certificado ssl

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Saiba a importância do certificado SSL

Quando um usuário acessa um site em seu navegador, existe uma troca da dados com o servidor. Para que esse processo seja seguro, é vital que certificados como o SSL cumpram seu papel e não sejam suscetíveis a ataques.

Geralmente, a segurança tende a ser lembrada somente no caso de páginas que lidem com informações fornecidas abertamente pelo usuário. No entanto, no post de hoje, você verá porque o certificado SSL não é importante somente para dados pessoais e bancários. Saiba mais, a seguir, como essa tecnologia funciona e qual é a importância dela para seu ambiente digital. Confira!

O que é o certificado SSL?

SSL (Security Sockets Layer) é um protocolo de segurança, criado pela Netscape como padrão para uma conexão segura na web. Esse padrão permite que dados possam ter sua integridade protegida quando trocados entre dois sistemas.

Com a evolução da internet como a conhecemos, as necessidades de tecnologias de segurança foram tornando-se mais refinadas. O certificado SSL, hoje, está presente em diversas ferramentas de segurança que utilizamos em nosso dia a dia. Os protocolos Transport Layer Security e HTPPS, por exemplo, utilizam o padrão Security Sockets Layer para manter os dados privados.

Normalmente, o padrão estará presente em todos os agentes da interação. O servidor do website, do navegador, e até mesmo entre servidores, e isso evita que dados fiquem expostos e sofram ataques.

Se um usuário acessa um site de e-commerce e digita o número de seu cartão, por exemplo, esse dado é enviado ao servidor. Nesse caminho, é necessário que ele possa confirmar o envio desses dados e autenticá-los. Assim, uma entidade externa faz com que essa transação seja confiável, protegendo usuário e servidor.

Os principais elementos do SSL são a privacidade, a integridade e a autenticidade dos dados. Ou seja, a função do Security Sockets Layer é garantir que os dados estejam seguros e sejam interpretados corretamente. Isso ocorre com a criptografia e assim, são geradas duas chaves (uma pública e outra privada) que fazem com que os dados possam ser invioláveis.

Qual é a importância do SSL?

O ambiente digital exige ferramentas que ofereçam seguranças para o usuário. O certificado SSL evita que sites possam estar expostos a hackers e até mesmo a falhas na comunicação entre servidores e navegadores.

É possível visualizar em navegadores que o site é confiável e utiliza o certificado Security Sockets Layer. Isso faz com que o SSL, além de ser fundamental para dados, seja também uma garantia de que o site pode oferecer uma experiência segura para o usuário. A seguir, você entenderá como isso afeta você e seus canais digitais.

Por que seu ambiente precisa do SSL?

A segurança é uma base importante quando se trata de ambientes virtuais. Security Sockets Layer previne práticas criminosas de roubo de dados digitais, como o phishing (“pescar” por dados privados, construindo sites ou e-mails falsos semelhantes aos originais).

O SSL confirma para o usuário que o site que está sendo visitado é um ambiente autêntico e que lidará de forma segura com suas informações. E isso vai além dos sites de e-commerce! Com navegadores integrados a uma única conta, como o Google Chrome, o certificado SSL torna-se necessário para qualquer website. Além disso, seu ambiente precisa:

  • Ser confiável para seu público: o SSL, como vimos, é exibido no navegador do usuário por meio de sinais. Um site com o cadeado, endereço na cor verde ou o domínio HTTPS mostra que há uma preocupação com as informações do cliente, desde sua navegação até dados sensíveis como senhas e dados bancários.
  • Ser confiável para pagamentos online: implementar formas de pagamento em seu site exige, obrigatoriamente, atenção para os protocolos de segurança. Serviços de operadoras de crédito dependem de ambientes em que o SSL esteja ativo e configurado corretamente.
  • Se destacar entre os demais: desde 2017, o Google Chrome alerta seus usuários quando eles estão em um site sem a tecnologia de segurança como HTTPS e SSL. Além disso, o algoritmo de buscas do Google prioriza sites que tenham uma estrutura segura e confiável em relação aos dados dos usuários. Assim, o certificado de SSL ganha uma função importante em estratégias de SEO.
  • Ser monitorável: para acompanhar dados como fonte de tráfego e taxas de conversão, ferramentas de Analytics exigem o certificado SSL. Somente dessa forma as informações podem ser exibidas com precisão.

Você tem dúvidas sobre como implementar o SSL em seu ambiente online? Entre em contato com a InCuca e saiba como configurar seu certificado SSL e manter seu website seguro!