Escrito por Kleiton Reis

avatar

Sites responsivos: por que a sua empresa precisa de um

Estar presente na internet é essencial para a sobrevivência de um negócio. Porém, mais do que isso, é importante saber como estar presente no mundo digital. Assim, se sua empresa já está online e possui um site, esse conteúdo é para você.

Fazer as escolhas certas para o seu site é essencial para se destacar da sua concorrência e ter um bom desempenho em suas estratégias digitais, desde a atração de novos visitantes até na conversão de novas vendas.

Um dos fatores que colaboram para otimizar seus resultados no digital é, sem dúvidas, ter um site responsivo. Mas você realmente sabe o que é um site responsivo?

Veja agora.

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que possui proporções modificadas para acesso em diferentes dispositivos, como tablets, desktops e smartphones. 

Em um site responsivo, todo os recursos são redimensionados e reorganizados para serem apresentados de uma forma amigável, independente do dispositivo onde está sendo apresentado.

Isso significa que o layout visto na tela de desktop será diferente do que é visto em mobile.

A responsividade diz respeito à adaptação do site para todas as possíveis formas de acessá-lo, seja com apoio de um mouse ou por um touch. Todos os elementos devem ser pensados com o objetivo de trazer conforto para o usuário e resultado para a empresa.

Por isso, todas as informações devem ser pensadas para diferentes formatos de tela. Lembrando que os objetivos e intenções de pesquisa podem ser diferentes, por uma pessoa que pesquisa via mobile e a outra que pesquisa via desktop.

Uma pessoa que pesquisa por “implante dentário” via mobile pode possuir mais urgência do que uma pessoa pesquisa por “clareamento dental preço”  via desktop, já que é preciso parar para realizar pesquisa, ao contrário do mobile, em que é possível fazer uma pesquisa a qualquer momento. 

Quais são as vantagens de ter um site responsivo?

Aumento das Vendas

Aumentar as vendas é o objetivo final de muitas estratégias no digital, mesmo que de forma indireta. 

Por isso, lembre-se que o seu site também é um documento de identificação da sua empresa, e nele deve conter tudo o que sua empresa é, e o que ela acredita. Além disso, é preciso proporcionar uma boa experiência por meio dela.

O que vemos é que muitas empresas possuem produtos de qualidade, mas não conseguem convencer seus potenciais clientes disso porque possuem um site ultrapassado.

De nada adianta ter uma estratégia de marketing excelente, com uma jornada do consumidor bem estruturada, se o seu potencial cliente não consegue nem encontrar o que deseja por falta de desempenho do seu site.

Sabemos a importância de uma estratégia de Marketing Digital para sua empresa, mas o que muitas ignoram é o que o site fazer parte da estratégia.

No entanto, muitas empresas acreditam estar otimizando os custos ao não investirem em um site de qualidade e responsivo.

Vale reforçar: um site responsivo faz parte de uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida.

Leia mais: Como criar um negócio digital lucrativo

Estamos em uma geração em que é possível fazer uma pesquisa importante durante um intervalo, no caminho para casa ou enquanto aguarda seu almoço chegar.

Ter um site responsivo, com um layout que consiga transmitir a mensagem, independente do formato, é escolher abrir novas oportunidades de venda.

Basta um clique e voilà!

Reduz a taxa de rejeição

Todos os dias acessamos inúmeros sites. Agora, imagine que você esteja pesquisando pelo desktop, encontra um site incrível, falando sobre lente de contato dental, por exemplo, e envia para um amigo que está procurando uma clínica odontológica para isso. 

Ao abrir o site via mobile, seu amigo não consegue visualizar o conteúdo, pois o site não é responsivo.

A alternativa é abrir a página pelo desktop, o que exige mais esforço do usuário. Se ele não tiver tempo no momento, provavelmente deixará para depois. No entanto, inúmeras situações e distrações podem surgir e as chances dessa pessoa nunca mais entrar naquele seu site são muito grandes.

Por mais que essa pessoa volte a pesquisar por “lente nos dentes”, por ter um site não responsivo, ele e

Você acaba de perder uma oportunidade de negócio por causa de um site não responsivo.

Investir em um site que esteja visível a todo momento reduzirá as taxas de rejeição do seu site. Em outras palavras, você poderá lucrar mais.

Fundamental para a otimização do SEO

O primeiro ponto que você precisa saber, é que ter um site responsivo proporciona uma experiência de navegabilidade melhor para o usuário.

E ter um site que proporcione uma boa experiência é essencial para o seu rankeamento no Google.

O buscador dá preferência para sites responsivos no momento de fazer o posicionamento deles e apresentar como resultado de uma busca para o usuário.

Leia mais: Técnicas de SEO para se destacar no seu ramo de atividade

O Google sempre fará o possível para proporcionar a melhor experiência para o seu usuário, e se você não estiver de acordo será impossível obter grandes resultados digitalmente.

Não ter um site responsivo, portanto, fará com que você perca clientes, e até mesmo seus esforços em uma estratégia digital.

Por fim, para que você tenha mais visibilidade e aumente suas vendas, é preciso estar bem posicionado!

Ter um site responsivo não é escolha, é sobrevivência!

Hoje, encontramos inúmeras distrações durante o dia, e por isso, temos dificuldade em esperar uma página funcionar ou responder a alguma ação, segundos a mais do que o esperado, e já trocamos de página.

Nesse conteúdo, vimos os efeitos negativos que um site não responsivo pode trazer. Além de ter um site na internet, é preciso garantir que ele funcione da melhor forma possível!

Na InCuca, entendemos que um site responsivo é básico em uma estratégia de evolução digital das empresas. 

Quer saber como deixar seu site responsivo e, mais que isso, otimizado para que dê resultado tanto no desktop quanto no mobile? Mande-nos uma mensagem no WhatsApp ou clique aqui para entrarmos em contato com você.

 

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Vue Odonto.

Revisado por Kleiton Reis, da InCuca.