akismet

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Saiba mais sobre o plugin Akismet

Utilizar WordPress em seu blog oferece diversas vantagens. Além de contar com uma plataforma robusta e com grande suporte da comunidade e de desenvolvedores especializados, ela é totalmente personalizável. Prova disso é sua sempre crescente biblioteca de plugins. Um dos plugins que já está disponível para ser ativado após a instalação do WordPress é o Akismet.

Você conhece o Akismet e suas funcionalidades? Saiba que trata-se de um plugin muito útil para o gerenciamento de seu blog. A seguir, descubra mais sobre o Akismet e suas vantagens.

O que é o Akismet?

O Akismet é um plugin para WordPress que filtra o spam recebido em suas caixas de comentários. Essa solução da Auttomatic, empresa criada pelo co-fundador do WordPress, impede que seu público seja exposto a propagandas desnecessárias e links maliciosos.

Além de sua principal funcionalidade como Antispam, o Akismet também coleta os dados de spam de toda a base de sites que o utilizam. Assim, sua filtragem se torna otimizada, garantindo que a caixa de comentários de seu site esteja protegida.

Apesar de o plugin do Akismet já estar instalado por padrão em seu WordPress, é preciso ativá-lo. Para fazer isso, basta ir na aba Plugins e ativá-lo. Após isso, ele exigirá uma chave de ativação, que pode ser obtida pelo cadastro em seu site. Ao utilizar a chave em seu WordPress, você terá acesso à API do Akusmet e poderá conferir as estatísticas do plugin.

Vantagens de utilizar o Akismet

Gerenciar comentários é uma tarefa operacional que pode ser bastante trabalhosa. Com o Akismet, você impede que o spam tome o espaço onde você pode construir uma relação com seu público. Você sabia que:

  • A quantidade de spam em grandes sites chega a 85%?
  • O seu posicionamento e SEO é prejudicado pelo spam, mesmo que ele seja provocado por terceiros?
  • Leitores podem associar o spam ao blog e considerá-lo não confiável?

O spam de comentários, caso não seja controlado, pode, portanto, trazer sérios riscos à estratégia de seu canal digital. Técnicas como link building podem ser seriamente afetadas à medida em que o spam torna-se mais frequente em seu site ou blog.

Utilizar o Akismet impede grande parte dos comentários considerados spam de chegarem a ser visualizados. No entanto, é importante que, de tempos em tempos, o responsável pelo blog confira se não existem “comentários reais” sendo filtrados. Certos links e imagens podem ser erroneamente identificados como spam pelo algoritmo. Por isso, lembre-se de aprovar e fazer uma boa curadoria de seu feedback.

Outra vantagem em usar o Akismet são as estatísticas geradas por ele. Com base no número de spam recebido é possível associá-lo a métricas como bounce rate, por exemplo. Dessa forma, é possível não só reduzir a quantidade de spam, como também otimizar o blog para que bots e scripts maliciosos não inflem seus acessos.

Muitos sites do WordPress sofrem com spam nos comentários. Soluções como o Akismet permitem que você automatize a filtragem, tornando a operação muito mais facilitada.

À medida que seu blog cresce, é possível utilizar outras funcionalidades do Akismet para reduzir a taxa de spam. Medidas como bloquear o campo de URL dos comentários, por exemplo, ajudam a combater o spam. Você pode também começar a notar quais são os padrões de spam sendo gerados e refinar seus filtros.

Sua empresa tem práticas e utiliza outras soluções para evitar spam nos comentários do blog? Você tem dúvidas sobre o Akismet ou outros plugins do WordPress? Compartilhe sua experiência com a gente. Até a próxima!

blog
customizado

Falar com um consultor

Digite seus dados

  • Exemplo: Captar mais leads qualificados para aumentar as vendas.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.