Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Transformação digital: o que é e por que é importante?

Possivelmente você já ouviu falar bastante sobre “o novo normal” da pós-pandemia. Isso não está sendo repetido à toa. Comportamentos que tinham como prioridade proteger a população e garantir que a curva da COVID-19 não fosse acentuada foram absorvidos e deverão ser incorporados com mais consistência nesse “novo normal”. 

A transformação digital, nesse contexto, surgiu como uma demanda emergencial para muitas empresas. É possível que seu negócio tenha passado por isso.

Transformação digital, em linhas gerais, refere-se à inclusão de novas tecnologias, em especial das ferramentas digitais, para melhorar o desempenho das organizações. 

Muitas empresas que sequer tinham seu plano de negócios pensado no digital viram a necessidade de cobrir distâncias. De se fazerem presentes para seus clientes e demais stakeholders nesse momento difícil.

É provável que na transformação digital de seu projeto ou empresa existam soluções que estão aquém do que você deseja, como sistemas que tiveram, por necessidade, de ser utilizados para que sua equipe e seu negócio não parem. 

A seguir, descubra mais sobre como reestruturar e investir em transformação digital da melhor maneira.

Transformação digital dá agilidade aos processos

É importante, antes de tudo, entender a transformação digital como algo abrangente. Não se trata apenas de ter um blog ou uma página em rede social. A transformação digital envolve o mindset e a cultura organizacional de seu negócio e a forma com que seus processos evoluem com isso.

A tecnologia não pode se pensada somente como canal de comunicação. Integrar setores, agilizar e automatizar tarefas e investir em soluções orientadas a dados – tudo isso faz parte da transformação digital. 

E, como é de se esperar, tudo isso contribui para que equipes sejam mais produtivas, processos sejam mais eficientes e enxutos e tudo se dê de forma mais fluida e ágil na rotina do negócio.

Monitoramento e melhoria da experiência e da satisfação do cliente

Em organizações que ainda estão passos atrás na transformação digital, as lacunas na experiência do cliente são visíveis. Retirar barreiras em canais digitais foi uma necessidade imediata para empresas nesse período de pandemia causada pelo coronavírus. Agora, será preciso um maior aprofundamento nisso.

De que forma suas ferramentas digitais trabalham para que sua empresa entenda e satisfaça melhor seu cliente? Fidelização na transformação digital requer um caminho contínuo e consistente. Ter soluções que possam personalizar sua oferta é essencial para que se trilhe essa rota.

A era das ações massivas de marketing já está datada. Cada vez mais, ações de marketing um a um e com níveis de personalização elevados terão performance melhor junto a esse público, que espera sentir-se compreendido e valorizado pelas empresas. 

A transformação digital lhe dará o arsenal necessário para isso.

Transformação digital para eliminar barreiras

Muitas empresas pensam que já fazem parte do rol de negócios digitalizados apenas por terem dado o primeiro passo nessa direção. E, infelizmente, existem organizações que não trabalham para que se vá além do primeiro blog ou novo layout de seu site

Isso, naturalmente, oferece resultados também limitados e fortalece barreiras que dificultam que seu público tenha a experiência omnichannel qualificada que ele espera dos negócios.

Investir em transformação digital é investir em uma mudança de atitude. 

Se o desempenho de seus processos permanecem inalterados mesmo com a digitalização de seu sistema, é momento de repensar o modelo. Processos manuais devem ser migrados para plataformas digitais tanto de forma operacional quanto estratégica.

Com isso, você poderá eliminar ou reduzir barreiras que tornem seu cliente distante de sua marca, seus produtos inacessíveis para seu target, seus processos gargalos ao invés de soluções e suas operações inviáveis em cenários mais desafiadores.

Está em busca de um formato de negócio escalável? A transformação digital pode ser a resposta

Quando o atendimento presencial se tornou limitado, as empresas passaram a enxergar as limitações de suas operações. Um dos maiores benefícios da transformação digital é a possibilidade de se desenvolver uma estrutura escalável.

Isso significa acessibilidade e um investimento assertivo. E envolve, claro, uma mudança de mindset

Um negócio escalável, afinal, exige que se busque o aprimoramento constante para se crescer de modo sustentável, qualificado e sem perdas na experiência do cliente. Com isso, sua empresa estará se fortificando para garantir resultados na crise e fora dela.

Transformação digital

De acordo com este estudo, a pandemia de COVID-19 acelerou a transformação digital de empresas brasileiras. Entre as ações impulsionadas nesse cenário, 49,6% das organizações consultadas afirmaram terem feito a digitalização do seu portfólio de produtos. E, com isso, desenvolveram também uma opção para escalar seu negócio mesmo com as restrições apresentadas pela pandemia.

Considerações finais

Sabemos que o momento é desafiador para as pessoas e para as empresas. No entanto, precisamos olhar para a frente e fazer as adaptações necessárias para esse novo normal. 

É importante ter em mente que é no momento de crise que as empresas precisam se preparar para o período pós-crise. Assim, quando tivermos uma nova mudança de cenário, sua empresa estará pronta para ele. E, hoje, isso passa diretamente pela transformação digital.

No entanto, lembre-se de que o processo de transformação digital não é realizado com apenas uma ação isolada. É preciso que sua empresa tenha um suporte que entenda como a transformação digital não se resume a um projeto ou ação. Ela deve estar na cultura, no DNA do seu negócio.

E isso se constrói e fortalece diariamente. No entanto, é possível acelerar o processo quando se conta com o apoio e a expertise de parceiros que são especialistas em evoluir digitalmente negócios.

Na InCuca, desenvolvemos soluções e TICs sob medida para cada empresa e projeto. 

Para isso, a transformação digital deve ser estruturada de forma aderente e impactante para a realidade de seu negócio. Isso envolve atuar como um time que auxilie e desenvolva soluções de forma especializada, que possa automatizar processos e entender que a transformação digital não é um fim, mas um meio para gerar resultados.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar na transformação (e evolução) digital de seu negócio? Então, fale com a Juliana, nossa Inside Sales, utilizando o e-mail [email protected] ou preenchendo o formulário abaixo para pedir um diagnóstico gratuito do seu ambiente digital.

diagnóstico
gratuito

Digite seus dados

Peça um diagnóstico do seu ambiente digital

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.