controle básica. Durante as etapas no desenvolvimento de software, o controle de acesso deve poder ser retirado de maneira ágil e intuitiva ao usuário.
  • Entrevistar usuários e pretendentes: assim como o pensamento em design, nenhum software tem um desenvolvimento sem que se conheça as necessidades do usuário final.
  • Pesquisar benchmarking da concorrência: um projeto que não satisfaz seu usuário e nem está tecnicamente pronto em relação ao mercado não é um projeto promissor.
  • Definir um modelo com sketch: softwares com sistemas intermediários podem depender de uma representação mais complexa, no caso, um sketch.
  • Organizar fluxograma: projetos mais pontuais têm um fluxograma linear. Já sistemas intermediários podem ter ramificações e etapas no desenvolvimento de software que exijam a organização de um fluxograma.
  • Integrar informações de outros sistemas: a complexidade de um software é proporcional à forma como ele se comunica com outros sistemas. Essa transição é uma etapa crucial para que os sistemas possam se comunicar adequadamente.
  • Elaborar a programação voltada a T.D.D.: TDD é a sigla para Test Driven Development. No caso, sistemas com maior necessidade de teste e validação constante podem depender de uma programação focada e unicamente orientada a testar, após etapas no desenvolvimento de software.

Etapas no desenvolvimento de software: Sistemas Estado da Arte

  • Analisar viabilidade de melhoria de softwares já existentes: todo grande sistema nasce de softwares menores. Esse desenvolvimento incremental, porém, nem sempre pode trazer melhorias tangíveis ao produto. Portanto, é necessária uma análise cuidadosa.
  • Definição de personas do sistema: compreender seu público é essencial, e um software de grande complexidade pode atrair diferentes perfis com diferentes necessidades. Ao definir personas (perfis semificcionais que representem o público ideal de seu projeto), o desenvolvimento pode saber direcionar suas etapas de forma eficiente.
  • Resolver um problema com soluções tecnológicas como sistema: grandes problemas exigem grandes soluções tecnológicas como sistema. Um software com sistemas Estado da Arte é projetado pensando em cada aspecto e ramificação do problema de seu usuário. Assim, cobrem-se todas as bases.
  • Criar o Mapa de Empatia: outra etapa ligada à experiência do usuário e ao design thinking, o Mapa de Empatia é uma ferramenta de visualização. Com ela, percepções, aspirações, inspirações e temores são esclarecidos. Assim, forma-se um quadro que direciona mais precisamente os processos.
  • Criar apresentação do sistema: a apresentação, nesse caso, seria um passo acima de sketchs e demais ferramentas, facilitando a compreensão ou até mesmo interação com o software em desenvolvimento.
  • Gerenciar escalabilidade e performance: os conceitos de escalabilidade e performance são parte de sistemas em qualquer escopo. Entretanto, durante as etapas no desenvolvimento de software de estrutura complexa, o gerenciamento é imprescindível.

Considerações finais

Um sistema pode ter diferentes níveis de processo, como vimos. Assim, etapas no desenvolvimento de software, quando bem planejadas, podem beneficiar o produto.

Tornar a solução mais próxima do que o mercado e o usuário precisam exige, porém, flexibilidade. Nem sempre sistemas básicos, por exemplo, exigem todas as etapas aqui citadas. O importante é que estruture-se um projeto de desenvolvimento que atenda às necessidades de seu público!

Conhecer a utilidade das ferramentas, metodologias e técnicas de cada etapa é um grande diferencial quando seu segmento é incipiente. Gostaria de saber mais sobre desenvolvimento de soluções digitais sob medida? Entre em contato com a gente!

software
sistema

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.