Escrito por Angela Mansim

avatar

Como a experiência digital do cliente impacta nos seus resultados?

Você sabe o quanto a experiência digital do cliente pode impactar nos seus resultados? Levando em consideração o mercado virtual como um todo, é indispensável que esse seja um elemento bem trabalhado na sua empresa.

Para entender a importância desse elemento para o bom desempenho de um negócio virtual, é só pensarmos no quanto os usuários estão cada vez mais criteriosos com as suas compras, e sempre buscando formas de atender suas necessidades. 

Além disso, ter uma frente atuante na internet se torna fundamental para qualquer negócio, garantindo a competitividade do seu estabelecimento, ao mesmo tempo em que busca atingir o seu público, que certamente está interagindo no mundo virtual. 

É preciso pensar que hoje, ao precisar contratar uma empresa de comunicação visual, o cliente realiza uma pesquisa inicial na internet, de modo que ele conheça mais sobre a qualidade dos serviços, considerando a indicação de outros consumidores da marca. 

Leia mais: Gestão de marcas de negócios digitais

Esses elementos ganham peso na tomada de decisão do cliente, de modo que cada passo dado por uma empresa pode ser um fator de peso para que ela cresça e atinja o seu público de modo assertivo. 

A experiência digital é, nesse sentido, um dos pontos que vem ganhando maior destaque, e deve ser trabalhado para que possa impactar positivamente nos resultados do seu negócio. 

Para entender o conceito, a importância e as possibilidades da experiência digital, siga na leitura deste conteúdo e amplie os seus conhecimentos sobre o assunto. 

O que é a experiência digital?

A experiência digital do cliente se trata de um conjunto de interações que ocorre entre uma marca e os seus consumidores, o que inclui também as impressões resultantes de cada um desses contatos. 

Entre essas interações, é possível destacar:

  • Soluções tecnológicas;
  • Expectativas nos canais digitais;
  • Facilidade de compra;
  • Suporte no atendimento online;
  • Entre outros pontos.

Cada elemento que envolve a compra de um exaustor industrial pela internet está contido na experiência digital do cliente, influenciando na avaliação dele em relação à toda a estrutura do site e da empresa.

Isso quer dizer que não se trata apenas de marketing ou vendas, mas sim de fatores que vão desde um suporte especial no atendimento, até a usabilidade e facilidade com que é possível concluir um pedido. 

Leia mais: Como a tecnologia pode melhorar suas vendas

A experiência digital do cliente passa por todo o ciclo de compras, de modo que também deve ser trabalhada na fidelização e retenção desses compradores, assim como nos anúncios e nas ações de engajamento do público. 

Mesmo que a empresa são possua um e-commerce, é fundamental que ela tenha presença virtual para ser vista e encontrada pelos compradores. E esse aspecto também é favorável a uma boa experiência digital do cliente. 

Como não poderia deixar de ser, é preciso garantir que o cliente tenha uma experiência que o conquiste, para que o investimento feito por parte da empresa apresente lucros para o negócio. 

Qual a importância e as possibilidades da experiência digital do cliente?

Quando um cliente procura por viga de madeira na internet, ele já possui em seu horizonte algumas características que são importantes para que ele encontre o produto e realize a compra. 

Ele pode pesquisar preços atrativos, confiabilidade da página, depoimento de consumidores, facilidade de finalizar a compra e o atendimento prestado no momento que surgiram dúvidas. 

Todos esses pontos influenciam diretamente na relação entre cliente e marca, e devem ser trabalhados por serem de fundamental importância para uma empresa. 

Leia também: Por que sua empresa deve investir no digital

Isso porque a experiência digital pode engajar um cliente em relação à marca, fazendo com que ele se torne um comprador fiel. Além disso, quando ela atinge positivamente o cliente, é capaz de impedir que o usuário desista da sua compra.

Tudo isso impacta diretamente nos resultados do negócio, já que se pode prever que outros pedidos serão sempre realizados pelos clientes atuais da marca, assim como conquistar novos compradores. 

Para que isso seja possível e traga um retorno positivo na venda de uma gráfica que faça rótulos personalizados, por exemplo, é importante conhecer as possibilidades da experiência digital. 

Entre os pontos de maior destaque, pode-se lembrar de como a informação deve estar acessível na sua página, permitindo que o cliente entenda o que você oferece e como ele pode obter os seus produtos e serviços facilmente. 

Além disso, oferecer canais de suporte, como os chatbots e campos para o envio de mensagem são essenciais para uma experiência facilitada. 

Do mesmo modo, uma boa variedade de artigos e oferecer vários meios de pagamentos também contribuem positivamente para que o seu site seja uma referência na internet. 

A experiência digital do cliente é um elemento fundamental para qualquer negócio e, por isso, deve estar entre as principais preocupações de uma marca, já que esse elemento impactará diretamente nos seus resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.