backlog

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Saiba por que backlog é indispensável para o seu projeto

O planejamento de um projeto de software é fundamental ao processo. Ao desenvolver um sistema, existem metodologias e conceitos próprios permitindo que cada etapa e demanda possa ser cumprida eficientemente. É o caso do backlog.

A importância de um backlog para o desempenho do projeto de software é grande. Saiba mais, a seguir, sobre o que é um backlog e como sua construção afeta o trabalho realizado. Confira!

O que é um backlog?

Inicialmente, o conceito de backlog é pensado como a lista de tarefas necessárias para o desenvolvimento de um projeto. Ao identificar necessidades e demandas de determinado projeto, são elencados itens que tornam-se o conjunto de requisitos conhecido como backlog.

Um projeto de software conta com elementos constantes, como etapas de desenvolvimento e prazos a serem cumpridos. Quando um item de um backlog é considerado pronto, ele é retirado desse repositório, indicando que está preparado para desenvolvimento.

Seja em um projeto desenvolvido do zero ou seja na atualização de um software já existente, o escopo torna-se um norteador. O backlog, nesse caso, trata-se de uma organização aplicada à definição e evolução do escopo. É comum, portanto, que itens do backlog estejam sujeitos a alterações e cancelamentos. Inclusive, para que o projeto de software ganhe flexibilidade, é importante que o backlog ofereça essa autonomia de implementação.

Backlogs podem ser organizados em relação ao produto ou iterados a cada sprint. Ou seja, o repositório de itens pode ter um ciclo de vida que cubra todo o desenvolvimento do projeto. Da mesma forma, é possível criar backlogs que modifiquem a cada marco do processo em si. Os itens de um backlog podem ser:

  •  Incluídos, para uma nova função do software.
  • Refinados, de acordo com mudanças de necessidade no desenvolvimento.
  • Priorizados, para que o projeto esteja orientado à geração de valor.
  • Estimados, para que a equipe saiba o tempo e os recursos necessários.
  • Construído, saindo do backlog para ser desenvolvido ou excluído.

A importância do backlog no projeto de software

Pensar em um backlog é valorizar os principais insumos de seu projeto. O desenvolvimento do projeto depende de sistema e disciplina para que o backlog possa maturar cada uma de suas funcionalidades. Para isso, é preciso estabelecer um padrão para os itens do backlog considerados “prontos”.

A definição de pronto parte de uma série de condições. É preciso que a descrição do item seja clara. É necessário que sua prioridade e estimativa estejam alinhadas. Quanto mais concretos e viáveis forem os itens, melhor será sua condição para que seja desenvolvido.

Ainda, o conceito de backlog pode ser aplicado a diferentes modelos de organização de processos. Em scrum, por exemplo, há o conceito backlog de produto e sprint bem definido. No entanto, isso não impede que o backlog possa ser comportado em uma lista de tarefas e requisitos clássica. Tudo depende do escopo do projeto.

Considerações finais

Seu projeto de desenvolvimento de software é estruturado pelos itens de seu backlog, determinando a qualidade de seu produto final. Por isso, quando bem implementado e alinhado com a cultura da equipe, um backlog organiza e potencializa etapas.

E para que os itens de um backlog possam ser criados, priorizados e refinados adequadamente, é essencial a comunicação entre desenvolvedores e usuários. Projetos de software são orgânicos. Portanto, é preciso que o backlog possa lidar com demandas viáveis e que resultem em um desenvolvimento saudável e eficiente.

software
sistema

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Ainda tem dúvidas sobre o backlog em um projeto de software? Como prevenir erros futuros em seu projeto de software? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!