acessos para o blog

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Saiba como convergir acessos para o blog

Para convergir acessos para o blog, é preciso ter alguns cuidados específicos. A estratégia de usar um blog como ponto de chegada para os visitantes de um site não é nova nem exclusiva. Por isso, é preciso dar atenção a certas ações que possam garantir o sucesso da estratégia.

Já é notória a utilização de um blog como forma para alavancar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que consiste na utilização de conteúdo relevante para atrair tráfego e gerar negócios. Um blog pode ser uma excelente ferramenta para iniciar um funil de vendas, podendo até mesmo contribuir em outras etapas desse funil.

Das redes sociais para o blog

Convergir acessos das redes sociais para o blog é uma excelente ideia, e uma coisa pode complementar a outra. Ao mesmo tempo que podem ser criados posts nas redes levando para cada um dos artigos do blog, o próprio blog pode aumentar a visibilidade da presença da empresa nas redes.

As postagens no blog, quando compartilhadas em uma rede social, podem gerar novos compartilhamentos e curtidas, inclusive da página na rede. Quando isso é conquistado, todas as novas postagens do blog que forem compartilhadas passam a ser exibidas no feed dos usuários que curtiram a empresa. Dessa forma, sem que o usuário precise visitar o blog com frequência, ele pode ser notificado de novas postagens que sejam de seu interesse, inclusive mais avançadas em termo de posicionamento no funil de vendas.

Criando uma base de seguidores

A estratégia de usar o blog para gerar curtidas em uma rede social ainda tem o benefício adicional de construir uma base de clientes. Como esses viram seguidores e são notificados de novas postagens, fica mais fácil convergir acessos para o blog.

Mas atenção! Atualizações na página nem sempre alcançam todos os seguidores. O Facebook, por exemplo, restringe o alcance das publicações para apenas uma fração do total de servidores, fazendo com que a alcance total seja obtido através de um serviço pago. Essa técnica faz parte do modelo de negócios da empresa.

Call to action

Um bom “call to action” (chamada à ação) dá um direcionamento ao final de uma publicação para que o usuário tome uma ação com um resultado potencialmente positivo à empresa. Pode ser dos mais diversos tipos: um link para uma página de compra ou com um conteúdo mais aprofundado, ou com a possibilidade de travar um contato mais direto e próximo.

Para convergir acessos para o blog, um bom call to action pode conter um link com conteúdo de uma etapa além no funil, ou ainda com um detalhamento de uma postagem que tenha sido breve e resumida na rede social. Dessa forma, capitaliza-se a presença na rede e gera-se um maior tráfego no blog.

Avançando no funil com o blog

Da mesma forma que um call to action permite deslocar a atenção do usuário, ao convergir o acesso de uma rede social para um blog, nele a postagem pode contar com mais um call to action, fazendo o usuário avançar no funil e se comprometendo um pouco mais, talvez compartilhando seus dados de contato com a empresa. Um excelente exemplo dessa estratégia é uma chamada para o download de um material mais completo e aprofundado, como um e-book, cujo acesso será dado se ele fornecer seus detalhes de contato.

Pensando fora das redes

Algumas empresas, entretanto, podem se ver tentadas a adotar uma estratégia de manter seus clientes somente na sua página na rede social. Afinal, para que convergir os acessos para o blog se podemos viver só nas redes?

Ocorre que essa é uma estratégia com algumas falhas. Além do conteúdo na rede social não ser propriedade da empresa – ao contrário do blog –, podem ocorrer mudanças nas políticas da mesma que comprometam a estratégia. A decisão do Facebook de restringir o alcance das publicações para fazer disso um serviço pago é um bom exemplo disso.

O ideal é que todas as mídias possíveis integrem uma estratégia maior, na qual cada uma tenha o seu papel e todas se complementem entre si. Entender plenamente a importância de uma rede social só nos faz compreender o quanto um blog é importante, e vice-versa. No final das contas, os bons resultados irão depender do quando a empresa é bem sucedida em convergir acessos das várias mídias para o blog, e do blog para as diversas mídias e redes sociais.

E sua empresa, já tem uma estratégia que faça convergir os acessos nas redes para o seu blog? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!