como montar uma loja virtual

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Entenda como montar uma loja virtual perfeita para escalar na web

O e-commerce nacional continua se desenvolvendo. De acordo com os relatórios Nielsen, o primeiro semestre de 2018 teve 12,1% de crescimento. Nesse cenário, saber como montar uma loja virtual de sucesso já se torna vital para qualquer negócio com transações via web.

Muitas empresas, iniciantes no mercado ou já estabelecidas, buscam conhecimento sobre como montar uma loja virtual bem-sucedida, a fim de conquistar mais negócios e se diferenciar perante a concorrência.

Então, o que é preciso para dar os primeiros passos? Quais são as práticas indicadas para ter um negócio na web escalável e sustentável? Confira a seguir.

1. Desenvolva um planejamento bem estruturado

O planejamento e a gestão, aspectos essenciais de qualquer negócio, são também o direcionamento essencial de seu e-commerce. O segmento digital já aprendeu com suas grandes e históricas bolhas que nem tudo pode vencer no mercado. É preciso definir um setor de atuação e considerar o que essa área necessitará. Para isso, é imprescindível uma análise completa.

Dessa forma, o primeiro passo para saber como montar uma loja virtual é estudo. O que os potenciais clientes de seu e-commerce buscam? Quais são os diferenciais que sua empresa poderá oferecer em um mercado competitivo e praticamente infinito digitalmente? Quais riscos e oportunidades um projeto de loja virtual pode proporcionar? Pense sobre esses aspectos e desenvolva um planejamento bem estruturado para guiar o desenvolvimento de seu projeto.

2. Adote uma plataforma de e-commerce confiável

A base de seu negócio, para escalar na web, deve considerar a melhor opção de plataforma possível. Saber quanto sua empresa pode investir em hospedagem e infraestrutura ao montar uma loja virtual impacta seu resultado.

Opções de plataformas como o WordPress e serviços de hospedagem internos ou externos mudam totalmente a forma de gerenciamento e escalabilidade. Portanto, é preciso saber investir em uma base que permita que sua loja virtual cresça de forma saudável e sólida.

3. Saiba como montar uma loja virtual segura e antifraudes

Casos de fraude e ataques a sites são ameaças comuns na web. Quando se tem um e-commerce, é preciso saber montar uma loja virtual que possa estar preparada para se proteger.

Certificações como SSL e ferramentas antifraude são possibilidades para se blindar contra possíveis golpes e ameaças à integridade de sua loja virtual. Além disso, sites seguros que oferecem uma experiência de compra legítima conquistam a confiança e a credibilidade junto de seu público, favorecendo um incremento nas vendas.

4. Integre ações de marketing digital ao seu e-commerce

Para entender como montar uma loja virtual, não basta uma estrutura e plataformas funcionais. É preciso organizar estratégias e campanhas que atraiam seus clientes em potencial. Isso envolve geração de tráfego, táticas de conversão e retenção de sua base de clientes.

Estratégias de marketing de conteúdo e inbound (ou marketing de atração) devem ser integradas à sua plataforma de e-commerce. Ações de mídia paga, como links patrocinados, ou não pagas, como o e-mail marketing, podem ajudar a atrair e a fidelizar seu público.

5. Esteja atento à logística e à cadeia de suprimento

Ao montar uma loja virtual, um erro comum de empreendedores iniciantes é não considerar o aspecto físico. Compras em e-commerce geram necessidades logísticas que podem tornar-se um gargalo se não estiverem devidamente estruturadas. Isso diz respeito a todo o caminho desde a validação da compra: estocagem, retirada do pedido, entrega, avaliação, etc.

Montar uma loja virtual significa montar uma cadeia de suprimento preparada para lidar com o ritmo das compras escalável na web. Nesse caso, tomadas de decisão sobre internalizar ou terceirizar entregas e trocas, opções de frete, entre outras, devem integrar-se à sua demanda usual.

Quais são os desafios que você enfrenta para escalar seu e-commerce? Como montar uma loja virtual de sucesso e ter uma plataforma de e-commerce que atenda às necessidades de seu público? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre como ter um negócio de sucesso na internet. Até a próxima!

 

ecommerce
customizado

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Exemplo: Produtos infantis para festas de crianças com até 3 anos.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.