Página inicial | Segurança digital | No pulo do gato: descubra se um site é falso!

No pulo do gato: descubra se um site é falso!

Quem nunca entrou em um site e achou aquela promoção boa demais para ser verdade? Ou leu uma notícia que, além de ter um conteúdo estranho, continha erros de português, por exemplo?

Sim, como em qualquer outro ambiente (ou talvez até mais), estamos suscetíveis a golpes no mundo virtual. Mas não entremos em pânico – como já diria o sábio Chapolin Colorado. Existem maneiras de descobrir se um site é verdadeiro. Se quer algumas dicas, leia esse texto até o final!

 

A mudança na forma de estar online

O mundo já era conectado, até aí nenhuma novidade. Mas desde o início de 2020, aqueles que tinham acesso à Internet, mas ainda não eram adeptos não tiveram escolha: ou entravam nesse mundo virtual – seja de compras, de conhecimento etc. – ou estavam isolados do planeta.

Para termos uma ideia dessa dimensão, apenas no Brasil o uso da internet ultrapassou os 152 milhões de usuários, ou seja, mais de 80% da população com mais de 10 anos, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Um dado alarmante apresentado pela empresa de segurança da informação Kaspersky é que, em 2020, o Brasil foi o país mais atingido por tentativa de pishing, ou seja, de roubo de dados pessoais ou financeiros. Quase 20% dos brasileiros tentaram abrir ao menos um link enviado com más intenções. Portugal, França, Tunísia, Camarões e Venezuela vem logo em seguida. Ainda segundo a Kaspersky, esses ataques cresceram 120% entre fevereiro e março do mesmo ano.

 

Mas e como descobrir se um site é falso?

Agora você deve estar se perguntando: o que, de fato, é um site falso?

Todas as páginas que usam pishing para coletar dados dos usuários, ou seja, para aplicar algum tipo de golpe, são consideradas sites falsos.

E dá para descobrir se aquele portal oferece algum risco para mim? 

Mesmo com o aumento das fraudes e da sagacidade dos cibercriminosos, ainda existem maneiras eficazes de como descobrir, mas vale lembrar que nenhum desses sozinho garante a autenticidade de um site:

 

Verifique a URL

Os cibercriminosos usam a mesma URL de sites oficiais, mas fazem pequenas mudanças que, na correria do dia a dia, nem sempre prestamos atenção.

Um www.amazom.com ou www.mercadolivri.com.br pode passar despercebido, e uma simples letra diferente te trará uma dor de cabeça daquelas. Por isso, inicialmente, confira se a URL está correta.

 

Cadeado

Quando você visualiza o cadeado fechado antes do https, quer dizer que todos os dados que você fornecer estão seguros por meio de criptografia.

Para isso, a maioria das empresas online utilizam o certificado SSL que, além do que citamos acima, também melhora o posicionamento nos sites de busca, já que proporciona uma navegação segura e em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

Selos de Segurança

Os selos de segurança normalmente ficam no rodapé da página. Mas quais são eles? Certificado SSL, McAfee, Norton Secured e SiteLock são apenas alguns exemplos de certificados confiáveis e que estão entre os mais usados em sites no Brasil.

Ah, e não basta apenas ter um logo no site: você precisa clicar e ver se te direciona para o site do certificado indicado. Caso contrário, fuja que o site é falso.

 

Teste de confiança

“Olhei todas essas dicas acima na página em que estou navegando e, mesmo assim, estou em dúvida.”

Não tem problema!

Nesse caso, sugerimos que você use sites que ajudam a verificar se o portal é confiável ou não, como o Posso Confiar

 

Detalhes fazem toda a diferença

É importante verificar algumas outras coisas que, apesar de simples, podem ajudar muito neste caso de descobrir se um site é falso, como:

  • a idade do site pelo Who ls;
  • se o site possui política de privacidade e de devolução;
  • se fornece dados para contato, como telefone e endereço.

 

Além disso, faça uma simples pesquisa em sites de busca, como o Google, que destacam os principais sites com base na reputação – nesse caso, se o site for falso, é capaz de nem aparecer nessa lista. 

É necessário checar se o site não é falso antes de fazer qualquer tipo de ação. No caso de compras, por exemplo, se o cibercriminoso conseguir os seus dados, como o número de cartão de crédito e do CPF – tenha certeza de que precisará enfrentar uma burocracia para provar que não foi você que pegou empréstimos, realizou outras compras, e por aí vai.

 

Caí na rede e virei peixe

Se infelizmente isso aconteceu com você, existem algumas ações que poderão te ajudar a evitar tantas dores de cabeça, como:

fazer um Boletim de Ocorrência informando o crime virtual;

mudar as senhas de acesso de e-mail, redes sociais e cartões;

informar a instituição bancária para que assim ela consiga bloquear sua conta e cartões temporariamente; 

informar familiares e amigos para que não caiam em golpes que usarão o seu nome, como aqueles já comuns que pedem para pagar uma conta ou fazer um PIX via WhatsApp.

.   .   .   .   .

Se você tem um negócio online e quer oferecer a melhor experiência para os seus clientes, a nossa dica é manter o seu site seguro. E como fazer isso? O ideal é contar com uma consultoria, como a InCuca Tech, que é especializada e referência no Brasil em plataformas WordPress, além de garantir que seu site esteja protegido contra invasões 24h por dia e esteja sempre atualizado. Fale com um dos nossos especialistas e entenda como a manutenção recorrente pode te ajudar! 

segurança digital

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
28 de abril de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram