Página inicial | Projeto digital | Trabalhar na internet: dicas para começar seu negócio em 2022 sem sair de casa

Trabalhar na internet: dicas para começar seu negócio em 2022 sem sair de casa

Como trabalhar na internet e fazer isso dar certo? A oportunidade de ganhar dinheiro, aliando a flexibilidade de ter o próprio horário ao conforto do home office e à economia com transporte e alimentação, está entre os motivos porque essa pergunta se tornou tão recorrente nos últimos anos.

Apesar de exigir uma série de esforços – como organizar a rotina e investir na estrutura de um cantinho profissional adequado dentro de casa – as vantagens e os pontos positivos de trabalhar na internet são reais e recompensadores.

Pensando em ajudar quem deseja viver essa experiência, reunimos aqui os primeiros passos para começar, além de respostas para algumas dúvidas e desconfianças que podem surgir ao escolher esse caminho. Continue a leitura!

 

Qual a melhor forma de trabalhar na internet?

O primeiro ponto é definir o setor no qual você pretende atuar, afinal, a internet é um universo de muitas possibilidades. Por exemplo: se você deseja vender produtos no ambiente online, é necessário fazer um breve estudo a fim de entender quem são os seus concorrentes, como eles trabalham, qual o diferencial do serviço que oferecem, entre outras informações.

Isso porque esse é um movimento em ascensão – ou seja, muitas pessoas estão migrando para o trabalho virtual – e adquirir conhecimento prévio sobre o mercado, bem como definir o seu nicho pode ser um diferencial para conseguir os clientes ideais. Por mais que a pressa em fazer os planos darem certo exista, é necessário agir com atenção.

 

5 passos para começar a trabalhar na internet

A criação de uma loja virtual ou e-commerce para vender produtos físicos é uma tendência e um dos meios de começar a trabalhar na internet. Com a evolução da tecnologia e dos mecanismos de segurança para esse tipo de negócio, as pessoas entenderam que comprar online não precisa ser sinônimo de golpe. Pelo contrário, é uma facilidade muito comemorada – principalmente em tempos de pandemia!

Tenha em mente que o panorama é favorável, mas aqui vão 5 passos para iniciar acertando:

1. Faça um planejamento

O que você precisa colocar em prática? Escreva uma lista de ações e processos indispensáveis para o seu negócio. Esse planejamento deve incluir: de onde virá o capital inicial, etapas para aplicação do dinheiro, plano de marketing, organização de documentos para questões legais e burocráticas e mais. O importante é que os planos, de fato, saiam do papel e sejam executados.

2. Estude o seu nicho de mercado

Para quem você quer vender? Como a internet é um ambiente de milhões de pessoas, seus anseios e necessidades também são variados. Por isso, diagnosticar o que o seu consumidor procura, o que ele espera do atendimento e quais suas preferências vai conferir personalidade aos produtos e ao negócio, mesmo que ele esteja só começando.

3. Defina prioridades para o dinheiro

Por mais que trabalhar na internet não precise de um grande capital inicial, se a intenção é transformar o seu negócio em algo lucrativo, definir prioridades para o dinheiro é importante. Isso está diretamente ligado ao passo inicial – o planejamento. Invista no que é mais urgente primeiro.

4. Pesquise sobre as plataformas de venda

Sites, Instagram, WhatsApp, qual é a melhor opção para vender o seu produto? Não basta pensar apenas na popularidade dessas plataformas, é preciso considerar a segurança dos seus dados e dos clientes, as formas de pagamento disponíveis, o que o seu público tem mais familiaridade e outras coisas.

5. Não desista na primeira dificuldade

Trabalhar na internet não significa ter sucesso logo de início. Muitas vezes, é preciso identificar o que deu certo e abandonar o que está dificultando o seu crescimento. Porém, desistir não pode ser uma opção no primeiro obstáculo. Busque ajuda com quem é de sua confiança e já está inserido nesse universo, mas, o principal, tenha paciência.

projeto digital starter

É possível ganhar dinheiro trabalhando de casa?

O mais importante é ter em mente que trabalhar na internet e de casa também significa colocar a mão na massa e se dedicar – então, ganhar dinheiro acaba se tornando uma consequência.

Além disso, ter um e-commerce não é a única alternativa. É possível trabalhar com marketing digital, atuar como tradutor, comercializar trabalhos artísticos, oferecer aulas online, desenvolver conteúdos como redator e mais. Confira algumas dicas sobre essas possibilidades:

 

Tenha um site para oferecer serviços educacionais

Para quem deseja trabalhar na internet oferecendo seus serviços, ter um site é uma ótima vitrine. É importante definir qual é o seu nicho, adotar uma linguagem direcionada a esse público e mostrar o que você sabe fazer. Por exemplo: professores que desejam atuar com aulas online deixam seu negócio mais atraente com uma plataforma didática, funcional, intuitiva e segura.

Neste endereço, o profissional pode reunir conteúdos em vídeo, em texto, atividades e disponibilizar pacotes de acesso a gosto do cliente. Por mais que as aulas estejam retomando o esquema presencial, o ensino no ambiente digital ou híbrido, que combina as duas modalidades, chegou para ficar.

 

Tenha um site para oferecer infoprodutos

Você sabe o que são infoprodutos? Os formatos mais comuns são cursos, e-books, podcasts, webinars e sites de assinatura. O primeiro passo para investir em um é avaliar se o seu conhecimento pode ser transformado em produto digital. Depois, identificar se há demanda no mercado e como ideias semelhantes estão sendo aplicadas. Atuar em conjunto nas redes sociais também é um diferencial.

 

O mercado de infoprodutos é uma oportunidade interessante para pessoas que trabalham com arte e desejam cobrar para ensinar suas habilidades. É possível oferecer videoaulas, passo a passo rápidos, kits com produtos. Há cases de sucesso como o Clube do Bordado, que surgiu em 2013 e se classifica como empreendimento criativo de mulheres.

Além de abranger a criação de produtos, o site reúne cursos online e presenciais, produção de conteúdo original multiplataforma e projetos que visam resgatar os saberes dos trabalhos manuais. O Clube ainda conta com um plano de assinaturas de um serviço 100% digital, em que assinantes pagam um valor fixo por mês e acessam, direto na plataforma, uma ilustração original com foto do bordado pronto e guia de pontos e cores.

Trabalhar na internet: alguns cuidados importantes

Vantagens como flexibilidade de horário, foco em metas e objetivos próprios e mais autonomia são alguns dos atrativos da empreitada que é trabalhar online. Por outro lado, alguns riscos podem passar despercebidos, principalmente se os passos para começar, indicados neste artigo, forem negligenciados.

Preste atenção nestes cuidados:

  1. Não transfira seu dinheiro ou invista em serviços que você não sabe se é real, nem conhece a procedência. Fique bem longe de pagamentos de pequenas quantias adiantadas, trocas com pessoas desconhecidas ou contratos suspeitos.
  2. Fuja de links aleatórios, e-mails pedindo para clicar e receber vantagens e mais. Para não cair em golpes, peça a opinião de alguém em quem confia ou entre diretamente em contato com a empresa que se apresentou na mensagem.
  3. Desconfie de promessas boas demais, como anúncios prometendo retorno alto para pouquíssimo investimento. Trabalhar pela internet, investir no seu negócio e lucrar com ele é totalmente possível, mas não é nada milagroso.

Além dos cuidados mais técnicos no dia a dia online, a disciplina é fator fundamental para trabalhar na internet. Requer estratégia, comprometimento, organização e foco. As vantagens dessa ocupação devem ser transformadas em motivos para continuar estudando, buscando qualificação e agarrando as oportunidades!

 

Ficou com dúvidas sobre como começar a trabalhar na internet? Fale com nossos especialistas que te ajudarão a tirar seu negócio do papel para que você comece a lucrar!

 

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
13 de dezembro de 2021

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram