Página inicial | Segurança digital | Já pensou que seu e-mail pode não estar seguro?

Já pensou que seu e-mail pode não estar seguro?

Assim como no mundo físico, estamos suscetíveis a golpes de pessoas mal-intencionadas no ambiente virtual também. E, por mais incrível que pareça, o e-mail é uma das principais portas para que ameaças entrem no seu computador, notebook e, até mesmo, smartphone.

Apenas para ilustrarmos, a pesquisa Internet Crime Report, realizada pelo FBI em 2020, mostrou que os ataques cibernéticos causaram mais de U$4 bilhões de prejuízo em apenas um ano. Desse montante, cerca de U$1,9 bilhão teve o e-mail como foco principal da ação.

Agora você deve estar se perguntando: será que meu e-mail tem a segurança de que preciso? Nesse artigo vamos te trazer as informações necessárias para você melhorar a segurança da sua empresa online.

 

E-mail seguro?

Desde que a internet se difundiu, o e-mail se tornou uma das principais ferramentas de comunicação entre pessoas e empresas. E isso abriu uma brecha para que novos golpes pudessem ser aplicados por intermédio dele.

Quem nunca recebeu um e-mail com um assunto muito atrativo e um link estranho? Sim! Esse é apenas um exemplo de ataque cibernético que você pode enfrentar no dia a dia.

E os números assustam: de acordo com o Radicati Group, em 2018 foram enviados mais de 280 bilhões de emails por dia em todo o mundo. Ou seja, é como se cada habitante da Terra recebesse mais de 12.750 e-mails por ano.

Apenas no Brasil, o tráfego de spams triplicou. Segundo a Abrahosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura e Hospedagem na Internet), 90% dos e-mails são spams.

 

E quais são as ameaças que meu e-mail está suscetível?

Manter seu e-mail seguro é essencial para que os dados da sua empresa e de seus clientes não sejam capturados e, até mesmo, vazados.

Hoje, existem diversas ferramentas e soluções de proteção.

Mas, afinal, quais são as ameaças mais comuns?

 

BEC (Business Email Compromise)

Você recebe o e-mail de um endereço eletrônico de uma empresa e, sem desconfiar, abre e clica no link.

Pronto! Conhecida como fraude do CEO, esse golpe é muito utilizado e, infelizmente, engana muitos usuários, já que o criminoso utiliza no e-mail o perfil de profissionais.

 

Malware

Malware se refere a ransomware, vírus, worm, trojan e spyware. Ou seja, softwares que tem como objetivo provocar danos a uma rede de computadores, servidores, smartphones etc.

Normalmente, eles ficam escondidos em links ou em anexos enviados por e-mail.

 

Pishing

Neste golpe, os cibercriminosos abordam os usuários fazendo com que eles forneçam dados sensíveis e até mesmo deem acesso ao sistema da empresa.

Os canais mais utilizados para “pescar” as vítimas são, principalmente, e-mail e telefone.

 

Spam

Com certeza esse é o mais conhecido e utilizado pela sua simplicidade de ação, já que se trata do envio de uma mensagem básica por e-mail.

Os spams podem afetar, principalmente, os servidores e a produtividade da empresa.

 

Consigo deixar o meu e-mail mais seguro?

Como já falamos anteriormente, o e-mail é um dos meios de comunicação mais utilizado no mundo e, até mesmo por essa razão, ele se torna muito vulnerável e de fácil acesso para os cibercriminosos agirem.

Para evitar que o seu e-mail, seja pessoal ou profissional, seja alvo, existem algumas estratégias que podemos usar para melhorar a segurança. Confira algumas dicas:

 

Políticas de segurança 

É essencial que a sua empresa tenha um guia com as normas de usabilidade do e-mail para encaminhar a todos os profissionais no primeiro dia de trabalho.

Além disso, é preciso investir em tecnologias que garantam a segurança, como a criptografia.

 

Cultura dos funcionários

Educação é a chave de tudo!

Para isso, é preciso ensinar para o colaborador que algumas ações simples devem ser realizadas quando houver e-mail suspeito, como:

  • Não clicar em links e nem em anexos duvidosos
  • Ter senhas fortes em todos os dispositivos e ferramentas
  • Sempre conferir o remetente de um e-mail
  • Nunca compartilhar dados sensíveis

 

Autenticação

Hoje, é muito comum que plataformas de e-mail exijam um segundo fator de autenticação.

Isso garante que, caso alguém tente acessar a sua conta de um dispositivo não autorizado e até mesmo tendo a senha, você será notificado porque é necessária uma segunda confirmação.

 

Sistemas de proteção

Como vimos, vírus e malwares podem chegar pelo seu e-mail a qualquer momento. Por isso, é importante garantir que a sua empresa não seja mais uma vítima do cibercrime. E são simples ações que podem te ajudar, como sempre ter o antivírus e navegador atualizados.

É essencial lembrar que, se um vírus entra através de um e-mail, o cibercriminoso terá acesso a todos os dados da sua empresa e clientes.

Infelizmente isso pode ocorrer, mas se o seu site estiver em dia com as manutenções necessárias, os riscos são muito menores.

.   .   .   .   .

Por falar em Segurança Digital, como está a atualização do seu site? Manter plugins, tema e todo o seu ambiente online atualizado previne que sua empresa tenha dores de cabeça. Para te ajudar, a InCuca Tech preparou o Guia Completo: Como atualizar seu WordPress de forma segura, onde você irá encontrar informações preciosas de como aplicar as melhores práticas em seu site.

Baixe agora clicando aqui.

banner guia atualizar wordpress

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
20 de abril de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram