Página inicial | Segurança digital | Já ouviu falar de Data Driven?

Já ouviu falar de Data Driven?

Aposto que você já ouviu falar algo sobre Data Driven e não tem a menor ideia do que se trata. Fique tranquilo! Temos certeza de que você só não conseguiu ligar alguns pontinhos ainda.

Data Driven, em uma tradução simples, significa “orientado por dados”. Ou seja, passando para o mundo corporativo, é a forma como as empresas utilizam dados e inteligência para orientar seus processos, fazendo com que as tomadas de decisões sejam realizadas com informações concretas e consistentes.

E, para que o uso destes dados traga resultados efetivos, é necessário saber como utilizá-los, ou seja, é necessário cruzar, analisar e transformar dados em informação.

O relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, publicado em outubro de 2018 pela Forrester, mostrou que as empresas Data-Driven crescem, por ano, cerca de 30%. Nada mal, hein?

Entenda um pouco mais sobre o processo de Data Driven e como ele pode apoiar o seu negócio a tomar decisões mais assertivas e direcionadas para alcançar os resultados que sua empresa está buscando.

 

Dados para basear suas ações

A transformação digital trouxe diversas vantagens para as empresas, principalmente quando falamos em como resolver questões relacionadas a melhorias de desempenho, agilidade, resultados, capacidade de planejar o futuro, adaptabilidade, redução de custos, assertividade, entre outros.

Para isso, vários processos foram sendo adaptados para conseguir acompanhar esse momento, e somente trabalhando com dados é que conseguimos alcançar os resultados desejados.

Uma pesquisa da Gartner mostrou que apenas 3% dos dados que as empresas coletam são usados, de fato, para alguma tomada de decisão; e que os profissionais perdem mais de 35% do seu tempo de trabalho em busca dos dados e informações que precisam.

Ou seja, ter dados não significa saber o que fazer ou mudar os planos para algo mais consolidado. Eles precisam ser tratados por analistas e especialistas para que, assim, sejam transformados em informações consistentes para, a partir daí, ajudar na tomada de decisão.

 

E como coletar dados a partir do Data Driven?

Atualmente é preciso entender que não há mais espaço para o achismo.

Hoje, é muito simples e prático ter acesso ou, até mesmo, fazer uma pesquisa de mercado sobre determinado assunto que você precisa saber para tomar uma determinada decisão.

Assim, a probabilidade de alcançar resultados promissores em um curto espaço de tempo é maior, já que o trabalho é todo baseado em dados.

Legal, você entendeu a necessidade de se ter dados para conseguir realizar um planejamento estratégico conciso para uma determinada tomada de decisão. Mas como coletar esses dados?

Já falamos no decorrer do texto sobre pesquisa de mercado, mas também podemos pensar em fontes baseadas em:

  • Inteligência artificial
  • Machine learning
  • Big data

Algumas fontes de dados para o seu negócio podem ser sistemas ERP, sistemas de vendas e o tão famoso CRM, por exemplo. 

Mas calma! Não são apenas por meio dessas maneiras que conseguimos extrair dados inteligentes.

Não é novidade que os clientes da sua empresa deixam algumas dicas (que podem ser considerados como dados) que podemos usar – como localidade, sexo, idade etc.

Ainda que pareçam simples, com essas informações você consegue traçar o perfil do seu cliente, por exemplo. Entender onde sua empresa tem maiores chances de vender seu produto/serviço, quem é a pessoa responsável por fechar a contratação, quais são os interesses desse público, entre muitas outras informações.

E esses dados podem ser facilmente acessados através da sua conta no Google Analytics ou nas redes sociais da sua empresa.

 

O que Segurança tem a ver com Data Driven?

Um ponto muito importante para sempre ficar atento é a segurança do seu site.

Se os seus clientes não se sentirem seguros para informarem todos os dados que você solicita – seja para receber e-mails com promoções ou finalizar uma compra –, a sua base de dados não será suficiente para te ajudar em futuras tomadas de decisões. 

Para garantir essa segurança, o ideal é contar com empresas especializadas, como a InCuca Tech, que, além de manter seu site protegido contra invasões 24h por dia, também envia mensalmente relatórios com indicadores de performance, confiabilidade, segurança e análise de SEO.

Ou seja, os dados que você precisa para traçar novos projetos para aumentar a conversão do seu site, e consequentemente, o faturamento do seu negócio, estão há um clique de distância.

 

Não basta apenas ficar no papel ou no pensamento

Então, para que a sua empresa tenha sucesso não tem como fugir: ela precisa atuar com orientação de dados. A companhia precisa ser capaz de obter e entender todas as informações que recebe das diversas fontes conectadas ao seu negócio.

Além disso, não basta só ter o dado em mãos. É preciso interpretá-lo de forma inteligente para que auxilie a impulsionar suas futuras decisões, isto é, utilizá-lo para a melhoria de processos e resultados.

 

E vale a pena basear o seu negócio em Data Driven?

A pergunta que você deve estar se fazendo é: vale a pena investir em Data Driven?

Se a sua empresa almeja crescimento e resultados positivos, então a resposta é com certeza!

Investir em tecnologias que possam te mostrar dados reais fará com que você pegue todos os insights e avalie com algo concreto, sem aquele famoso “eu acho que dará certo”. Ou seja, os gestores conseguirão traçar estratégias muito mais assertivas e direcionadas para o foco da empresa.

Para se tornar uma empresa Data Driven, conte com a parceria da InCuca Tech, e garanta que seu ambiente digital comece do jeito certo implementando o primeiro passo, que é a Segurança Digital em seu site WordPress, além de receber relatórios completos que te ajudarão a guiar o futuro do seu negócio. Solicite uma apresentação!

receba apresentação comercial

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
21 de março de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram